• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

As vantagens do Cloud: maior agilidade ou menor custo?

29/03/2016
As vantagens do Cloud: maior agilidade ou menor custo?

Que a Cloud Computing viabiliza a redução de custo, muito já foi falado a respeito, mas será que é só isso que as soluções de nuvem propõem?

Confira, no post de hoje, quais são as vantagens da implantação da nuvem em sua empresa. Vamos lá?

Abrangência da nuvem Segundo o National Institute of Standards and Technology (NIST), o modelo de computação de Cloud Computing abrange:

– Cinco características essenciais: procura de serviços, amplo acesso à rede, recursos computacionais, elasticidade e medição de serviços;

– Três modelos de serviços: SaaS (Software as a Service), PaaS (Plataform as a Service, IaaS (Infrastructure as a Service); e

– Quatro modelos de implementação: Cloud pública (infraestrutura disponibilizadas para uso aberto ao público em geral), cloud privada (infraestrutura para uso exclusivo de uma organização), Cloud comunitária (infraestrutura compartilhada por organizações com interesses em comum) e Cloud híbrida (infraestrutura composta por duas ou mais infraestruturas de Cloud distintas, pública, privada ou comunitária).

Previsão de hipercrescimento da nuvem pública

De acordo com Forrester, 2015, a previsão é de um período de “hipercrescimento” para nuvem pública. As receitas devem pular de US$ 91 bilhões em 2015 para US$ 191 bilhões em 2020. Segundo a pesquisa, a maior parte deste crescimento virá na forma de software como serviço, seguido por implantações em plataforma e infraestrutura. Acima da possibilidade de redução de custos com adoção da Cloud Computing está o potencial de desenvolvimento mais ágil assim como a expansão dos objetivos da empresa.

Cloud: oportunidade de grandes avanços organizacionais

A nuvem tem se apresentado no mercado como uma oportunidade para grandes avanços e transformações organizacionais, indicando considerável aumento na produtividade dos funcionários, flexibilidade e avanço no alinhamento com agentes da cadeia de suprimentos, como clientes, fornecedores e parceiros. Para executivo da Forrester, melhores benefícios podem ser obtidos se as empresas que trabalham em plataformas em nuvem impulsionarem o desenvolvimento de aplicações. As empresas estão, cada vez mais, dependentes dos sistemas de informação e quando se pensa nas estratégicas para continuidade dos negócios, naturalmente se pensa na adoção do modelo de Cloud como um fator preponderante de vantagens competitivas.

Caminho natural

O caminho para adoção de modelos de nuvem pelas organizações é natural. Não se ouve mais questionamentos a respeito se deve ou não tomar a decisão de utilização de nuvem. O que está acontecendo atualmente é a procura de como deve ser a implantação, o momento adequado, e quais aplicações serão as primeiras a serem migradas. Contar com soluções de mercado, maduras, com ênfase em Colocation, Hosting, Cloud Computing, Ambientes Híbridos, Serviços Gerenciados e Telecom, assim com equipe técnica competente, certamente produzirá resultados muito mais rápidos para sua empresa.

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online