• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

6 benefícios que os ambientes híbridos podem trazer

26/07/2016
6 benefícios que os ambientes híbridos podem trazer

As empresas já constataram há algum tempo os benefícios da Cloud Computing ou da Computação em Nuvem. Conforme a maturidade no uso dessa tecnologia foi aumentando, passou-se a avaliar cada vez com mais cuidado, quando utilizar uma nuvem pública disponibilizada tipicamente na forma de serviços oferecidos por um provedor e cobrados conforme o uso. E quando utilizar uma nuvem privada mantida por conta própria com servidores em data centers próprios ou de terceiros.

A nuvem privada oferece um maior controle sobre a plataforma, normalmente permitindo um melhor nível de controle no que diz respeito à segurança de informações críticas ou sigilosas. A nuvem pública, por sua vez, oferece um nível de escalabilidade inigualável, permitindo que sejam acomodados picos de utilização em um nível que dificilmente se mantém com servidores próprios, bem como altos níveis de segurança.  Eis que surgem os ambientes híbridos, que permitem que sejam combinados recursos da nuvem pública com a nuvem privada alavancando os maiores benefícios de cada um em diferentes casos. Com a utilização de soluções híbridas torna-se possível para a empresa gerenciar seus recursos sem ser limitada por restrições de cada tipo de nuvem fazendo com que os resultados sejam os melhores possíveis tanto em termos de desempenho, como em termos de custos. A seguir, apresentamos seis dos principais benefícios do uso de ambientes híbridos:

1. Segurança
A segurança é constantemente apontada como uma das principais preocupações ao se utilizar uma solução de nuvem pública. Com o uso de uma solução híbrida é possível contar com a nuvem privada sempre que a segurança de dados críticos for uma prioridade combinando recursos da nuvem pública, que com grandes investimentos em segurança mantem suas informações com sigilo e segurança extremamente avançados.

2. Escalabilidade
Dificilmente uma empresa consegue montar com uma nuvem privada a infraestrutura adequada aos picos excessivos de demanda. O uso de uma nuvem pública para tratar essas situações de grande variação do uso de recursos e de banda pode permitir uma acomodação dos picos que ocorram.

3. Melhor custo X  benefício
Os ganhos de escala advindos do uso de uma nuvem pública são complementados com a segurança dos dados e de aplicações críticas a vulnerabilidades de terceiros. Sem contar que não é preciso fazer o investimento na frente já tendo que programar possíveis crescimentos, você contrata os recursos conforme sua demanda aumenta.

4. Melhor utilização de recursos
Os ambientes híbridos permitem um uso ótimo dos recursos internos amparados pelos recursos da nuvem pública sempre que necessários. Isso permite que um serviço possa ser executado utilizando a nuvem privada enquanto comportar a demanda e ser movido para a nuvem pública em situações de aumento súbito de demanda.

5. Maior facilidade de planejamento
O crescimento de uma estrutura privada pode demandar planejamento contrastando com a pronta disponibilidade de recursos na nuvem pública. Ao integrar esses dois mundos, a empresa pode planejar seu crescimento de forma mais simples e intensa a nuvem pública sempre que houver um pico na demanda.

6.Maior capacidade de inovação
A nuvem pública fornece um ambiente propício à inovação e à implementação de novos serviços, principalmente, para fins de validação. Sem precisar se comprometer com uma infraestrutura própria a empresa pode iniciar a operação de novos serviços com ambientes seguros, estáveis e altamente escaláveis migrando-os para uma nuvem privada se esse se tornar o caso.

Enfim, os ambientes híbridos garantem às empresas que os adotam uma maior competitividade permitindo um alto nível de controle sobre os recursos utilizados com equalização de custos e maximização da capacidade. Usa-se bem aquilo que se tem e se paga somente por aquilo que se precisa a mais.