Já ouviu falar sobre o conceito BYOD? Saiba mais

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) provocou mudanças significativas no mercado de trabalho no Brasil e no mundo. Muitas empresas passaram a adotar o home office como regra para evitar quedas acentuadas de produtividade e preservar a saúde dos empregados. Esse cenário também consolidou o conceito de BYOD – Bring Your Own Device.

Isso fez com que os colaboradores passassem a utilizar os dispositivos pessoais para resolver demandas profissionais. Um dos aspectos positivos dessa mudança abrange a questão da mobilidade corporativa, que permite aos colaboradores executar as tarefas com mais eficiência.

Neste artigo, vamos destacar como o BYOD está sendo empregado, com o intuito de ajudar você a seguir essa nova tendência de forma correta e prática. Confira!

BYOD: o que é?

Essa ação consiste no uso de aparelhos eletrônicos individuais (notebooks, tablets, smartphones etc.) para a realização de diversas atividades profissionais, como reuniões, prospecção de clientes, entre outras tarefas corporativas.

O conceito surgiu no final da primeira década deste século e foi rapidamente incorporado por empresas de diversos segmentos. Um dos motivos é que essa ação ajuda não apenas a reduzir gastos com equipamentos, mas também propicia aos funcionários mais liberdade no dia a dia.

Dependendo da situação, os dispositivos usados pelos colaboradores apresentam um rendimento melhor do que os fornecidos pela empresa. Esse é um fator que tornou essa prática muito atraente para o mundo corporativo. Afinal, aliar produtividade com comodidade e diminuição de despesas não é uma tarefa simples. 

As vantagens que a adoção do BYOD traz ao seu negócio

Há muitos benefícios em se investir no BYOD em curto prazo. Com o objetivo de tornar isso mais visível para você, vamos especificar as principais vantagens de adotar essa prática no mundo corporativo. Acompanhe!

Traz mais mobilidade

Com a expansão das redes sem fio e do mercado de dispositivos móveis, uma empresa não pode ficar restrita ao próprio escritório para interagir com o público-alvo. Afinal, é preciso oferecer respostas cada vez mais rápidas para os consumidores. Do contrário, o risco de perder espaço para os concorrentes é enorme.

Essa conjuntura criou um ambiente favorável para o BYOD, porque esse conceito se pauta principalmente pela mobilidade, que propicia aos colaboradores resolverem as demandas de forma mais prática, caso contem com equipamentos conectados à internet.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, é muito ruim quando um cliente ouve de um funcionário que não pode resolver uma situação no momento, porque ele não está na sede da empresa, por exemplo. Com mais mobilidade corporativa, esse problema se torna apenas uma lembrança do passado.

Resulta em colaboradores mais satisfeitos

À medida que uma empresa proporciona mais liberdade para os funcionários executarem as demandas, maiores são as possibilidades de eles estarem mais satisfeitos com o modelo de trabalho adotado.

Isso é fundamental para haver um maior engajamento com os valores e as metas organizacionais. Esse cenário é mais um aspecto que justifica as corporações considerarem o BYOD uma excelente prática.

Contar com profissionais mais dispostos e felizes não é uma missão simples, mas a flexibilidade para executar as tarefas contribui bastante para a equipe estar mais envolvida com os objetivos da empresa.

O bem-estar dos funcionários não pode ser ignorado em hipótese alguma pelos gestores. A qualidade de vida tem um grande impacto na performance dos colaboradores e no rendimento corporativo.

Aumenta a produtividade 

Já pensou se um colaborador da sua empresa não puder encaminhar um orçamento para o cliente, por não ter acesso à rede corporativa em casa? Sem dúvida, é uma situação que atrapalha o rendimento da equipe e deixa, em muitos casos, o cliente em potencial frustrado.

Com o BYOD e a computação em nuvem a favor do seu negócio, essa situação será apenas uma lembrança de um passado distante. Inegavelmente, apostar na tecnologia é o melhor caminho para a sua equipe ser mais dinâmica e produtiva.

Resolver as demandas de forma prática e ágil é essencial para uma empresa ser reconhecida pelo público-alvo por ser capaz de disponibilizar serviços de alto nível. Esse fator mostra como é importante dar liberdade para os funcionários adotarem dispositivos pessoais na rotina profissional.

Resulta em economia para a empresa 

Em um cenário de escassez de recursos financeiros, encontrar alternativas para economizar e manter o padrão de qualidade dos trabalhos é uma questão de sobrevivência. Por isso, muitas companhias estão adotando o BYOD para diminuir despesas com equipamentos eletrônicos.

Dessa forma, é possível economizar com a aquisição e a manutenção de dispositivos. Além disso, a empresa reduz o risco de comprar itens que podem não corresponder às expectativas dos empregados.

À medida que uma corporação tem um orçamento menos comprometido com demandas de cunho operacional, maiores são as possibilidades de investir em ações estratégicas e controles que vão ajudar a marca a alcançar resultados mais expressivos.

Como fica a questão de segurança com a adoção do BYOD?

É muito bom proporcionar mais mobilidade aos funcionários e elevar a produtividade. Por outro lado, a utilização do BYOD deve ser pautada em um aspecto cada vez mais relevante na conjuntura atual: a segurança da informação.

O vazamento ou o roubo de informações provoca sérios prejuízos financeiros e de imagem. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estão previstas multas que podem ser de R$ 50 milhões ou chegar a até 2% do faturamento bruto anual de uma empresa.

Assim, é crucial que uma empresa adote uma série de procedimentos para minimizar os riscos. Um deles é contar com sistemas atualizados. Outra medida relevante é conscientizar os empregados sobre boas práticas de segurança, como não clicar em links suspeitos, não fazer o download de programas de origem duvidosa e utilizar antivírus recomendados pela companhia.

Também é fundamental que a empresa conte com um provedor de computação na nuvem que adote procedimentos que minimizem os riscos de incidentes de segurança. Dessa forma, torna-se mais simples a adoção do BYOD, o que é crucial para essa iniciativa oferecer bons resultados em curto prazo.

É muito importante que haja bastante critério na escolha do fornecedor de cloud computing. Uma opção equivocada pode gerar problemas que dificilmente serão resolvidos de maneira rápida.

Se pretende implantar ou expandir o BYOD de forma estratégica, agende uma reunião conosco agora mesmo. Com certeza, temos as melhores soluções de conectividade, interconexão e Data Center para permitir que seu negócio tenha aderência aos mais altos padrões do mercado global.!