A importância de um planejamento para continuidade de negócios

Qualquer organização, independentemente do porte ou segmento de atuação, corre o risco de sofrer situações adversas que podem atrapalhar as operações. Estas instabilidades podem surgir a qualquer momento e serem motivadas por problemas técnicos ou desastres naturais.

Conforme estudo da ICTS Protiviti, realizado em 2016, sobre os maiores riscos enfrentados pelos executivos, os ataques cibernéticos são a terceira maior preocupação. Para reverter estas atribulações você pode implementar umPlano de Continuidade de Negócios (PCN) – também conhecido como Business Continuity Planning. Ele funciona como um conjunto de planos de ação e estratégias preventivos para garantir o funcionamento dos serviços essenciais, enquanto não são plenamente normalizados.

Sistemas invadidos podem resultar em perdas e gerar fraudes e prejuízos financeiros. A sobrevivência do negócio e a credibilidade da empresa precisam de uma estratégia que as mantenha íntegras. Ao optar por um PCN, a organização consegue vencer momentos difíceis, demonstrar uma visão abrangente de seus negócios e oferecer segurança aos seus clientes.

Não deixe para depois
Manter um Plano de Continuidade de Negócios determinará a sobrevivência da organização. Esta postura norteará a manutenção dos serviços e estabelecerá uma boa imagem entre os clientes que a empresa já conquistou e atrairá novos. Com uma abordagem concentrada unicamente sob responsabilidade do departamento de TI, os custos para resolver problemas e “apagar incêndios” serão ainda mais imprevisíveis.

Não existe um PCN sem apoio da gestão e isto é reflexo do momento atual das empresas, que visa a integração e o desenvolvimento contínuo. Hoje, dependemos muito de serviços de tecnologia, por isso é necessário manter os serviços em caso de interrupções graves para não perder todo o trabalho realizado.

Não faltam medidas e opções para manter a integridade dos dados. Fazer backups dos arquivos é de extrema importância para manter os arquivos. Neste ponto, é interessante optar pela Cloud Computing e utilizar o armazenamento em nuvem.

Como conquistar eficiência
Um PCN é influenciado pelo tipo de empreendimento da organização e deve se adequar a ele e às suas particularidades para ser efetivo e empregado com a agilidade exigida pela situação. Assim, é importante cumprir três condições essenciais: Análise de risco, Análise de Impacto e Planejamento Estratégico. Além disso, deve-se estruturar o PCN em quatro subplanos:

  • Plano de Administração ou Gerenciamento de Crises (PAC): delimita funções e responsabilidades, antes durante e após a ocorrência.
  • Plano de Continuidade Operacional (PCO): reestabelece as principais operações, reduzindo o tempo de queda e os impactos provocados por um eventual incidente.
  • Plano de Recuperação de Desastres (PRD): planejamento para retomar as atividades após o PCO.
  • Plano de Contingência (Emergência): se tudo mais falhar, define as necessidades e ações imediatas, mas deve ser utilizado em último caso.

Mantenha o plano atualizado
O Plano de Continuidade do Negócio acaba por se tornar estático, sendo revisitado apenas no momento da emergência, na correria. Por isso, suas diretrizes devem ser revisadas periodicamente para que nenhuma informação nova se perca.

Para a maturidade do plano é preciso que o modelo de governança seja reforçado e que todos os gestores, executivos e colaboradores se envolvam. Cada integrante da organização deve ser um agente que atua para o fortalecimento do PCN. Mapeando todas as informações, sistemas e riscos, será possível completar um planejamento estratégico que elimine imprevistos.

Trabalhar em conjunto resultará na continuidade dos negócios, o que interessa a todos os integrantes do time.

Gostou deste artigo? Entre em contato conosco e compartilhe seus insights. Além disso, você pode conhecer soluções de segurança da informação para proteger seus negócios.