• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Como fazer uma implementação de colocation bem realizada

16/09/2019
Como fazer uma implementação de colocation bem realizada

Antes de partir para a implementação de colocation, a empresa deve conhecer bem o tipo de serviço que está contratando, incluindo a prestadora do serviço e quais os pontos do contrato que devem ser levados em conta.

Afinal, o colocation é um serviço que lida com um dos principais ativos das empresas: os dados. Ao hospedar seus servidores da infraestrutura de data centers no local da prestadora, a empresa confia que a qualidade de conexão, segurança e estabilidade serão garantidos.

Alcançar esse patamar, porém, depende de um processo repleto de etapas. A implementação do colocation pode ser um sucesso e promover a redução de custos, além de oferecer mais eficiência operacional e segurança para sua infraestrutura de data centers.

Neste artigo, iremos explicar como realizar a implementação do colocation e quais pontos você e sua equipe devem prestar atenção antes de assinar o contrato. Confira!

A importância do contrato

Que o contrato é um fator importante para a contratação de qualquer serviço, nenhum gestor tem dúvidas. O fato é que, no caso da implementação de colocation, um ponto do documento faz toda a diferença: o SLA ofertado.

O Service Level Agreement está presente em praticamente todos os contratos de serviço. O termo diz respeito ao nível de serviço acordado entre contratante e contratada, detalhando direitos, responsabilidades e deveres de ambas as partes.

O objetivo do SLA na implementação de colocation é tornar todo o processo transparente, padronizando a entrega de serviços. Assim, fica mais fácil para que ambas as partes auditem, cobrem e corrijam eventuais falhas ou incongruências, seguindo o documento como base.

Por isso, ao considerar a implementação de colocation, procure por prestadoras com SLAs que priorizem a eficiência da entrega e que seja flexível o bastante para se adaptar ao planejamento do negócio.

Essa é um dos pilares da Ascenty, por exemplo. A maior empresa de infraestrutura de data centers da América Latina oferece SLAs que garantem a operação de seus clientes todos os dias. Na verdade, os índices de entrega da Ascenty são os mais altos do país, se considerarmos empresas da área de infraestrutura e colocation.

ROI em Colocation: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Implementação de colocation: os desafios

Além do contrato, há outros desafios que permeiam a implementação do colocation. Afinal, é um processo que altera toda a infraestrutura de TI da sua empresa, afetando a maioria das operações diárias. Confira alguns desses desafios e saiba como se preparar:

Definir as prioridades do serviço contratado

Um dos primeiros desafios é entender, de forma completa, quais as necessidades da sua infraestrutura de data center e o nível de serviço necessário para que ela opere.

Dessa forma, você vai poder encontrar a prestadora ideal, que tenha experiência com demandas como a sua, e poderá começar as negociações.

A Ascenty é uma das principais empresas do ramo de colocation, com data centers em várias cidades e um sistema de redundância que garante a segurança, alto nível de conectividade e controle do processo e prazo de Delivery.

Medir a disponibilidade do ambiente e monitorar o cumprimento dos SLAs

Visualizar a eficiência do colocation é essencial para que a empresa e toda diretoria entenda a importância da infraestrutura alugada e como ela faz diferença nas suas operações.

Por isso, crie formas de medir essa performance. Assim, sua empresa terá como saber quais os pontos fortes e oportunidades de melhoria dos serviços de colocation, além de ter como monitorar o cumprimento dos SLAs

Fique de olho nas metas de desempenho acordadas e na qualidade de entrega, registrando número de falhas identificadas e a velocidade da prestadora no atendimento e resolução de problemas. Além disso, registre o cumprimento de prazos do contrato.

Algumas dessas métricas podem ser medidas utilizando softwares de gestão de SLAs, que monitoram o ambiente como um todo, captando os dados sobre o serviço e detalhando em um relatório completo. Também há CRMs que oferecem funcionalidades em suas plataformas para monitoração de determinados pontos contratuais.

Preparar o orçamento para comportar os custos de toda implementação

A implementação de colocation é um processo repleto de etapas delicadas, como o moving do seu ambiente de T.I. Portanto, é necessário que você e sua equipe tenham detalhados as etapas, cronogramas e os custos de cada movimentação.

Além do moving, lembre-se de contar com a equipe de especialistas que devem monitorar o processo de implementação. Outro custo a considerar é o “ambiente bolha”, um local temporário e preparado para manter seu ambiente operacional durante a transição, garantindo que a produtividade da empresa não seja interrompida.

Treinar a equipe para lidar com o novo modelo de data center

Busque realizar treinamentos para que todos se habituem com as mudanças de uso e de segurança que forem incorporados. Também é importante integrar os líderes dos setores de forma mais aprofundada, se possível em reuniões com o provedor de serviços.

Passo a Passo para a implementação do colocation

Agora, você deve entender como se desenrola o processo de implementação de colocation, partindo da contratante para a prestadora do serviço, e então para os momentos após a migração. Confira!

Cuidados do cliente

Ao cliente, cabe avaliar sua própria infraestrutura, realizando uma revisão tanto no data center como nos hardwares. Afinal, cabos, trilhos, interfaces, enfim, tudo será movido. Busque atualizar os softwares, realizar backups, realizar testes de integridade de Hardware, fazer um boot de validação no ambiente acompanhado do fabricante dos equipamentos, assim, você assegura a integridade dos dados contra qualquer imprevisto.

Vale ressaltar a importância de checar e garantir que todos os cabos elétricos e conectores sejam adequados ao padrão disponibilizado pelo Data Center, afinal os detalhes podem contar muito em um processo de moving.

Nesse momento, sua equipe também pode sugerir formas de otimizar os equipamentos através de uma nova disposição.

Combine com a prestadora uma data que melhor se encaixe no seu calendário de exigências. Por exemplo, se a sua empresa vende roupas infantis, talvez seja bom evitar que a implementação ocorra próxima ao dia 12 de outubro ou 25 de dezembro.

Cabe também ao cliente montar estratégias de contingência para que seus sistemas não sofram com falhas ou panes durante o moving. Uma alternativa é montar um “ambiente bolha” para garantir a produtividade da sua empresa durante a implementação. 

Cuidados do prestador de serviço de colocation

Um prestador de serviço de colocation já deve ter sua estrutura e equipe preparada para receber os equipamentos do cliente. A partir de então, é preciso um esforço operacional para posicioná-los nos racks, fazer as ligações com cabos, suportes e conexões.

Um dos pontos fortes de boas empresas prestadoras de colocation é o prazo. A Ascenty, por exemplo, prioriza esse ponto e garante um prazo otimizado e realista em relação às concorrentes, agilizando a normalização da sua operação.

Cuidados pós migração

É hora de realizar os testes para garantir que a implementação de colocation obteve sucesso.

Uma alternativa é designar alguns profissionais para que permaneçam no data center, a fim de garantir uma estabilidade inicial no processo e ajudar em casos de falhas.

No entanto, algumas prestadoras do serviço disponibilizam uma equipe especialista para cumprir essa função e manter seu ambiente estável e eficiente. 

A implementação de colocation pode ser a solução que sua empresa precisa para melhorar as operações diárias e reforçar a segurança dos seus dados. Dessa forma, fica mais fácil alcançar melhores resultados!

Que tal contar com a Ascenty para realizar esse passo em busca de um futuro promissor? A maior empresa de Infraestrutura de Data Centers da América Latina possui expertise e capacidade técnica para ajudá-lo no colocation. Ficou interessado? Venha falar conosco!

 

 

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online