• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

A Inteligência Artificial na Era da Internet das Coisas

28/04/2017
A Inteligência Artificial na Era da Internet das Coisas

Desafios dos gestores de segurança da informação

As organizações têm aberto cada vez mais espaço para a tecnologia em suas estratégias por perceberem o quanto isto é essencial para a condução dos negócios. O volume de informações cresce e gerenciar seus bancos de dados é uma tarefa que exige algo que vai além da infraestrutura e equipamentos.

O novo cenário dos departamentos de TI provoca novos desafios ao gestor de segurança de informação. Os gestores precisam lidar com administradores, proprietários das empresas, executivos, colegas e clientes. Cercado de muita pressão, este profissional deve garantir que tudo funcione em perfeito estado, agilidade e sincronia. A infraestrutura e segurança são colocadas a prova todos os dias.

 

A tecnologia traz novas responsabilidades
A tecnologia é protagonista devido a sua capacidade de promover eficiência e produtividade, o que resulta no aumento dos lucros. A melhoria nos processos que proporciona e incentiva a necessidade de manter um gestor dedicado. Hoje este profissional não se restringe apenas a coordenar técnicos, mas ele faz parte dos círculos de diretores e sua opinião tem muito peso em decisões estratégicas das organizações.

Agora faz parte do escopo deste cargo ter contato com fornecedores e clientes, decidir sobre orçamentos, mensurar resultados técnicos, cumprir metas e entregar resultados, entre outras atividades administrativas. Esta nova abordagem é apoiada por facilidades proporcionadas pela própria tecnologia como a cloud computing, big data e soluções mobile.

Antes era necessário ir ao escritório para operar sistemas e trabalhar. Com estas soluções há mobilidade e os gestores podem trabalhar onde quer que estejam, contanto que tenham acesso a um sinal de internet. O trabalho à distância é uma realidade e gestores podem fazer uso disso e gerenciar seu setor enquanto estão em uma reunião de relacionamento com os clientes da empresa, por exemplo.

 

Pressão: uma única falha pode abalar tudo
Diversos desafios pressionam o gestor, mas em especial qualquer ataque que possa quebrar mecanismos de segurança. Eles devem conhecer e manter as soluções em perfeito funcionamento, além de detectar a origem e neutralizar quaisquer perigos. Uma só falha pode destruir todo o planejamento!

Mesmo com o uso de ferramentas de segurança, como antivírus, firewalls e outras soluções de segurança, falhas podem surgir, ainda mais empresas que fazem uso de sistemas publicados na web. É papel do gestor prevenir ameaças e analisar ataques. Seu trabalho deve ser realizado com excelência para evitar que surjam brechas a serem exploradas por hackers e crackers.

Outra função importante é saber como “catequisar” os colaboradores e colegas sobre a Política de Segurança da Informação da empresa. Por isso, ele deve conscientizar a todos sobre os exercícios de suas funções dentro da organização e o que pode ser considerado abusivo.

Neste caso, é importante que os colaboradores saibam que utilizar dispositivos não autorizados , por exemplo, pode trazer danos ao sistema. Além disso, pode ocorrer extravio de informações importantes e criar oportunidades para fraudes. O resultado disso pode ser sem precedentes.

 

Mantenha-se atualizado
Há um grande aumento de ameaças aos sistemas e banco de dados ao mesmo tempo que as soluções se multiplicam. Conhecer as opções do mercado garantem o sucesso em casos de ataques e invasões. Uma resposta rápida definirá o quão eficiente será a estratégia de reparo de danos causados por estes problemas.

Estes desafios são vencidos facilmente se o gestor é bem preparado. Por isso, é importante, além da formação acadêmica, investir em especializações em uma área específica, como a de segurança. Manter-se informado sobre o mercado é outra forma de ser um profissional completo. Para isso, busque sempre publicações do setor, registre-se em fóruns e participe de eventos.

 

Você se identificou com as situações que abordamos? Entre em contato com nossos especialistas para bater um papo e conhecer nossas soluções!

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online