• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Telecom e datacenter como aliados

30/05/2016
Telecom e datacenter como aliados

No nosso país, o cenário econômico e o mercado corporativo exigem que as organizações, sejam elas de pequeno ou grande porte, incorporem em seus processos a tecnologia para manterem uma vantagem competitiva. Por isso, o Telecom e os Data Centers passaram a ser elementos fundamentais para a continuidade da prestação dos serviços das empresas, já que controlam quase todas as atividades nos seus diversos setores. Quando seus dados críticos são transmitidos por meio de uma ótima rede corporativa, o acesso à informação torna-se muito mais rápido e seguro, o que facilita o trabalho dos funcionários e agiliza todas as atividades da organização. A seguir, veja como essas duas soluções funcionam quando aliadas e que benefícios podem gerar.

 

Data Center e Telecom. Como aliá-los?

Hoje, o mercado brasileiro de Telecom e Data Centers vive um momento de terceirização crescente. Afinal, eles são soluções ideais para aquelas empresas que buscam alta disponibilidade, menor tempo de resposta e rápida dinâmica de atualização de conteúdo. O serviço de linhas dedicadas, por exemplo, oferece soluções de transmissão de dados ponto a ponto e multiponto via fibra óptica. E através desta, o sistema de Telecom ganha uma maior capacidade de largura de banda, podendo transmitir dados numa velocidade muito maior que a dos cabos de cobre. Quando instalada corretamente, a fibra óptica garante a máxima disponibilidade para o transporte de voz, dados e outras comunicações multimídia.

Nos últimos anos, devido à introdução dos métodos de acesso com maior velocidade, o crescimento da capacidade de processamento e o aumento do porte das redes corporativas, surgiu a necessidade das empresas utilizarem Data Centers que ofereçam níveis de segurança e redundância capazes de garantir a alta disponibilidade das operações. Quando aliados, essas duas tecnologias reduzem a complexidade de administração da infraestrutura de TI e garantem a continuidade dos negócios em qualquer adversidade. Além de atender aos diversos serviços de compartilhamento de dados, eles oferecem uma excelente relação custo/benefício a longo prazo, apresentando uma enorme economia para o armazenamento e compartilhamento de grandes volumes de dados.

 

Que vantagens eles geram para a empresa?

Os serviços de hospedagem e comunicação baseados em Telecom e Data Centers apresentam grandes índices de adoção em todos os continentes, que são motivados pelo seu potencial de mercado, relação/custo benefício e, principalmente, eficiência. Mas da mesma maneira que o processo de aquisição de peças de aeronaves, a adoção dessas tecnologias também requer cuidado. Ambos os casos envolvem a contratação de fornecedores, que devem seguir as melhores normas, práticas e certificações do mercado, já que necessitam prover serviços extremamente seguros e confiáveis. Caso contrário, os negócios podem falhar em momentos críticos, ou o avião ter algum problema durante o voo e cair. Assim como o universo da aviação, o mundo corporativo também põe a segurança e eficiência econômica acima de tudo. Suponhamos que uma companhia aérea deseje construir sua aeronave por conta própria, visando economizar custos. Ela contata fornecedores de várias partes do mundo e, posteriormente, integra e monta todos os componentes. Contudo, essa situação apresenta inúmeros prejuízos para a empresa, já que cada fornecedor trabalha de uma maneira diferente e oferece preços e prazos distintos. Na prática, uma companhia aérea sempre recorre a uma empresa especializada que se responsabiliza por todo o gerenciamento de uma diversificada cadeia de fornecedores. O mesmo deve acontecer com a adoção de tecnologias, em que o gestor deve procurar uma empresa que tenha parceria com os principais fornecedores de equipamentos do mercado, o que facilita bastante a sua aquisição e garante as melhores negociações e condições de pagamento.

E você, já realizou investimentos em equipamentos de TI, tais como Telecom e Data Centers? Conte-nos como foi sua experiência ou deixe suas dúvidas nos comentários!

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online