• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

NAP (Network Access Point): O que é ele e como pode te ajudar?

13/11/2019
NAP (Network Access Point): O que é ele e como pode te ajudar?

Você já parou para pensar em como os detalhes por trás da conectividade corporativa impactam no desempenho de rede e na estratégia do negócio?

De fato, muitas pessoas não conhecem quais são os fatores que influenciam ou não em sua conectividade. Para as empresas, entender esses conceitos é essencial — em especial e de maneira positiva o NAP (Network Access Point).

Afinal, a Internet que abastece a rede do seu negócio (geralmente) não sai do provedor (ISP) e conecta em sua empresa de maneira direta.

Na verdade, esse é um caminho com diferentes variáveis. Tudo depende não apenas das possibilidades geográficas do local, mas das empresas provedoras do serviço e das tecnologias que utilizam.

O NAP (Network Access Point) é uma ótima possibilidade que as empresas de Telecomunicações encontraram para viabilizar a conexão para seus clientes, ampliando seu alcance sem perder a qualidade de conexão com Internet.

Mas como isso influencia na conectividade de Internet das organizações?

Contar com um local de NAP (Network Access Point) potencializa a variedade e o desempenho de suas conexões e a interconexão com os seus Data Centers, como é o caso dos clientes da Ascenty.

Porém, antes de tudo, é preciso compreender mais profundamente do que se trata este conceito e seus benefícios para as companhias. Continue a leitura para aprender mais a respeito do assunto!

NAP (Network Access Point): o que é e como funciona?


O NAP (Network Access Point) é um ou mais locais com alto nível de conectividade e diversas opções de acesso aos principais Carriers e conteúdo. Nele, diferentes provedores (ISPs) e empresas de telecomunicações montam seus POP’s (Point of Presense ou ponto de presença), fazendo com que qualquer empresa facilmente possa utilizar seus serviços de conectividade.

A interconexão dessas linhas e empresas permite que os clientes possam alcançar qualquer local do Globo por meio das conexões providas no NAP.

Quais os pontos que identificam um NAP (Network Access Point)?

  • Carrier Neutral (Portas abertas e neutralidade para com as operadoras);
  • Facilidade e baixo custo para contratação de Cross Conexão ou Golden Jumper;
  • Presença de diversas operadoras nacionais e internacionais;
    Pontos de troca de tráfego (IX.br);
  • Provedores de conteúdo;
  • Presença dos principais Cloud Service Providers do Mercado (Amazon, Microsoft, Oracle, Google, IBM Cloud). 

Por que a sua empresa precisa de um NAP (Network Access Point)?


Toda e qualquer empresa que tenha como estratégia a adoção do alcance regional, global, crescimento vertical para os ambientes de TI, adoção de ambientes híbridos, ambientes multicloud ou até interconectar seus ambientes com múltiplos fornecedores, parceiros ou prestadores de serviços devem fazer parte de um NAP (Network Access Point),  afinal  é o local ideal para que possam alcançar seus objetivos de conectividade e crescimento de forma simplificada e rápida .

Por ser um ponto com muitas opções de conectividade, também traz o conceito de extrema flexibilidade para se adaptar a estratégia de cada companhia. Ou seja, empresas que precisavam originalmente de conexão com a América do Norte e tiveram um ajuste estratégico, passando a fazer negócios com a Europa, podem facilmente contratar conexões dentro do NAP, muitas vezes contratando um Cross Connect ou Golden Jumper para estrutura de operadoras que atendam esta região.

Colocation: a importância para o seu negócio 

Por si só, essa característica do NAP aumenta consideravelmente a qualidade e variedade da conexão como um todo, normalmente também são reconhecidos pelo alto volume de informações trafegadas e pela alta quantidade de empresas que fazem parte deste local.

Para quem paga caro na conexão com a internet, em conexões internacionais ou em interconexão, essa solução é perfeita. O NAP barateia os custos e oferece uma conexão poderosa e de baixa latência.

Além disso, o ambiente de interconexão promove um ecossistema para que as redes corporativas não se mantenham apenas estáveis, mas sejam escalonadas. E para que isso ocorra, é preciso muito mais que apenas conectividade, mas disponibilidade full time, algo que o NAP (Network Service Point) fornece.

Em geral, o NAP (Network Access Point) é a solução essencial para empresas que buscam alto nível de padrão de qualidade da conectividade.

Benefícios do NAP da Ascenty


A Ascenty está estruturando um NAP (Network Access Point) em São Paulo, para potencializar a conexão de seus clientes.

Além disso, esse ponto contará com uma interconexão com todo o ecossistema da empresa, possibilitando que clientes de qualquer Data Center da Ascenty possam aproveitar dos benefícios da solução e melhorar sua conectividade.

Esse último ponto é possível pois a empresa não exige que os seus clientes montem POP’s físicos dentro dos Data Centers Ascenty, já que está posicionada como Carrier Neutral e viabiliza toda conectividade por meio de integrações e Cross conexões, seja por qualquer operadora ou por sua rede. Este é o melhor caminho para alcançar as principais operadoras, provedores e conteúdo que o mercado possa oferecer e demandar.
 

Por que é importante um Data Center e NAP ser Carrier neutral?
 

Simplesmente por viabilizar todo nível de conectividade a partir de qualquer operadora, independente de qual for a contratada pela sua empresa.

No caso da estrutura, os clientes de NAP (Network Access Point) da Ascenty também podem contar com a dedicação de uma empresa líder em infraestrutura de Data Centers em toda América Latina.

A excelência em fornecer alto padrão de qualidade na conexão é um dos core business da empresa, que conta com rede própria de fibra óptica, além de mais de 60 provedores espalhados pelo Brasil.

Precisa melhorar a qualidade da sua conexão, agregando redundância e mais segurança para seus dados? Converse agora mesmo com um dos nosso especialistas e entenda como a solução NAP (Network Access Point) pode resolver os seus problemas de conectividade!

 

 

 

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online