A BYOD põe em risco a segurança das empresas?

30/01/2019
A BYOD põe em risco a segurança das empresas?

Por Marcos Siqueira, Diretor de Serviços Gerenciados.

 A BYOD põe em risco a segurança das empresas?

 A população está cada vez mais móvel. Hoje a maioria das pessoas dependem de tablets, smartphones e dispositivos inteligentes para realizar uma série de atividades do seu dia a dia, tanto da sua vida pessoal como profissional. E como a mobilidade é uma tendência que já se concretizou há muito tempo, o universo corporativo está tendo que aderir à ela, e nesse caso, o BYOD (Bring Your Own Device ou, no português, Traga Seu Próprio Aparelho) torna-se um fator importante para muitas empresas. 

O BYOD possibilita que profissionais utilizem seus dispositivos pessoais para realizarem o seu trabalho. Em muitos casos, isto aumenta a satisfação e, consequentemente, a produtividade dos colaboradores. Segundo estudo do Gartner, existe uma expectativa que até 2017, pelo menos metade das empresas dos EUA terão uma política de BYOD. Mas assim como outras tendências tecnológicas que surgem no mercado, o BYOD também é alvo de muita preocupação, principalmente em relação à sua segurança. 

Abaixo compartilhamos um pouco como o BYOD pode colocar em risco os dados e sistemas das empresas, se não forem bem implementados e principalmente, o que fazer para implementá-la com total segurança. Acompanhe: 

Como a BYOD afeta a segurança das empresas 

A BYOD pode ser muita vantajosa para aquelas empresas que a aderem. Isso porque, além de melhorar a satisfação e a produtividade dos colaboradores – ao lhe dar a possibilidade de trabalhar remotamente, pode ainda gerar economia para o negócio – já que os profissionais utilizam seus próprios dispositivos. Empresas que implementam a BYOD, em conjunto com outras ações, eventualmente conseguem criar uma cultura inovadora. 

Embora existam inúmeras discussões sobre as vantagens e desvantagens em implementar a BYID, a verdade é que essa tendência pode colocar em risco a segurança dos dados e sistemas das empresas, se elas não educarem os seus colaboradores e não controlarem os dispositivos usados por eles. Sem proteção eficiente, esses dispositivos podem infectar a rede empresarial com alguma ameaça e abrir brechas para os cibercriminosos a invadirem e roubarem suas informações. 

Seguem algumas más práticas adotadas pelos colaboradores que podem colocar em risco tanto os seus dispositivos pessoais como os dados e sistemas das empresas: 

Abrir e-mails e acessar sites maliciosos;

Conectar-se à Wi-Fis públicas para acessar os sistemas corporativos;

Não relatar o roubo ou a perda do dispositivo para a empresa;

Instalar aplicativos desconhecidos sem a autorização dos gestores;

Não atualizar as soluções de segurança.

 Quais medidas adotar para implementar a BYOD com total segurança 

O que os gestores precisam entender é que o risco de violação de segurança só é gerado se a BYOD for mal implementada. Uma implementação segura e correta envolve desde a adoção de soluções de segurança até a promoção de treinamentos relacionados às boas práticas para os colaboradores. Abaixo, listamos as principais medidas que devem ser tomadas pelos gestores para implementarem a BYOD no negócio com total segurança: 

Adotar soluções de segurança eficazes

A principal medida a ser tomada é implementar soluções eficientes e eficazes para evitar perda e/ou roubo de informações, independente se a empresa mantem o modelo tradicional ou pretende implementar a BYOD. A implementação de Firewalls, anti-malwares e ferramentas de gerenciamento de dispositivos são algumas soluções que os gestores precisam adotar para garantir que sua infraestrutura de TI está totalmente. 

Estabelecer uma política de BYOD

A criação e o estabelecimento de uma política clara de BYOD, que especifique as boas práticas de segurança que os colaboradores devem seguir, e também as consequências se elas não forem adotadas. 

Promover treinamentos constantes

De nada adianta estabelecer uma política e adotar ferramentas eficientes, se os colaboradores desconhecerem as boas práticas de segurança. Por isso, é fundamental submetê-los constantemente à programas de treinamentos relacionados à segurança. 

Gostou do nosso post sobre BYOD? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e escrever suas dúvidas, opiniões ou experiências nos comentários!