A Inteligência Artificial na Era da Internet das Coisas

As organizações têm aberto cada vez mais espaço para a tecnologia em suas estratégias por perceberem o quanto isto é essencial para a condução dos negócios. O volume de informações cresce e gerenciar seus bancos de dados é uma tarefa que exige algo que vai além da infraestrutura e equipamentos.

O novo cenário dos departamentos de TI provoca novos desafios ao gestor de segurança de informação. Os gestores precisam lidar com administradores, proprietários das empresas, executivos, colegas e clientes. Cercado de muita pressão, este profissional deve garantir que tudo funcione em perfeito estado, agilidade e sincronia. A infraestrutura e segurança são colocadas a prova todos os dias.

AIoT: entenda mais sobre esse termo de Inteligência Artificial das Coisas

AIoT consiste na combinação da Inteligência Artificial (IA) com a Internet das Coisas (IoT), sendo uma tecnologia que tem o objetivo de coletar os dados gerados por dispositivos controlados pela IoT — como equipamentos de monitoramento — e utilização de sistemas de IA para analisar as informações colhidas.

Os sensores de IoT recebem um grande volume de dados que serão de difícil análise pelos gestores do negócio sem o uso da IA, já que há uma gigante quantidade de informações cruas.

Com a aplicação de uma solução inteligente que analisa imediatamente padrões, fenômenos, tendências, entre outros fatores, as operações poderão se tornar mais eficientes. Os gestores terão em mãos relatórios completos e transparentes prontos, além de terem acesso a esses documentos de forma mais fácil e rápida.

Esse aspecto se torna ainda mais relevante com a maior popularização de tecnologias como 5G, Blockchain, Realidade Aumentada, computação em borda e outras tendências que expandirão ainda mais a coleta de dados pelo IoT. Portanto, A união desses conceitos tornará possível o desenvolvimento soluções mais inteligentes e sensíveis para variados ramos, como indústrias, saúde, agronegócio, cidades, mobilidade, entre outros.

É uma inovação com crescente investimento no mercado

Saiba que AIoT não é um conceito distante, mas uma realidade cujo investimento está aumentando a cada ano. Pesquisas mostram que o mercado global de AIoT vai crescer 39,1% até 2027, alcançando o US$ 83,6 bilhões. Quanto ao mercado de soluções IoT, seu valor atingirá US$ 9,13 bilhões até 20227.

Outro dado relevante é que as empresas que produzem análises detalhadas, relatórios gerenciais e infográficos também expandiram os investimentos em IoT em 82% nos últimos anos. Esse relatório ainda mostra que 47% dos empresários continuaram investindo nessa área durante o período de pandemia, revelando a importância desse assunto.

Exemplos de utilização da AIoT no campo prático

As possibilidades que a AIoT traz são excepcionalmente amplas, podendo criar inúmeras novas funcionalidades e inovações. Veja a seguir alguns exemplos de conceitos e aplicações que já estão sendo colocadas em prática.

Casas inteligentes

Quando aplicada nos aparelhos de uma residência, a tecnologia pode aprender com as interações e respostas humanas. Esse aprendizado permite que a IA automatize alguns aspectos da casa e aprimore cada vez mais a rotina das pessoas que vivem nela.

Câmeras de reconhecimento facial

Câmeras com IA habilitada podem ser instaladas para detectar automaticamente eventuais perdas, reconhecer o rosto de suspeitos e notificar a empresa imediatamente caso eles saiam do estabelecimento sem escaneá-lo. Essa é uma prática que foi já implementada em mais de mil lojas da Walmart para aumentar a segurança e minimizar perdas.

Sensores de análise de comportamento

Sensores podem monitorar o comportamento de clientes para encontrar o que chama sua atenção, horários que realizam mais compras, aspectos visuais que chamam mais atenção etc. A partir dessas informações, empresas são capazes gerenciar suas rotinas para melhor atender as necessidades dos clientes e maximizar suas vendas.

Aprimoramento de robôs AGVs

Veículos Guiados Autônomos (AGVs ou Automared Guided Vehicles) são instrumentos tecnológicos usados para transportar itens em armazéns, centros de distribuição (CD) e outros ambientes industriais. No entanto, esses robôs não têm autonomia para decidir e ficam imóveis quando encontram algum obstáculo, por exemplo.

Com a aplicação da AIoT, os robôs coletarão dados do ambiente, analisarão as informações e tomarão as melhores decisões por conta própria, maximizando a eficiência, as operações e os resultados do negócio.

A tecnologia traz novas responsabilidades

A tecnologia é protagonista devido a sua capacidade de promover eficiência e produtividade, o que resulta no aumento dos lucros. A melhoria nos processos que proporciona e incentiva a necessidade de manter um gestor dedicado. Hoje este profissional não se restringe apenas a coordenar técnicos, mas ele faz parte dos círculos de diretores e sua opinião tem muito peso em decisões estratégicas das organizações.

Agora faz parte do escopo deste cargo ter contato com fornecedores e clientes, decidir sobre orçamentos, mensurar resultados técnicos, cumprir metas e entregar resultados, entre outras atividades administrativas. Esta nova abordagem é apoiada por facilidades proporcionadas pela própria tecnologia como a cloud computing, big data e soluções mobile.

Antes era necessário ir ao escritório para operar sistemas e trabalhar. Com estas soluções há mobilidade e os gestores podem trabalhar onde quer que estejam, contanto que tenham acesso a um sinal de internet. O trabalho à distância é uma realidade e gestores podem fazer uso disso e gerenciar seu setor enquanto estão em uma reunião de relacionamento com os clientes da empresa, por exemplo.

Pressão: uma única falha pode abalar tudo

Diversos desafios pressionam o gestor, mas em especial qualquer ataque que possa quebrar mecanismos de segurança. Eles devem conhecer e manter as soluções em perfeito funcionamento, além de detectar a origem e neutralizar quaisquer perigos. Uma só falha pode destruir todo o planejamento!

Mesmo com o uso de ferramentas de proteção, como antivírus, firewalls e outras soluções de segurança, falhas podem surgir, ainda mais empresas que fazem uso de sistemas publicados na web. É papel do gestor prevenir ameaças e analisar ataques. Seu trabalho deve ser realizado com excelência para evitar que surjam brechas a serem exploradas por hackers e crackers.

Outra função importante é saber como “catequizar” os colaboradores e colegas sobre a Política de Segurança da Informação da empresa. Por isso, ele deve conscientizar a todos sobre os exercícios de suas funções dentro da organização e o que pode ser considerado abusivo.

Neste caso, é importante que os colaboradores saibam que utilizar dispositivos não autorizados, por exemplo, pode trazer danos ao sistema. Além disso, pode ocorrer extravio de informações importantes e criar oportunidades para fraudes. O resultado disso pode ser sem precedente.

Mantenha-se atualizado

Há um grande aumento de ameaças aos sistemas e banco de dados ao mesmo tempo que as soluções se multiplicam. Conhecer as opções do mercado garante o sucesso em casos de ataques e invasões. Uma resposta rápida definirá o quão eficiente será a estratégia de reparo de danos causados por estes problemas.

Estes desafios são vencidos facilmente se o gestor é bem-preparado. Por isso, é importante, além da formação acadêmica, investir em especializações em uma área específica, como a de segurança. Manter-se informado sobre o mercado é outra forma de ser um profissional completo. Para isso, busque sempre publicações do setor, registre-se em fóruns e participe de eventos.

Você se identificou com as situações que abordamos? Confira o nosso blog e encontre conteúdos que possam ajudá-lo.