• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Como uma infraestrutura de qualidade pode contribuir para o seu negócio?

30/03/2016
Como uma infraestrutura de qualidade pode contribuir para o seu negócio?

Foi-se o tempo em que somente empresas de Tecnologia da Informação (TI) necessitavam de uma infraestrutura de ponta. No mundo de hoje, qualquer tipo e porte de negócio precisa de uma boa infraestrutura na área. As corporações que sabem como utilizar a tecnologia de forma correta podem ter ganhos significativos e diferencial competitivo no mercado.

Grande parte das atividades, hoje em dia, é desenvolvida com o uso de sistemas e equipamentos de informática conectados à rede. Portanto, uma infraestrutura de qualidade garante uma maior produtividade e possibilita maior rapidez e eficiência na condução das atividades. A seguir confira alguns pontos importantes que destacam a importância de uma excelente infraestrutura na área de informática.

 

Disponibilidade

Uma boa infraestrutura garante uma maior disponibilidade dos sistemas e é primordial para garantir um elevado nível de produtividade. É importante destacar que, não basta ter somente uma boa infraestrutura para os usuários, como estações de trabalho e rede de computadores, é preciso também contar o de back-end. Envolvendo os servidores onde são utilizados todos os sistemas da empresa, incluindo sistemas ERP, CRM, correio eletrônico e, até mesmo, hospedagem de sites corporativos e intranet.

 

Evite prejuízos

A indisponibilidade de qualquer software pode acarretar prejuízos para a empresa, como: baixa de produtividade e de negócios. Se a corporação atua no setor de tecnologia, uma indisponibilidade é algo ainda mais sério. Por outro lado, a alta disponibilidade dos serviços garante um bom funcionamento de todos os processos corporativos e contribui para o bom andamento dos negócios.

 

Segurança e proteção

A segurança de sistemas de informática tem, cada vez mais, chamado a atenção. É fundamental contar com todos os mecanismos de mitigação de riscos, que podem representar ameaça ao negócio. Dessa forma, é essencial que existam procedimentos eficazes de proteção, que impeçam ataques externos, tanto nos servidores como nas estações de trabalho. Também é imprescindível contar com mecanismos de backup e restauração de dados, que possam ser acionados, quando necessário.

 

Controle e acesso físico aos servidores

Outro aspecto relevante é o controle de acesso físico aos servidores. Os mecanismos computacionais mais eficientes podem perder todo o seu valor, se for concedido acesso físico indevido aos servidores. Por isso, é importante que os servidores sejam mantidos em ambientes seguros como data centers.

Atentar a esses procedimentos de segurança e proteção garante o bom andamento dos negócios, permitindo que a empresa possa ter acesso a uma a bases de dados que ampare seus processos com toda a tranquilidade e confiabilidade.

 

Redundância

A redundância é um dos fatores mais importantes para garantir a continuidade dos negócios. Continuidade, na verdade, é sinônimo de negócios. Interrupção nos serviços ou na disponibilidade de ferramentas de trabalho podem causar graves prejuízos às organizações.

Uma boa infraestrutura deve contar com redundâncias, não só nos sistemas elétricos, mas também nos links de dados. Dessa forma, a eventual indisponibilidade de um link, mesmo que conte com termos de SLA (Service Level Agreement), deve ser suprida por outro link de forma imediata e transparente. Assim, uma queda de energia deve, imediatamente, ativar um canal alternativo, sem interrupção no serviço. Atualmente, os mais modernos data centers contam com esse tipo de redundância, garantindo a disponibilidade constante dos servidores hospedados.

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online