• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Por que escolher um data center Carrier Neutral?

19/11/2019
Por que escolher um data center Carrier Neutral?

O crescimento do uso da internet e, consequentemente, o crescimento exponencial de dados digitais resultaram em um rápido aumento no número de data centers para atender às demandas das empresas de todos os portes e segmentos. 

Contudo, no mercado, existem dois tipos de data center: o Carrier Neutral e o Carrier Specific.

 Um data center Carrier Neutral permite o acesso e a interconexão entre várias operadoras diferentes, atendendo melhor o seu negócio. Já o Carrier Specific é compatível com apenas uma operadora, que controla todo acesso aos dados da empresa. Ou seja, talvez não seja tão interessante. 

Sabendo dessa principal diferença entre ambos, neste artigo nós separamos as principais vantagens que você deve levar em conta na hora de escolher um data center  Carrier Neutral em vez do Carrier Specific para a sua organização. Confira!

Data Center Carrier Neutral: O que é?

 Um data center Carrier Neutral, também conhecido como neutro, permite a interconexão entre diversas operadoras de telecomunicações e o provedor de solução colocation.

 Em relação aos data centers, mesmo que alguns deles sejam de propriedade e operados por ISPs (Internet Service Providers ou Provedores de Acesso à internet, em português), os do tipo Carrier Neutral são operados por terceiros (geralmente pela empresa fornecedora de colocation) que têm pouca ou nenhuma parte no fornecimento de serviços de acesso à internet. 

Essa é a característica que torna o data center Carrier Neutral mais interessante se comparado ao Carrier Specific. Ela incentiva a concorrência e a diversidade, já que um servidor localizado em um colocation pode contar com um provedor, com vários ou se conectar apenas à sede da empresa proprietária do servidor, por exemplo. 

Colocation: a importância para o seu negócio 

Um grande benefício da hospedagem do data center Carrier Neutral é a possibilidade de mudar o provedor de internet de acordo com a sua necessidade sem precisar mover o servidor fisicamente para outro lugar. 

Além dessa vantagem, nós listamos as outras 4 principais para quem adere à solução de Data Center Carrier Neutral. Confira a seguir.

Os benefícios de um Data Center Carrier Neutral para o seu negócio:


1.   Utilize qualquer operadora
 

As soluções de data center colocation oferecem um alto nível de controle e escalabilidade, reduzindo a necessidade de desenvolver novos projetos quando a demanda da sua empresa aumentar ou diminuir.

 Além disso, a característica de neutralidade expande ainda mais essa oportunidade de economia. Como a sua empresa é capaz de utilizar qualquer operadora em um data center Carrier Neutral, ela pode escolher aquela que oferece o melhor contrato. Ou seja, a que atenda às suas necessidades com melhor custo benefício.

2.   Vantagens competitivas: escalabilidade e flexibilidade
 

A flexibilidade para fazer alterações ágeis em sua estratégia de gerenciamento de dados é outra vantagem para quem utiliza a solução de colocation. 

O modelo que utiliza Carrier Neutral é essencial para quem deseja expandir o seu negócio. Nele, alguns comandos em uma interface ou uma ligação para a central de colocation bastam para aumentar ou diminuir a capacidade de transmissão de redes.

Toda essa escalabilidade e flexibilidade representam uma vantagem competitiva em um mercado tão acirrado. 

E essa característica é muito importante para as organizações que trabalham com processos de uso de dados que exigem acesso imediato a qualquer hora do dia, não importando o tamanho do fluxo de informações e das necessidades de seus clientes, por exemplo. 

 

3.   Mais liberdade para o seu negócio
 

Mudar em casos de emergência é muito mais fácil quando você tem várias opções disponíveis, não é verdade? Assim, a flexibilidade de se poder utilizar diferentes operadoras com base em seu data center também é um diferencial das alternativas neutras. 

Esse é um benefício que não encontramos nas alternativas Carrier Specific. 

Como os data centers Carrier Neutral não pertencem a uma operadora específica, isso também significa mais resiliência ao acesso aos dados de sua empresa.

4.   Redundância local e regional
 

Os data centers Carrier Neutral contam com redundância local e regional. Mas o que isso significa? 

Basicamente, esse termo é referente a duplicação das informações que estão armazenadas nesses data centers. 

O objetivo disso é fornecer acesso aos seus dados, caso haja falhas de hardware, danos e até mesmo desastres naturais na sede da empresa que está fornecendo a solução colocation, por exemplo. 

Esse benefício fornece aos usuários de Data Centers neutros as opções necessárias para proteger seus investimentos significativos em dados e infraestrutura virtual, mesmo que ocorra um imprevisto grave como os citados. 

Podemos perceber que trabalhar com um data center neutro de operadora oferece uma variedade de benefícios para sua organização. A Ascenty conta com data centers Carrier Neutral para que a sua empresa possa utilizar rede dela ou, se preferir, definir um provedor que atenda às suas necessidades. 

Solicite ajuda de nossos especialistas e saiba como a sua empresa pode ganhar com a adoção de data centers Carrier Neutral.

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online