COVID-19: Nossa prioridade número um é a saúde e a segurança de nossos funcionários, clientes e parceiros. Veja a declaração do nosso CEO.

  • Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Como se proteger de ataques DDoS

18/02/2020
Como se proteger de ataques DDoS

Os ataques DDoS (distributed denial of service attack) tornaram-se um dos métodos mais populares e mais eficazes implantados por pessoas mal intencionadas, com objetivo de interromper as atividades das empresas em geral. 

A técnica, que pode ser utilizada por qualquer pessoa que possua conhecimento técnico, desde amadores até hackers profissionais. 

Trata-se de um ataque de negação de serviço distribuído. Nele, diversos computadores são usados como origem da ação, para derrubar uma rede. Por ocupar toda a capacidade de processamento dos equipamentos de comunicação e segurança, a rede passa a ficar vulnerável , o que também acaba impedindo que os usuários da rede parem de  acessar o que necessitam, já que ela se torna extremamente lenta. 

Dessa maneira, produzimos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre esse mal e descobrir como evitá-lo. Confira! 

DDoS: o que é ? 

Normalmente, quando um computador acessa um servidor, ele solicita acesso ao conteúdo que está disponível ali. Um ataque DDoS explora isso, enviando mais solicitações do que um servidor pode suportar a qualquer momento. Dessa maneira, esse tipo de ataque pode resultar em longos atrasos para outros usuários que solicitam esse mesmo conteúdo ou em um servidor falhando completamente, por exemplo. 

Dada a natureza relativamente grosseira do ataque e o fato de ser incrivelmente difícil impedir ou parar uma vez que descoberto, o DDoS continua sendo uma ferramenta eficaz para derrubar sites, servidores e até redes inteiras.

Como funciona o ataque DDoS

Um ataque DDoS usa uma ferramenta, como um bots, que inundam a rede repetidamente com sinais. Isso faz com que ela pare de ser capaz de processar solicitações genuínas de usuários ou outras áreas da rede. 

Os ataques DDoS, portanto, são frequentemente usados contra grandes empresas ou bancos. Além disso, eles também são capazes de causar problemas com a reputação da empresa atacada, já que os seus usuários não sabem o motivo de um site ou serviço estar inoperante, por exemplo. 

Por esses motivos, aprender os diferentes tipos de ataque a fim de parar e impedi-los é crucial para as operações e o sucesso dos negócios.

Os diferentes tipos de ataque DDoS

Existem vários tipos de ataques DDoS que atingem sua rede ou sistemas de maneiras diferentes. São eles:

Ataques volumétricos 

Este é o tipo mais comum de ataque DDoS. Nele, um bot sobrecarrega a capacidade de banda de internet da rede enviando muitas solicitações falsas para todas as portas abertas. Diante disso, as solicitações legítimas realizadas por outros usuários não conseguem ser atendidas. 

Os dois principais tipos de ataques volumétricos são chamados de UDP e ICMP. UDP, ou User Datagram Protocol, é um protocolo relacionado à transmissão de dados sem verificação. Já ICMP, ou Internet Control Message Protocol, é um protocolo usado entre dispositivos de rede quando eles se comunicam.

Ataques de aplicativos 

Esse tipo de ataque DDoS tem como alvo os aplicativos com os quais os usuários realmente interagem. Ele interfere diretamente no tráfego da Web, atacando os protocolos HTTP, HTTPS, DNS ou SMTP. Geralmente, esse tipo de ataque pode ser difícil de detectar e solucionar, pois pode imitar o tráfego legítimo da Web mais facilmente.

Ataques de protocolo 

Os ataques de protocolo geralmente são direcionados para partes da rede que são usadas para verificar conexões. Eles trabalham enviando pings propositadamente lentos ou malformados para que a rede gaste muita memória tentando verifica-los. 

Esse tipo de ataque também pode ter como alvo firewalls enviando grandes quantidades de dados propositadamente irregulares. Em alguns casos, os invasores usam ataques DDoS de todos os três tipos ao mesmo tempo, para sobrecarregar completamente a rede e causar o travamento.

Ataques DDoS: como se proteger? 

Colocation: a importância para o seu negócio 

É possível evitar um ataque DDoS com medidas cuidadosas de planejamento e segurança. Por isso, a primeira noção  que você precisa saber é que os ataques DDoS podem acontecer a qualquer pessoa, mesmo que a sua empresa seja pequena ou relativamente desconhecida. Afinal, por mais alguns ataques ocorram até por motivos políticos, empresas menores podem ser alvo de hackers que utilizam DDoS. 

Como se proteger de um ataque DDoS 

Confira algumas medidas que você pode usar para proteger seus negócios contra um ataque DDoS.

Faça um planejamento

Para começar, configure um plano de resposta DDoS. Implementar um plano significa percorrer seu sistema e solucionar possíveis vulnerabilidades de segurança, além de definir uma resposta clara da sua organização no caso de um ataque DDoS.

Mantenha tudo atualizado

Todos os sistemas da sua empresa devem ser atualizados para garantir que quaisquer bugs ou problemas sejam corrigidos. Assim, detectar ameaças o mais cedo possível é a melhor maneira de impedir que um ataque DDoS destrua infraestruturas de rede importantes e afete seus usuários finais.

Instale ferramentas de proteção

Verifique se você possui as ferramentas de proteção apropriadas instaladas para suas redes e aplicativos. Isso inclui ferramentas importantes como firewalls, software de monitoramento de rede, programas antivírus e anti-malware, bem como sistemas de monitoramento de ameaças, por exemplo. Com eles, você pode monitorar o tráfego da linha de base da rede e configurar alertas para comportamentos fora do comum.

A Ascenty, pensando em evitar qualquer tipo de problema, oferece no mercado uma solução de Anti-DDos completa. Essa solução funciona em cooperação com sensor de fluxo (NetFlow, sFlow, jFlow) e ou por sensor de pacotes (para in-line servers, port mirroring ou network TAPs). 

Assim, ao usar a solução Anti-DDoS da Ascenty, seu tráfego será analisado de modo inteligente para que o desempenho da rede da sua organização não seja afetado de nenhuma maneira. 

Ficou interessado ou deseja saber mais a respeito do assunto? Agende agora uma reunião e fale com um de nossos especialistas.

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online