6 motivos para armazenar dados corretamente

De um tempo para cá, o volume de dados gerados em todo o planeta vem superando a quantidade de informações geradas desde o início da civilização. E com cada vez mais dispositivos inteligentes que coletam, interpretam e compartilham informações sendo desenvolvidos e disponibilizados no mercado, nem mesmo os especialistas sabem dizer ao certo o volume de dados que serão originados no decorrer dos próximos anos.

O que se tem certeza é de que boa parte desses dados será gerada pelas empresas, que passarão a analisá-los para conhecer melhor o cliente, gerir a sua jornada e personalizar a sua experiência.

Mas, mais importante do que coletar os dados é armazená-los corretamente.

Neste artigo, mostraremos seis razões pelas quais sua empresa deve armazenar as informações de clientes, atividades e processos de maneira adequada. Entenda:

1. Minimiza os riscos de perda de informações

Eventuais falhas em hardwares ou softwares podem colocar em risco a segurança dos dados da empresa. E quando elas ocorrem, acabam paralisando os processos e atividades, já que as informações são fundamentais para o bom andamento do negócio.

Daí a importância de os gestores procurarem armazenar seus dados em um local adequado, que os protejam de ataques virtuais, fraudes humanas, falhas em equipamentos e até fenômenos da natureza.

Desse modo, é possível manter a integridade dos dados, pois hoje em dia eles são um dos maiores patrimônios da empresa.

O Brasil, atualmente, é o 6° país com maior número de vazamento de dados de acordo com dados revelados pela IstoÉ. Ou seja, um terreno fértil para cibercriminosos atuarem.

Encontrar uma maneira de melhor armazenar suas informações é vital para a continuidade de suas operações.

2. Otimiza os recursos financeiros

A perda de dados também pode acarretar a perda de recursos financeiros. Isso porque, como diz o ditado, “tempo é dinheiro”. E quanto maior for o prazo que a organização passar sem seus dados também maior será o tempo em que ela permanecerá inativa. É um fato que chamamos de “downtime” ou tempo inativo que, de acordo com levantamento da Gartner, pode custar até 5.600 dólares por minuto às empresas.

Muitas empresas que não armazenaram seus dados de forma adequada já foram pegas de surpresa por um acontecimento imprevisto, que as faz ‘desligar’ completamente.

Trata-se de um problema que gera uma enorme perda de receita, como mencionamos anteriormente.

Para organizações sem tanta estrutura financeira, esse acontecimento pode ser determinante, aproximando-as de situações-risco, como até mesmo a falência.

3. Centralizar os dados da organização

Com um sistema eficiente para armazenar os dados, é possível centralizar as informações em um só ambiente, facilitando a organização de arquivos e documentos.

Assim, você pode definir níveis de acesso de acordo com a hierarquia dos funcionários, autorizando apenas colaboradores capacitados para acessar diferentes dados em diferentes níveis do sistema.

Essa é uma questão primordial em uma organização, pois permite que você integre seus sistemas de gestão e aplicações, possibilitando um fluxo de dados mais orgânico.

4. Auxilia no relacionamento com o seu cliente

Afinal, como o armazenamento de dados pode impactar no relacionamento com o cliente?

Bom, com uma estrutura organizada de informações, fica mais fácil integrar sistemas inteligentes que realizem a análise de dados. Assim, a empresa pode aproveitar os dados de consumo para, por exemplo, traçar um perfil mais exato de seus clientes.

Esse tipo de inteligência tem várias funções dentro do negócio, como no enriquecimento do trabalho dos setores de Marketing e Vendas. No caso de Marketing, entender exatamente quem é e quais as dores do seu cliente em potencial ajuda a lapidar as campanhas e ações de comunicação. Desse modo, é possível atingir um maior número de pessoas, angariando maiores números de leads, conversões e vendas, otimizando seu funil.

Já no caso de Vendas, entender melhor o cliente a partir dos dados coletados pode ajudar o time a desenvolver melhores ofertas e mesmo abordagens. Com isso, pode-se trabalhar melhor em cima de cada estágio do funil, resultando em melhores números e maior lucratividade para o negócio.

5. Auxilia na tomada de decisão ágil

Hoje, uma empresa deve ter um processo de tomada de decisão confiável, ágil e calcado em dados concretos. Com um bom armazenamento de dados, é possível unir de forma mais orgânica um maior número de informações concretas.

Com sistemas de gestão e mais práticas de Business Intelligence em prática, as empresas estão cada vez mais atentas às oportunidades do mercado — tanto internas, quanto externas.

