COVID-19: Nossa prioridade número um é a saúde e a segurança de nossos funcionários, clientes e parceiros. Veja a declaração do nosso CEO.

  • Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Qual a relação entre a conexão do NAP e nuvem pública

02/03/2020
Qual a relação entre a conexão do NAP e nuvem pública

Em vez de ler, que tal ouvir o nosso artigo?

Para as empresas que nasceram no mundo digital, a conexão com as nuvens públicas dita o sucesso do seu trabalho e a continuidade dos seus processos. No entanto, acessar diferentes recursos de nuvens distintas é um desafio, o que limita a atuação do negócio. Por isso, é essencial entender os benefícios que o NAP (Network Access Point) traz ao seu negócio e ao seu potencial de conectividade.

Muito se fala da conectividade nos dias de hoje. A relevância do assunto é evidente: para prosperar, empresas devem estar conectadas.

E não falamos apenas de Internet.

No caso da nuvem, é a conectividade que define o que você irá ou não aproveitar dos serviços contratados, sejam eles IaaS, PaaS ou SaaS. Não por menos, segundo levantamento da Skyhigh, o número de aplicativos baseados na nuvem mais que triplicou nos últimos anos.

No entanto, nós sabemos que a interconexão nem sempre é uma opção para as organizações.

Dessa forma, as organizações não aproveitam todo potencial estratégico e operacional que todos os serviços oferecem.

E isso, nos dias de hoje, “é ouro” para os negócios.

Neste artigo, você irá entender mais sobre como a nuvem pública pode fortalecer sua empresa e também sobre a importância de se conectar com todos os recursos possíveis com o NAP. Continue a leitura para aprender mais!

Como a nuvem pública auxilia os negócios

A nuvem pública é um dos três modelos de cloud computing mais comuns no mercado.

Nela, todos os recursos, operação e infraestrutura da nuvem ficam sob responsabilidade da provedora: seja hardware, software ou mesmo suporte. Ela apenas divide o armazenamento e aplicativos entre seus clientes conforme o pacote contratado.

Um exemplo bem conhecido é o Google Drive, porém muito mais popular no seu modelo de uso pessoal.

Outro exemplo é o Microsoft Azure, plataforma de serviços da nuvem da empresa americana que é uma das líderes para uso corporativo no mundo todo.

Já a nuvem privada se trata de um modelo no qual a própria empresa é dona da sua infraestrutura de cloud computing. Ou seja, todo armazenamento e capacidade ficam à sua disposição, sendo missão dela configurar o ambiente inteiro.

A nuvem híbrida mistura um pouco das duas. Ela se aplica em casos específicos, nos quais a empresa necessita manter sua nuvem privada, mas também precisa de recursos que apenas conseguiria em uma nuvem pública.

Porém, a mais popular das opções é a nuvem pública. Segundo a Statista, somente em 2017, esse mercado movimentou US$ 130 bilhões e continua crescendo.

Colocation: a importância para o seu negócio 

O motivo está na versatilidade que ele dá às empresas, aliada a um ótimo custo x benefício.

Com uma nuvem pública, você não precisa aumentar os custos adquirindo hardware de armazenamento, nem local para montar sua infraestrutura, climatização e manutenção, por exemplo.

Tudo isso é de responsabilidade do provedor do serviço. A Ascenty, por exemplo, possui a maior infraestrutura de data centers da América Latina e está por trás de toda mão de obra do seu hardware. Tudo para que os clientes apenas se ocupem em utilizar os aplicativos, aumentar sua produtividade e crescer os seus negócios.

E quando falamos de crescimento, falamos de forma ilimitada. A nuvem pública é totalmente escalável à medida que sua empresa necessitar. Se for preciso aumentar (ou mesmo diminuir) seu pacote, é só solicitar para o provedor de nuvem ou fazer via painel de gerenciamento.

Além disso, o armazenamento da sua empresa conta com um serviço totalmente seguro contra ataques maliciosos. Afinal, é função dos provedores de nuvem reforçar a segurança do ambiente e realizar atualizações em todos os aplicativos.

NAP e Nuvem Pública: entenda a relação

Conforme sua empresa vai crescendo, existe a necessidade de criar interdependência entre nuvens públicas. Afinal de contas, há recursos variados em diferentes operadoras — e muitos deles podem ser úteis à sua operação.

Porém, os parceiros habilitados para as conexões com nuvens normalmente limitam a interconexão entre diferentes nuvens. Para tal, obrigam a empresa a adquirir um Rack, comprar um roteador e, aí sim, ofertar a interconexão.

Tudo isso resulta em mais custos e menos flexibilidade para seu negócio.

Com o NAP (Network Access Point), sua empresa dispõe de soluções e produtos altamente eficientes que podem mudar esse cenário. O NAP da Ascenty serve como um ponto de acesso à rede com alto nível de conectividade de váriasoperadoras de telecomunicações, sejam brasileiros ou internacionais, provedores de conectividade e a mais diversa gama de prestadores de serviços, o que forma um ecossistema eficiente e flexível.

Com as soluções de interconexão e a aplicação efetiva do conceito de Carrier Neutral, é possível acessar as informações de diferentes provedores de conteúdo, incluindo as de nuvem pública.

Portanto, empresas que nasceram na nuvem podem contratar as soluções contidas no NAP da Ascenty para interconectar as cinco principais nuvens públicas sem a necessidade de contratar Rack, roteador e todas as parafernálias oferecidas pelo mercado. Tudo de forma transparente, rápida e barata.

Ou seja, não é necessário ter um Rack dentro dos data centers da Ascenty para interconectar suas nuvens.

Com o NAP, a sua empresa tem acesso ilimitado à informação e se mantém na crista da evolução dos negócios. É a solução ideal para negócios que buscam se modernizar e desenvolver seu modelo de negócios, atuando de ponta a ponta com aplicativos de todo mundo.

Quer conhecer um pouco mais a fundo sobre os benefícios do NAP para interconectar nuvens públicas e como isso pode ser o diferencial na sua rotina produtiva?

Agende agora mesmo uma reunião com nossos representantes!

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online