• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

Transforme Capex em Opex

30/03/2016
Transforme Capex em Opex

Você, como um gestor inteligente, sabe a necessidade que a sua empresa possui de investir para crescer e, ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais para aumentar a rentabilidade. Talvez você possua um valor para investir, e o seu foco no momento é a infraestrutura de TI. E, como já possui uma visão inovadora, sempre procura o que há de melhor no mercado de tecnologia e que atenda às suas necessidades de negócio. Também procura um parceiro que forneça o que é necessário com um investimento justo. Ao citarmos investimentos, dois termos se destacam: Capex e Opex!

 

Capex

Capex é uma abreviação muito utilizada nos Estados Unidos, que significa Capital Expenditure e Investimento de Capital, em português, e é o dinheiro que a empresa investe para comprar toda a infraestrutura necessária para suas atividades.

 

Opex

Opex, é Operational Expenditure, que significa Despesas Operacionais, que são os gastos que a corporação tem para se manter operacional ou os gastos para manter os bens adquiridos.

Resumindo: Capex é o investimento necessário para adquirir o bem. Já Opex é o gasto para manter ou melhorar o bem adquirido.

 

Otimização dos gastos

Adquirir um bem e depois mantê-lo é algo que precisa ser analisado com o objetivo de atender a demanda e os objetivos de negócio da empresa. Muitas vezes, a melhor opção é contratar um serviço, ao contrário de montar uma infraestrutura. Ou seja, você pode pagar para usar um ativo em vez de adquiri-lo. Neste caso, você está usando a estratégia de troca do Capex pelo Opex, isto é, terceirizando, alugando ou contratando um equipamento, instalação de infraestrutura ou serviço ao invés de adquirí-lo. Dessa forma, os custos são bem menores e o financiamento é evitado.

 

Troca de Capex por Opex

Com relação aos seus gastos com infraestrutura de TI, é possível trocarmos Capex por Opex, que permite contratar toda a infraestrutura necessária dispensando o custo de montar uma própria! Quando você apenas considera o valor da compra do bem e esquece os valores para mantê-lo, está colocando a empresa em uma grande armadilha. Veja porque: Ao comprar toda a infraestrutura de TI necessária, o gestor reduz a disponibilidade financeira da empresa para alguma eventualidade que, diga-se de passagem, não é muito difícil de acontecer. Quando você terceiriza a infraestrutura, o valor que será usado é baixo, não comprometendo a saúde financeira da organização.

 

Desvalorização dos bens de informática

Os bens adquiridos, principalmente os de informática, têm uma desvalorização muito grande. No decorrer do tempo, ficam obsoletos, necessitando de upgrades e isso não é barato! Você não vai precisar se preocupar, quando contrata um serviço de infraestrutura de TI. Uma infraestrutura de TI necessita de manutenção, os profissionais de suporte técnico de TI é uma mão de obra cara, sem contar com a necessidade de treinamento frequente da equipe técnica. Deixe toda essa responsabilidade a cargo de um fornecedor de tecnologia e telecomunicações.

 

Importância do fornecedor de TI

Esses motivos, já são comprometedores para um gestor, que precisa reduzir as despesas e melhorar continuamente a produtividade da sua organização, por isso tenha um fornecedor de tecnologia que lhe dê mais força no seu negócio. Não utilize grande parte do seu capital financeiro para adquirir tecnologia que não é o seu principal negócio. Use uma pequena parte do seu capital com os serviços e a infraestrutura de um fornecedor de TI, com soluções para atender as suas necessidades.

Transforme o seu Capex em Opex, ou seja, não invista em TI própria, tenha um parceiro de tecnologia e telecomunicações.

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online