Tudo isso é possível ao investir em tecnologias que organizem o armazenamento de dados, de modo que toda tomada de decisão seja mais assertiva. Especialmente se falamos da nuvem, em que os dados são centralizados em uma infraestrutura de acesso remoto, o que torna as operações ainda mais flexíveis.

6. Aumenta a produtividade geral da empresa

Se armazenados adequadamente, os dados podem facilitar o trabalho da equipe e simplificar a forma como os gestores conduzem o seu negócio, o que pode aumentar a produtividade da empresa.

O armazenamento otimizado de informações sobre produção, operações com clientes e fornecedores, vendas, recursos humanos, marketing e finanças também podem acelerar as atividades e processos e agilizar as tomadas de decisões pelos responsáveis.

Esta agilidade é muito importante, principalmente, para aquelas organizações que utilizam o Big Data, uma ferramenta que cruza e direciona grandes volumes de dados com o intuito de ajudar os gestores a entenderem e preverem o comportamento e as percepções de seus clientes.

E com as ferramentas certas, os responsáveis podem acompanhar e medir a produtividade de cada atividade da empresa, a qualquer hora, em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo móvel.

A importância da terceirização do armazenamento de dados

A maioria das empresas da atualidade possui algum tipo de sistema para armazenar e compartilhar dados.

Aquelas que optam por utilizar uma infraestrutura interna costumam enfrentar diversos desafios, como gerenciar um grande volume de dados gerados, solucionar problemas com softwares e hardwares e isso leva a constantes reclamações dos usuários.

Essas questões acabam fazendo com que os gestores desperdicem seu precioso tempo na tentativa de resolvê-las, enquanto poderiam estar se concentrando em atividades mais importantes, que realmente contribuam para o sucesso do negócio.

Isto sem contar os esforços que os profissionais de TI demandam para realizar manutenções na infraestrutura e os grandes investimentos necessários para mantê-la.

Lidar com todos esses desafios pode gerar, com certeza, uma grande dor de cabeça.

Mas, felizmente, a indústria da tecnologia já encontrou algumas alternativas para diminuir os impactos, uma delas é a terceirização do armazenamento de dados por meio da Cloud Computing.

Organizações que adotam esta tecnologia conseguem armazenar as informações, atividades e processos de forma correta e contar com todos os benefícios proporcionados por ela.

Benefícios de armazenar informações na nuvem

Com as plataformas de Cloud Computing, fica mais fácil armazenar corretamente as informações da empresa e fazê-la crescer rapidamente no mercado. A seguir, mostraremos alguns benefícios que essa tecnologia pode proporcionar:

Aumenta a segurança dos dados

Com a Nuvem, a empresa passa a contar com recursos computacionais remotos, que protegem seus dados caso ela passe por situações de falha de algum dispositivo ou sistema.

E caso um desastre venha a ocorrer, a empresa pode recuperar as suas informações rapidamente, já que os fornecedores que possuem uma boa governança de TI são aptos a lidarem com essas situações.

Reduz custos

A Computação em Nuvem proporciona economia de várias maneiras. Como os servidores são virtuais, a empresa não precisa adquirir um parque tecnológico com computadores e dispositivos, nem arcar com custos de eletricidade e refrigeração.

Esses são valores consideráveis dentro do orçamento de um negócio, bem como tomam tempo e exigem que a empresa infle sua equipe de suporte, o que maximiza os gastos com salários e benefícios, por exemplo.

Além disso, seus gestores não precisam se preocupar com a compra de atualizações de softwares e com a contratação de serviços de suporte, nem estimar possíveis crescimentos, o crescimento pode ser contratado conforme a demanda.

Melhora a flexibilidade da empresa

A Nuvem é totalmente flexível às necessidades da empresa. Isto significa que a capacidade dos recursos computacionais pode ser aumentada, de acordo com a demanda de negócios.

Este benefício é interessante, principalmente, para aquelas empresas que lidam com demandas sazonais, pois as permite garantir a eficiência de seus serviços mesmo em momentos de pico.
E você, gostou de aprender mais sobre a necessidade de armazenar os dados corretamente?

Esperamos que esse conteúdo possa contextualizar você e seu negócio sobre o quão relevante é investir em armazenamento eficiente para as informações do seu negócio.

Para continuar aprendendo sobre o mundo da tecnologia, data centers e inovações de negócios, continue de olho no blog da Ascenty!