• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Como a energia elétrica ininterrupta é essencial para o seu negócio

30/03/2016
Como a energia elétrica ininterrupta é essencial para o seu negócio

Imagine seu ambiente de trabalho sem energia elétrica. Difícil, não? A produtividade de todos hoje em dia está condicionada ao fornecimento ininterrupto de energia elétrica. Quando pensamos na operação de uma infraestrutura de tecnologia da informação (TI), a importância do fornecimento elétrico é ainda maior, pois absolutamente toda a infraestrutura depende de energia para sua operação, dos servidores às estações de trabalho, passando por toda a rede e seus componentes.

Quando consideramos, então, a inegável importância que o fornecimento de energia elétrica tem para a operação de qualquer negócio que envolva recursos de TI, torna-se evidente a importância de que esse fornecimento ocorra de forma completamente ininterrupta.

Há algum tempo que se observa a utilização de equipamentos do tipo UPS ( também chamados de no-break) para garantir o fornecimento elétrico ininterrupto a certos equipamentos e computadores. LAPTOPs contam com baterias embutidas que garantem seu funcionamento durante interrupções no fornecimento de energia. Entretanto, essas medidas contemplam apenas pontos isolados da infraestrutura, sendo muitas vezes ineficazes para manter toda a rede em operação. E se não houverem medidas para garantir o funcionamento contínuo dos sistemas das empresas, elas podem amargar graves prejuízos.

 

Operação contínua

Antes de mais nada, há de se considerar a importância de manter em operação contínua os servidores da empresa, onde rodam sistemas como ERP, CRM, correio eletrônico, plataformas de colaboração e automação de processos, além dos aplicativos responsáveis pelos sites corporativos e sistemas de Intranet. A queda desses sistemas, além de prejudicar a operação, pode gerar inconsistência nos dados e comprometer transações em andamento. Para uma empresa, esses são problemas da máxima gravidade, pois atentam contra a própria continuidade do negócio.

Ambientes de data centers contam com a infraestrutura adequada para se garantir o fornecimento ininterrupto de energia, tanto a nível global como para cada equipamento, de forma individual. Isso garante um nível excelente de segurança, fazendo com que sistemas de fornecimento redundante entrem em ação imediatamente quando da interrupção do fornecimento de energia. Além disso, cada equipamento conta com um dispositivo de UPS (Uninterruptible Power Supply), garantindo que mesmo o menor dos intervalos no fornecimento não implique em queda de nenhum sistema.

 

Gerador próprio

Um aspecto importante do fornecimento elétrico ininterrupto é que não adianta contar com uma linha redundante de fornecimento elétrico se ambas falharem – situação comum no caso de apagões que atinjam uma região inteira, e não apenas um setor de uma rede elétrica. Nesse caso, é preciso contar com um gerador próprio. Esse é um requisito nos mais modernos data centers, que operam normalmente com geradores a diesel. Isso permite que o fornecimento se mantenha no caso de um apagão prolongado, bastando para isso manter o fornecimento do combustível.

Além disso, um data center conta com sistemas de baterias que podem manter o fornecimento por alguns minutos até que o gerador passe a funcionar. Aliado aos sistemas UPS, isso permite a operação contínua de todos os servidores, garantindo a continuidade da operação de todos os servidores e a segurança de todas as transações.

 

Mantendo os bons negócios

O fornecimento elétrico ininterrupto é, portanto, um requisito para a continuidade dos negócios de todas as empresas modernas. Os sistemas computadorizados permeiam toda a operação da empresa moderna, e seu funcionamento é o que permite o andamento dos negócios.

Portanto, certifique-se que sua empresa conta com uma infraestrutura que garanta o bom andamento de seus negócios, evitando que interrupções no fornecimento possam trazer prejuízos e comprometer suas operações. Se seus servidores operam in-house, busque imediatamente recursos que possam garantir seu funcionamento contínuo. Mas não deixe de considerar que talvez os investimentos necessários sejam altos demais para um número relativamente reduzido de servidores. Nesse caso, busque os serviços de um data center, que irá contar com todos os mecanismos necessários ao funcionamento contínuo de seus servidores – e à continuidade de seus bons negócios.