• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Cinco segredos para a correta integração de aplicações na nuvem

23/08/2016
Cinco segredos para a correta integração de aplicações na nuvem

Por Felipe Bortoli dos Santos, Especialista de Arquitetura e Soluções

Muitas empresas já adequaram seus processos à nuvem. Um estudo conduzido pela KPMG Internacional mostrou que quase 50% das companhias entrevistadas optaram pela adesão aos serviços em nuvem. Entre os motivos listados estão o dinamismo entre as relações e a redução de custos.

Conheça, no artigo de hoje, os cinco segredos para a correta integração de aplicações na Cloud Computing:

1.    Não isole os dados

Muitos departamentos de TI que adotaram os serviços em nuvem acabam encontrando entraves na aplicação dos processos em nuvem e a razão é fácil de ser identificada. Apesar de cada aplicação em nuvem ser adequada, quando aplicada de forma isolada acabam inacessíveis a outras aplicações. Assim não é possível receber a resposta desejada e eficaz, o que não pode ser aceito pelas companhias hiperconectadas.

A resposta para esse entrave é a publicação de informações em tempo real, que possam oferecer uma solução para suportar tanto o ambiente da nuvem quanto do ambiente local. Outro ponto a ser levado em consideração é o acesso dos dados para os setores e usuários certos, independente de onde estejam e quando precisam.

2.    Tenha assistentes para atividades comuns

Tarefas comuns em um ambiente corporativo costumam demandar informações, que são solicitadas inúmeras vezes em diferentes aplicações. Essas tarefas se tornam ainda mais complexas, quando há a necessidade de novas aplicações que necessitam de mão de obra humana para a configuração, acarretando na diminuição da produtividade.

Nesses casos, é importante adotar um mecanismo para agregar as informações e facilitar seu acesso e manuseio. Os assistentes para a integração de aplicações em nuvem atuam como ferramentas que automatizam as tarefas, evitando erros de entrada dos dados e aumentam a produtividade como um todo.

3.    Adote o Mobile

Uma alternativa muito interessante é a adoção de aplicações móveis para o processamento de integração na nuvem. Isso permite que os envolvidos possam interagir com sistemas sofisticados para auxiliar no tratamento dos dados indispensáveis para os processos do negócio. As aplicações favorecem o upload de dados dinâmicos em tempo real seja qual for o dispositivo. O ideal é que os sistemas sejam compatíveis entre si.

4.    Não deixe de usar a Interface de Programação de Aplicações (API)

Todo negócio precisa de um alto grau de interação com clientes, parceiros e outros sistemas empresariais. A colaboração com parceiros externos da companhia auxilia em problemáticas ligadas ao intercâmbio de dados e colaboração. Quanto mais empresas interagem e migram seus dados para sistemas em nuvem, mais comum será a integração com base na Interface de Programação de Aplicações.

5.    Automação representa ganho de produção

Muitas vezes, as atividades principais do negócio não estão alinhadas, gerando um desafio constante para gestores. Acabam se tornando processos, cada vez mais, complexos e que representam várias interações entre usuários e as aplicações. A saída, nesses casos, é a escolha de uma aplicação em nuvem adequada ao negócio, que permite a automação de processos sem que represente uma maior demanda de trabalho.

Além disso, é preciso permitir ao usuário criar fluxos em que o negócio seja fechado com poucos cliques, via qualquer dispositivo. O ideal é facilitar tudo, apresentar soluções na internet, evitando desgastes, instalação de servidores físicos e entre outros entraves.

Com a automatização, os serviços ficam otimizados e a empresa ganha tempo útil para investir em inovação. Essa inovação será a chave para sua diferenciação no mercado, o que é crucial no momento de alta competitividade no mercado e  no atual cenário econômico do país.

O importante é saber que independente do tipo de interação (backoffice, bases de dados ou dispositivos móveis ligados a nuvem) elas devem ser eficientes e irão facilitar o desenvolvimento de aplicações que poderão se integrar, conforme as necessidades do negócio. Vale também ressaltar que o correto uso das aplicações são determinantes para o sucesso dos negócios.

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online