COVID-19: Nossa prioridade número um é a saúde e a segurança de nossos funcionários, clientes e parceiros. Veja a declaração do nosso CEO.

  • Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Como a interconexão pode ser benéfica para a estratégia de negócios?

03/03/2020
Como a interconexão pode ser benéfica para a estratégia de negócios?

Em vez de ler, que tal ouvir o nosso artigo?

Nós estamos inseridos em uma época na qual grandes quantidades de informações correm ao redor do mundo com apenas alguns cliques. Consequentemente, as transações ocorrem rotineiramente e de forma cada vez mais rápida. Dessa maneira, a interconexão de redes alimenta os negócios digitais atualmente.

A interconexão é muito mais do que conectar com êxito o Ponto A ao Ponto B. Os fios telefônicos fizeram esse tipo de conectividade simples há muito tempo. A interconexão de nível empresarial de hoje tem algumas características importantes que podem ajudar a levar os negócios digitais para o próximo nível.

Leia nosso artigo até o final e fique por dentro desse assunto.

Interconexão de redes: o que é

Interconexão de redes é uma estratégia utilizada pelas empresas a fim de garantir que a troca de informações ocorra de forma privada, direta e sem riscos.

Essa abordagem, que surgiu das tentativas de solucionar o desafio da comunicação entre operadoras, envolve a transferência de dados em pontos de troca geograficamente vantajosos, hospedados em data centers carrier neutral.

Um dos objetivos centrais da interconexão é permitir que um usuário de uma rede acesse os serviços de outro. Afinal, ela proporciona transações entre sistemas e controles adjacentes com mais eficiência. Isso facilita, portanto, as trocas de tráfego de ISP para ISP e de operadora para operadora, por exemplo.

No Brasil, a interconexão por meio de circuitos de telecomunicações deve partir de um contrato entre as companhias interessadas. Ele, por sua vez, também deve ser homologado pela agência reguladora de telecomunicações - a Anatel.

Interconexão de redes: como funciona

Para que haja a interconexão, ou seja, para que um provedor se conecte a outras redes, primeiramente é necessário que ele mude para um Sistema Autônomo (AS). Essa migração permitirá que a empresa faça parte de um conjunto de IPs padronizados e identificados por um Número de Sistema Autônomo (ASN).

Colocation: a importância para o seu negócioInicialmente, portanto, é preciso arcar, tanto com os custos do ASN quanto os de alocação de faixa de IP. Esses últimos, que variam dependendo do tamanho das faixas, ainda possuem custos de renovação anual.

Além disso, é necessário aderir conexão junto ao PTT (Ponto de troca de tráfego), que adota como PIX ou ponto de presença os principais Data Centers do mercado. Importante ressaltar que para estabelecer uma conexão com a estrutura do PTT ou IX (Internet Exchange) é necessário possuir estrutura compatível.

Enfim, ainda há algumas barreiras de entradas por conta do investimento. Entretanto, além delas estarem diminuindo com o avanço das tecnologias, existem muitos benefícios em estabelecer a interconexão de rede. Confira algumas delas abaixo.

Os benefícios da interconexão para o seu negócio

O prefixo “inter” oferece uma pista sobre o que torna a interconexão diferente da conectividade padrão. A interconexão fala de uma conectividade que envolve várias partes ao mesmo tempo. 

Ela conecta inúmeras entidades distintas e as torna não apenas capazes de se unir em ecossistemas digitais, mas também de se conectar como uma unidade com outras entidades, ecossistemas e grupos de ecossistemas individuais.

Essa é a conectividade necessária nesta Era interconectada, na qual as empresas criam valor conectando-se a parceiros, clientes e funcionários globalmente para colaborar ou trocar dados.

Resumidamente, as companhias devem poder conectar-se instantânea e simultaneamente através de uma variedade de dispositivos e através de várias fontes para executar as transações essenciais para os negócios atualmente.

Menos latência

Reunir os players do mercado (nuvens, dados, empresas, ecossistemas digitais e indivíduos) é apenas uma característica da interconexão. Essas conexões também passam a estar o mais próximas possível.

Sabemos que a distância cria latência. Diminuí-la, portanto, é uma maneira de minimizá-la e oferecer a melhor experiência possível ao usuário. Além disso, conexões mais próximas geralmente são muito mais baratas que as conexões em redes de longo curso, gerando ainda mais economia.

Maior desempenho

As conexões diretas, privadas, são as mais rápidas e, além de oferecer o melhor desempenho, também são as mais seguras. Todas essas características são extremamente importantes em um momento de expansão de fronteiras digitais e das vulnerabilidades encontradas.

Mais acessibilidade

Há uma gama de requisitos necessários para conectar-se a uma rede de computadores moderna. Nesse sentido, a Interconexão torna esse ingresso mais fácil e ágil, permitindo que seus usuários explorem, compartilhem e acessem os seus dados com maior facilidade.

Mais flexibilidade

Sabe-se que essa inovação é verdadeiramente adaptável. De acordo com a necessidade da empresa, é possível personalizar a velocidade de conexão usada para que ela se adapte às necessidades de negócio.

Segurança

A segurança e a proteção das informações são resolvidas adicionalmente através do sistema de interconexão. Como apenas os clientes do sistema são aprovados para acessar registros ou aplicativos específicos, nenhum outro indivíduo pode violar a proteção ou a segurança das informações.

Ficou interessado a respeito do assunto? A Ascenty disponibiliza as melhores soluções para Interconexão do mercado. Entre em contato agora mesmo e agende uma reunião.

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online