• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Como o IX pode agregar alta disponibilidade para a sua empresa

30/10/2019
Como o IX pode agregar alta disponibilidade para a sua empresa

Você sabia que o IX é uma solução que conta com alta disponibilidade de conexão e agrega resiliência para a sua empresa?

Conhecido antigamente como PTT, os IX são os pontos de troca de tráfego que possibilitam a conectividade entre provedores e servidores de rede, ajudando a garantir uma maior velocidade e eficiência na transmissão de dados. Muito bom isso, não é mesmo? 

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste artigo, nós explicaremos detalhadamente como funciona o IX no Brasil e abordaremos as principais características necessárias para a implementação da tecnologia no seu negócio.

Continue lendo!

Como funciona o IX no Brasil?
 

O IX.br (Internet Exchange) faz referência ao nome dado ao projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIBr). A instituição promove e implementa a infraestrutura destinada à interconexão direta entre as redes que compõem a internet no território nacional.  

É importante destacar que a atuação do IX.br é mais voltada às regiões metropolitanas do Brasil, pois elas apresentam maior interesse na troca de tráfego de internet. Entre as principais regiões com características para serem atendidas pelo IX.br estão: 

São Paulo;
Rio de Janeiro;
Brasília;
Belo Horizonte;
Salvador;
Recife;
Fortaleza;
Porto Alegre;
Florianópolis;
Curitiba;
Manaus;
Belém;
Goiânia;
Campinas;
Caxias do Sul;
Londrina;
Maringá;
São José dos Campos.

Colocation: a importância para o seu negócio 

Quais são as principais vantagens do IX?
 

O primeiro aspecto positivo em relação a esse modelo faz referência a diminuição dos gastos. Isso acontece porque os balanços de tráfego são solucionados de forma direta e local e não por meio de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente mais distantes. 

Outro benefício é o maior controle que uma rede pode ter sobre a entrega do tráfego mais próximo do destino. Essa característica ajuda a garantir melhor desempenho e alta disponibilidade aos clientes. Além disso, ela contribui para uma operação mais eficiente da internet. 

Quais as características fundamentais para a implementação do IX? 

Realmente esse é um sistema muito eficiente, concorda? No entanto, de acordo com o próprio IX.br, a implementação do IX nas principais regiões do país precisa seguir algumas características. Entre elas estão a neutralidade, a qualidade e a alta disponibilidade, por exemplo. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Confira!  

Neutralidade 

Esse conceito é baseado no princípio de que todos os dados que trafegam na rede devem ser tratados da mesma maneira, navegando na mesma velocidade, o que contribui para garantir o livre acesso a qualquer conteúdo na rede sem ferir a autonomia do internauta e não discriminar algumas aplicações por consumo de banda larga. 

Esse princípio baseia-se no fato de que se deve permitir condições iguais ou isonômicas de acesso às informações a todas as pessoas, sem nenhuma interferência no tráfego on-line. Mantém-se, portanto, a concepção inicial da internet, pois possibilita a transferência de dados entre pontos (também conhecida como end-to-end) sem qualquer discriminação. 

Qualidade 

Sem dúvida, outra questão relevante em relação às características fundamentais na implementação do IX diz respeito à qualidade. Nesse sentido é necessário que a conexão da internet deva ser de boa qualidade. Além disso, é fundamental que a conexão também seja direta com o intuito de facilitar o fluxo de dados. 

Alta disponibilidade 

Na TI, o termo disponibilidade é utilizado para descrever o período que um serviço específico está disponível e acessível. Além disso, esse termo ainda faz referência ao tempo exigido por um sistema para responder a um pedido feito pelo usuário. Considerando a definição anterior, alta disponibilidade garante um bom nível de desempenho operacional por um determinado tempo. 

Agora, você deve estar se perguntando: qual é a importância da alta disponibilidade? Não é segredo para ninguém que as companhias têm alta dependência da internet na realização dos negócios. Nesse contexto, ficar indisponível, mesmo por pouco tempo, pode gerar grandes prejuízos para elas. 

Além disso, a indisponibilidade afeta diretamente a produtividade dos funcionários, pois durante o período em que o sistema fica indisponível, eles se tornam improdutivos. Dessa forma, eles só conseguirão voltar a trabalhar quando o sistema voltar a funcionar. 

Muitos empresários apresentam a seguinte dúvida: o que causa a indisponibilidade? Há diversos incidentes, previstos ou não, que podem causar esse problema. Entre eles estão a troca de equipamentos, falhas técnicas, vírus, ataques cibernéticos, etc. 

O IX é uma solução com alta disponibilidade e, por isso, apresenta vários benefícios. Entre eles estão a otimização da produtividade das empresas e dos funcionários, redução dos gastos e melhor desempenho da conexão on-line. Considerando essas questões vale muito a pena implementar esse sistema no seu negócio. 

Você está com alguma dúvida em relação a importância da alta disponibilidade em relação à IX? Agende uma reunião conosco. Estamos dispostos a esclarecer as suas dúvidas em relação ao assunto e ajudar a sua empresa a atingir os melhores resultados.

 

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online