• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

IX: o que é e como funciona?

03/10/2019
IX: o que é e como funciona?

A Internet é um serviço essencial na vida corporativa, porém, poucas pessoas sabem realmente como funciona a sua estrutura. Diferentemente do que muitos imaginam, a web não é uma rede única, que funciona de forma centralizada, por exemplo. A Internet é um conjunto de redes que se interligam de forma autônoma. Assim, uma das soluções utilizadas para realizar essa ligação é o PTT/IX. 

De PTT para IX: a mudança de nomenclatura 

Recentemente, o termo PTT (Ponto de Troca de Tráfego) foi substituído por IX (Internet Exchange). O objetivo dessa mudança foi padronizar a nomenclatura brasileira para que ela ficasse de acordo com os padrões internacionais.

No país, a coordenação do IX é realizada pelo CGIbr, enquanto a operação é feita por organizações sem fins lucrativos habilitadas tecnicamente, que estabelecem os requisitos necessários de arquiteturas e gerência das interconexões.


IX: o que é?

De maneira resumida, um Internet Exchange, ou simplesmente IX, é um local físico através do qual as empresas de infraestrutura da Internet, como provedores de serviços de Internet (ISPs) e empresas com AS (Autonomous System), se conectem umas com as outras. 

Os IX estão na “ponta” de diferentes redes e permitem que os provedores de serviços na internet compartilhem o tráfego fora de sua própria rede, por exemplo. 

Ou seja, ao ter uma presença dentro do IX, as empresas podem encurtar seu caminho para o trânsito proveniente de outras redes participantes dessa solução, reduzindo assim a latência, melhorando o tempo de transferências de dados e potencialmente reduzindo custos operacionais.

Colocation: a importância para o seu negócio 

Como funciona um IX?


Assim como vimos anteriormente, a Internet funciona como uma interconexão de várias redes, com o IX fazendo esse papel de conectar os provedores. Ou seja, além de estar localizado em um ambiente físico, ele é um recurso interessante para tornar a interconexão mais eficaz.

O IX também funciona como uma espécie de HUB, nos qual os provedores de serviços de internet conectam os seus ambientes. Ao final, com ele, todo o tráfego de dados é realizado de modo mais rápido e com menos custos de internet.

Quanto mais bem estruturado for o IX, maior será a velocidade e quantidade de dados transferidos na rede. Ou seja, isso é ótimo para a eficiência da conexão dos dispositivos conectados a ela.

No IX, a conexão pode variar de poucos Megabits por segundo a muitos Terabits por segundo. Independentemente do tamanho, o objetivo principal do IX é garantir que muitos roteadores de redes estejam conectados de maneira rápida e eficiente.

Por que o IX é importante?
 

Os provedores que utilizam a solução de IX contam com inúmeros benefícios, incluindo redução de custos, economia de banda e maior velocidade de tráfego, por exemplo.

Além dessas vantagens, os provedores têm a oportunidade de ofertar conexões para outros provedores de acesso, facilitando a conexão de empresas que estão localizadas longe do IX. Dessa forma, o IX funciona como um excelente recurso para aumentar o desempenho da conexão de internet no país inteiro, bem como aumentar o ROI dos provedores de acesso.

Vale a pena lembrar que para conseguirem acessar o IX, os provedores de Internet precisam de uma empresa que ofereça um Data Center PIX (ponto de interconexão), como é o caso da Ascenty, por exemplo. O PIX da Ascenty tem a vantagem de otimizar o caminho pelo qual os dados fluem dentro da rede.

PIX: A solução IX da Ascenty
 

A conexão PIX da Ascenty fornece um vínculo direto entre as redes dos principais ISPs e empresas com AS, facilitando a troca de informações e tráfego entre elas. A conexão Ascenty junto ao IX agrega os serviços de conectividade com mais de 4.500 km de fibra óptica própria em toda a Região Metropolitana de São Paulo e Fortaleza. 

Essa característica traz importantes vantagens competitivas para a sua empresa, como o aumento da velocidade de conexão entre os provedores e a redução do consumo de banda de internet. O resultado é um acesso ainda mais rápido e a custos muito menores para o negócio. 

Ficou interessado nesses benefícios ou deseja saber mais a respeito do IX? Entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores para saber como essa solução pode melhorar o seu tráfego! Estamos dispostos a ajudá-lo. 

 

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online