• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

3 motivos para armazenar dados corretamente

30/05/2016
3 motivos para armazenar dados corretamente

De um tempo pra cá, o volume de dados gerados em todo o planeta vem superando a quantidade de informações geradas pela população, desde o início da civilização. E com cada vez mais dispositivos inteligentes que coletam, interpretam e compartilham informações sendo desenvolvidos e disponibilizados no mercado, nem mesmo os especialistas sabem dizer ao certo o volume de dados que serão originados no decorrer dos próximos anos.

O que se tem certeza é de que boa parte desses dados será gerada pelas empresas, que passarão a analisá-los para conhecer melhor o cliente, gerir a sua jornada e personalizar a sua experiência. Mas, mais importante do que coletar os dados é armazená-los corretamente. Neste post, mostraremos três razões pelas quais sua empresa deve armazenar as informações de clientes, atividades e processos de maneira adequada. Não deixe de conferi-las:

1.    Minimiza os riscos de perda de informações

Eventuais falhas em hardwares ou softwares podem colocar em risco a segurança dos dados da empresa. E quando elas ocorrem, acabam paralisando os processos e atividades, já que as informações são fundamentais para o bom andamento do negócio. Daí a importância dos gestores procurarem armazenar seus dados em um local adequado, que os protejam de ataques virtuais, fraudes humanas, falhas em equipamentos e até fenômenos da natureza, procurando sempre manter a integridade dos dados, pois hoje em dia eles são um dos maiores patrimônios da empresa.

2.    Otimiza os recursos financeiros

A perda de dados também podem acarretar a perda de recursos financeiros. Isso porque ‘tempo é dinheiro’. E quanto maior for o prazo que a organização passar sem seus dados também maior será o tempo em que ela permanecerá inativa. Muitas empresas que não armazenaram seus dados de forma adequada já foram pegas de surpresa por um acontecimento imprevisto, que as faz ‘desligar’ completamente, gerando uma enorme perda de receita, e empresas que chegaram próximo da falência por perder informações importantes.

3.    Aumenta a produtividade geral da empresa

Se armazenados adequadamente, os dados podem facilitar o trabalho da equipe e simplificar a forma como os gestores conduzem o seu negócio, o que pode aumentar a produtividade da empresa. O armazenamento otimizado de informações sobre produção, operações com clientes e fornecedores, vendas, recursos humanos, marketing e finanças também podem acelerar as atividades e processos e agilizar as tomadas de decisões pelos responsáveis.

Esta agilidade é muito importante, principalmente, para aquelas organizações que utilizam o Big Data, uma ferramenta que cruza e direciona grandes volumes de dados com o intuito de ajudar os gestores a entenderem e preverem o comportamento e as percepções de seus clientes. E com as ferramentas certas, os responsáveis podem acompanhar e medir a produtividade de cada atividade da empresa, a qualquer hora, em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo móvel.

A importância da terceirização do armazenamento de dados

A maioria das empresas da atualidade possui algum tipo de sistema para armazenar e compartilhar dados. Aquelas que optam por utilizar uma infraestrutura interna costumam enfrentar diversos desafios, como gerenciar um grande volume de dados gerados, solucionar problemas com softwares e hardwares e isso leva a constantes reclamações dos usuários.

Estas questões acabam fazendo com que os gestores desperdicem seu precioso tempo na tentativa de resolvê-las, enquanto poderiam estar se concentrando em atividades mais importantes que realmente contribuam para o sucesso do negócio. Isto sem contar os esforços que os profissionais de TI demandam para realizar manutenções na infraestrutura e os grandes investimentos necessários para mantê-la.

Lidar com todos esses desafios pode gerar, com certeza, uma grande dor cabeça. Mas, felizmente, a indústria da tecnologia já encontrou algumas alternativas para diminuir os impactos uma delas é a terceirização do armazenamento de dados por meio da Cloud Computing. Organizações que adotam esta tecnologia conseguem armazenar as informações, atividades e processos de forma correta e contar com todos os benefícios proporcionados por ela.

Benefícios de armazenar informações na nuvem

Com a Cloud Computing, fica muito mais fácil armazenar corretamente as informações da empresa e fazê-la crescer rapidamente no mercado. A seguir, mostraremos alguns benefícios que essa tecnologia pode proporcionar:

Aumenta a segurança dos dados

Com a Nuvem, a empresa passa a contar com recursos computacionais remotos, que protegem seus dados caso ela passe por situações de falha de algum dispositivo e ou sistema. E caso um desastre venha a ocorrer, a empresa pode recuperar as suas informações rapidamente, já que os fornecedores que possuem uma boa governança de TI são aptos a lidarem com essas situações.

Reduz custos

A Computação em Nuvem proporciona economia de várias maneiras. Como os servidores são virtuais, a empresa não precisa adquirir um parque tecnológico com computadores e dispositivos, nem arcar com custos de eletricidade e refrigeração. Além disso, seus gestores não precisam se preocupar com a compra de atualizações de softwares e com a contratação de serviços de suporte, nem estimar possíveis crescimentos, o crescimento pode ser contratado conforme a demanda.

Melhora a flexibilidade da empresa

A Nuvem é totalmente flexível às necessidades da empresa. Isto significa que a capacidade dos recursos computacionais pode ser aumentada, de acordo com a demanda de negócios. Este benefício é interessante, principalmente, para aquelas empresas que lidam com demanda sazonais, pois as permite garantir a eficiência de seus serviços mesmo em momentos de pico.

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online