COVID-19: Nossa prioridade número um é a saúde e a segurança de nossos funcionários, clientes e parceiros. Veja a declaração do nosso CEO.

  • Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

O que é Disaster Recovery e qual a sua importância para o seu negócio?

30/06/2020
O que é Disaster Recovery e qual a sua importância para o seu negócio?

Toda empresa precisa da tecnologia para que as operações tenham bom desempenho e a área de TI tem sido fundamental nessa estratégia. Problemas com equipamentos, falhas e vulnerabilidades são os maiores problemas de um negócio, pois podem ocasionar prejuízos gigantescos. Nesse caso, o Disaster Recovery é um processo essencial para garantir que nada se perca em caso de algum imprevisto na empresa. Que saber mais? Confira nosso artigo.

O que é Disaster Recovery? 

A transformação digital fez com que a maioria das empresas dependesse da tecnologia para que suas operações continuassem funcionando. Sistemas automatizados são tão essenciais no negócio que qualquer problema que possa ocorrer prejudica todas as atividades da organização. 

Com tantos sistemas na operação, o risco de um desastre tecnológico acontecer é enorme e uma ocorrência desse tipo pode abalar as estruturas organizacionais. No entanto, o Disaster Recovery tem o objetivo de evitar esse tipo de imprevisto. Em tradução, o termo significa Recuperação de Desastres, e trata-se de uma ação ou plano que tem como objetivo proteger a Infraestrutura de TI através de mecanismos para backup de dados críticos e processos que garantam a continuidade do negócio. 

Os procedimentos são definidos previamente e aplicados sempre que ameaças como inundações, vandalismo, sabotagem, incêndios, vendavais, furacões ou qualquer outro incidente que possa comprometer as operações de infraestrutura. O Disaster Recovery restabelece os serviços com o menor impacto e o menor custo possível, trazendo muitos benefícios para o negócio.

O que o Disaster Recovery deve cobrir
 

Não é só um grande desastre que pode colocar tudo a perder em uma empresa. No Brasil, por exemplo, não temos históricos de terremotos ou tsunamis que podem acabar com uma empresa. Aliás, os desastres vão além disso, tratando-se de qualquer evento natural ou evento causado por ação humana que possam impedir a empresa de dar continuidade no negócio. 

Entenda alguns deles: 

●       Falhas em hardware: qualquer equipamento está sujeito a alguma falha, mesmo sendo o mais novo ou moderno possível. Travamentos, panes no sistema, superaquecimento e muitos outros problemas podem ocorrer com o hardware e colocar tudo a perder. 

●       Roubos de equipamento: ter uma boa infraestrutura no negócio necessita também de um bom investimento e manter tudo isso livre de vulnerabilidades é o maior desafio. Por isso, é fundamental garantir a segurança da organização para evitar furtos e altos custos para adquirir tudo novamente. 

●       Quedas de energia na empresa: as quedas de energia são bem comuns e podem ocorrer por diversos fatores, além de prejudicar o funcionamento das operações. Isso acaba gerando atrasos nas entregas, e consequentemente em perda de receita. Aliás, equipamentos também correm o risco de serem danificados e terem informações importantes perdidas. 

●       Erros de colaboradores: a mão humana é a mais propensa a errar, por isso, o risco de um colaborador cometer um erro e danificar algum equipamento ou software e causar a perda de dados é grande. 

●       Desastres Naturais: não temos nenhum controle sobre desastres naturais e eles podem acontecer das mais variadas maneiras. Chuvas, enchentes, terremotos, entre muitos outros podem interromper o fornecimento de energia ou causar algum dano material para a empresa.

 5 Passos para você montar um plano de Disaster Recovery para a sua empresa
 

Já sabemos que nenhuma organização está livre de qualquer desastre, seja ele humano ou natural. Por isso, prevenir é o segredo para evitar qualquer catástrofe no negócio. Ter um plano de Disaster Recorevy é o que vai garantir a segurança. Confira o passo a passo que montamos para te ajudar a montar na sua empresa.

1.   Avalie a Infraestrutura
 

A partir de um mapeamento profundo de todos os ativos do negócio e da infraestrutura de TI, será possível entender melhor sobre em quais condições a organização se encontra. Com isso, sabe-se o que realmente é fundamental para que as operações continuem funcionando e o que tem disponível para isso.

2.   Foco em prevenção
 

Atualmente, com tanta informação disponível, nenhuma estratégia é criada somente baseada em teorias ou o mais comum “achismo”. Qualquer vulnerabilidade deve ser reconhecida e combatida para reduzir a probabilidade de danos. Por outro lado, a segurança precisa ser focada em prevençao e ser assertiva em qualquer situação. Além disso, todos precisam estar bem preparados para isso e saber o quão é importante para o empreendimento. Aliás, o plano de Disaster Recovery depende totalmente desse foco para que seja eficaz.

3.   Organize os setores
 

Todos os setores devem participar ativamente de todos os procedimento que envolvem a segurança da informação, definidos no plano de Disaster Recovery. Principalmente o departamento de Ti com todas as outras áreas. Aliás, os colaboradores devem estar cientes e treinados sobre como usar de forma correta os sistemas disponíveis e conhecer os riscos e falhas que podem ocorrer. Todos esses detalhes devem  ser monitorados e controlados pelo grupo de gestores.

4.   Forme uma equipe de gestão de crise
 

Ter uma equipe de gestão de crise é fundamental para assegurar que as medidas de Disaster Recovery serão eficazes. O time deve ser capacitado para solucionar os problemas e executar as ações planejadas. Além disso, identificar perdas e recuperar danos também será função dos integrantes da equipe em caso de algum desastre.

5.   Crie estratégias de recuperação e defina prioridades
 

Através de um mapeamento é possível definir quais setores, documentos, informações ou processos são prioritários dentro da organização. Com isso, é possível elaborar diversas estratégias de recuperação para o caso de ocorrer algum desastre na empresa que cause prejuízo. Vale lembrar que tudo deve ser levado em conta e incluído no plano de Disaster Recovery.

 O que é Disaster Recovery e qual a sua importância para o seu negócio?

Como a Ascenty pode ajudar
 

Contar com profissionais capacitados e experientes no mercado para te ajudar a criar e aplicar o plano de Disaster recovery no seu negócio pode fazer toda a diferença. Afinal, nada melhor do que alguém que entende bem do assunto para garantir a eficácia da implementação do projeto de Disaster Recovery. Por isso, o foco da Ascenty é trabalhar para que seu negócio não pare jamais. 

O foco é assegurar que as operações de TI continuem funcionando mesmo em situações críticas, envolvendo um conjunto de políticas e procedimentos que permitem a recuperação total da infraestrutura de tecnologia do seu negócio. 

Deseja saber mais a respeito do assunto ou quer que a Ascenty seja uma parceira para o seu negócio? Entre em contato com um de nossos consultores, que estão preparados para te ajudar.

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online