• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Como o Colocation pode expandir o seu Data Center?

30/03/2016
Como o Colocation pode expandir o seu Data Center?

Nos últimos anos, os centros de dados estão deixando de ser apenas ferramentas tecnológicas e passando a ser elementos fundamentais para o crescimento dos negócios. E como o uso e geração de dados continuam a crescer continuamente, grande parte dos data centers estão enfrentando o enorme desafio de continuar fornecendo serviços de alta qualidade mesmo com pouca infraestrutura. Neste caso, os gestores precisam aumentar a capacidade de seus centros de dados para garantir o funcionamento da organização. Contudo, hospedar mais servidores dentro da própria empresa demanda altos investimentos e custos de propriedade. E, muitas vezes, o pequeno orçamento não permite a construção de uma infraestrutura que proporciona energia e climatização adequadas, fazendo com que ela não atenda aos requisitos mínimos do negócio. Logo, a melhor alternativa para expandir de capacidade do centro de dados é investir na modalidade colocation, na qual a empresa entrega seus ativos para o provedor e aluga o espaço dentro de suas instalações. Quer conhecer um pouco mais sobre essa incrível solução? Continue lendo:

Colocation: a melhor maneira de expandir seu data center Expandir a infraestrutura atual ou construir novas instalações? Esta pergunta geralmente é feita pelos gestores quando um data center não consegue mais suportar as operações de TI da empresa, pondo em risco a continuidade dos negócios. E para responde-la, eles devem levar em conta os fatores que contribuem diretamente para o ganho de vantagens competitivas no mercado: a redução de custos e a economia de tempo. Logo, devem escolher aquela solução que seja mais barata, gere um retorno mais rápido sobre o investimento e demande pouco tempo de implantação. Ao optar por um novo centro de dados, a empresa poderá esperar meses até que ele se torne totalmente operacional. E se ela chegou a um ponto que exige uma solução imediata para continuar operante, investir nos serviços de um provedor de colocation é a melhor escolha. Ao contrata-los, a empresa contará com servidores adicionais e projetos flexíveis e personalizados de acordo com as suas necessidades, além de poder usufruir da infraestrutura de um data center com alto nível de segurança e disponibilidade. Todos os sites do provedor de colocation são construídos seguindo os mais rígidos padrões internacionais, oferecendo a redundância e confiabilidade necessárias para a operação ininterrupta de um ambiente de missão crítica. Além disso, a organização pode contar com o monitoramento e suporte 24x7x365, podendo deixar seus ativos sob a administração de times de especialistas certificados. Algumas empresas também optam por combinar seus próprios centros de dados com os serviços de colocation para satisfazer suas necessidades. Uma instituição financeira, por exemplo, pode utilizar uma instalação de colocation para armazenar informações não estratégias, enquanto controla seus próprios equipamentos para garantir a segurança de dados sigilosos.

 

Contratando os serviços de colocation

Os serviços de colocation são viáveis para a maioria das empresas que desejam controlar seus próprios recursos de data center. Devido aos seus inúmeros benefícios, inúmeras companhias em todo o mundo estão adotando esta modalidade para expandirem seus data centers. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria 451 Research, a receita total do mercado de colocation chegará a 36 bilhões de dólares até o final de 2017. Já neste ano, a previsão é de que esta modalidade atinja uma receita de 22.8 bilhões de dólares. Para contrata-la, a empresa deve entrar em contato com o provedor, informar suas necessidades e, em seguida, migrar as suas cargas de trabalho para a infraestrutura terceirizada.

A partir daí, o provedor fica responsável pela manutenção da infraestrutura, incluindo energia, suporte, refrigeração, segurança física e virtual, combate a incêndios e garantia dos níveis de disponibilidade e redundância de todos os equipamentos. Quanto à equipe de TI da empresa, ela poderá operar e gerir os ativos, enquanto o provedor oferece consultoria e assistência.

 

Beneficios do serviço de Colocation:

Toda a idéia de um centro de dados colocation é baseado em torno das economias de escala. Ao invés de gastar dinheiro para a construção e manutenção de uma instalação de empresa dedicada, uma empresa pode evitar todas essas grandes despesas de capital por Colocando em uma instalação onde os custos de espaço, poder, segurança, conectividade, monitoração, manutenção de instalações e redundância são todos compartilhados entre muitos inquilinos. Por estas razões, colocation de servidores dedicados é mais rentável do que a construção de um centro de dados para a maioria das empresas. Ele também pode salvar a enorme quantidade de tempo que seria necessário para construir uma instalação autônoma, permitindo um arranque relativamente rápido.

Os benefícios adicionais para serviços de colocation incluem a confiabilidade, qualidade e custo de conectividade e rede velocidade. Colos está comprando sua largura de banda em grandes quantidades, de modo que os preços que pagam são inferiores às taxas de varejo, e essas economias são repassados para os clientes. E seus centros são muitas vezes construídos perto de centros para as melhores ligações de nível 1 backbones de internet, com redes redundantes sempre disponíveis.

Uma das primeiras razões muitas empresas utilizadas colos foi para a segurança dos seus dados cruciais e sensíveis. É um benefício que as empresas muitas vezes ignoram hoje na escolha da localização para seus servidores, mas a maioria dos centros de dados colocation espalhados pelo mundo oferecem os ambientes mais seguros possíveis, incluindo alimentação ininterrupta, controle de temperatura e umidade, filtração do ar, proteção passiva e ativa fogo, monitoramento de vídeo, entrada restrita por cartão de proximidade, reconhecimento de voz ou de impressão digital, e pessoal de segurança no local.

Uma última vantagem é a capacidade de escalar a sua instalação e crescimento facilmente, sem a necessidade de construção adicional ou longos atrasos no aumento da largura de banda disponível. Numa colo, você pode simplesmente adicionar outro rack ou largura de banda extra quase imediatamente.

E você, já está utilizando os serviços de colocation para expandir seu Data Center? Conheça nossas soluções de colocation