• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Sua empresa está prevenida contra desastres?

09/05/2017
Sua empresa está prevenida contra desastres?

Sua empresa está prevenida contra desastres?

Você já analisou quais os perigos que rodam em sua empresa e como faria para sobreviver sem seus dados ou equipamentos? Sabe qual a dimensão deste desastre e qual seria o impacto em seus processos? Com certeza as perdas seriam sem precedentes e a recuperação levaria um longo tempo – podendo até levar a organização a falência.

Dependendo do porte da organização, a equipe de TI pode ser reduzida e acabar ficando sobrecarregada por um grande volume de trabalho. Uma situação assim afeta o rendimento e pode acabar ocasionando desastres.

Um plano de recuperação, conhecido como DRP (“Disaster Recovery Plan”, Plano de Recuperação de Desastres), é uma série de procedimentos que visam recuperar dados e sistemas perdidos durante um evento catastrófico provocado por acidentes naturais ou por ações criminosas.

Ter um DRP é vital para o departamento de TI e requer uma atenção especial. É importante ressaltar que tal prática é uma das muitas funções da cloud computing (computação em nuvem) e isto colabora com sua implementação rápida e eficaz.

 

Proteja-se contra os desastres
Criar um documento com os procedimentos que devem ser realizados após um desastre de qualquer nível e impacto deve envolver toda a equipe que atua no departamento. Manter a infraestrutura de TI é completamente importante e as medidas devem ser conhecidas por todos os membros para diminuir o tempo de adaptação e agilizar a recuperação dos dados ou do sistema.

Para ajudá-lo a criar um plano de ação facilmente e de acordo com as necessidades da sua organização, selecionamos os processos mais comuns e que podem fazer parte de um DRP eficiente:

Sempre proteja seus dados: esta prática consiste do uso desoftwares de backup para garantir que os dados mais importantes sejam recuperados rapidamente. Deve ser realizado em unidades externas, como hd externo, servidores locais ou serviços na nuvem. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, pois externo, por exemplo, pode ser mais fácil de carregar assim como ser frágil ou facilmente extraviado por pessoas mal-intencionadas.

Faça seu backup na nuvem: o cloud backup é uma ótima opção para guardar informações remotamente, além de ser seguro. O cloud computing é uma tecnologia com inúmeras possibilidades e aplicações. Dessa forma não é necessário ocupar servidores físicos e manter um ambiente apenas para a manutenção deles, com investimentos em uma infraestrutura que limite o acesso a pessoas autorizadas, por exemplo. Os gastos são reduzidos e a organização ainda tem a vantagem de manter os dados a salvo de quaisquer problemas que surgirem localmente.

Mantenha uma infraestrutura extra: se algum equipamento apresentar problema, tenha um a mão para substitui-lo rapidamente. Uma infraestrutura auxiliar economizará o tempo de buscar por substituições e eliminará o risco de não encontrar maquinário compatível e reconfigurações que só darão dor de cabeça para os técnicos.

Segurança da informação: tentativas de ataques e invasões físicas podem ocorrer a qualquer momento e, para isso, é importante manter o controle de acesso e permitir que somente algumas pessoas circulem pela área onde os arquivos são mantidos, caso sua empresa tenha tal estrutura. Neste caso, pode-se utilizar crachás, biometria, criptografia e outros controles de acesso.

Monitoramento: Proteger a empresa de desastres físicos ou de ameaças cibernéticas exige um constante monitoramento, recurso fundamental para a melhoria contínua da gestão de TI da empresa e da verificação da eficácia da recuperação dos dados. Processos maduros, uma tecnologia de análise adequada e a triagem correta dos profissionais que farão parte da equipe de TI são fundamentais para este processo.

 

Sentiu-se inspirado a tornar sua empresa mais segura? Conte para nossos especialistas em segurança da informação o que achou deste artigo e conheça as soluçõesque poderão apoiar o seu planejamento estratégico.

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online