Entenda a importância de se contar com um parceiro com a Certificação ISO 14.001

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Hoje, é essencial para as empresas estarem em completa conformidade com a certificação ISO 14.001. Os efeitos positivos que isso pode ter no meio ambiente são enormes. No entanto, muito mais do que a sua empresa, você deve garantir que seus fornecedores também estejam em conformidade.

Afinal, esses efeitos podem ser anulados se os seus parceiros comerciais — ou melhor, todo seu supply chain — não seguir as boas práticas ou não estiverem habilitados com a certificação ISO 14.001.

Neste conteúdo, vamos explicar mais sobre o assunto, explicando o que é essa certificação, quais os benefícios dela para sua empresa, porque seu parceiro deve ser certificado e mais. Confira!

Certificação ISO 14.001: conheça mais sobre o assunto

A certificação ISO 14.001 é uma norma reconhecida internacionalmente que define às empresas os requisitos necessários para consolidar um sistema de gestão ambiental.

Esse sistema, também chamado de EMS ou Environmental Management System, permite que uma empresa minimize seu impacto no meio ambiente, otimizando seus resultados ambientais por meio de uma estrutura que ajuda a identificar riscos ambientais, bem como áreas em que uma organização pode consolidar seus esforços para se tornar mais ecologicamente correta.O certificado ISO é desenvolvido pela Organização Internacional de Padronização (ISO), a maior desenvolvedora mundial de Padrões Internacionais voluntários.

Suas normas oferecem boas práticas e soluções para quase todos os tipos de negócios, ajudando empresas e organizações a aumentar o desempenho enquanto protegem os consumidores e o planeta.

Seus padrões são extremamente populares, como o ISO 9001 de qualidade e o ISO 27001 de segurança da informação — muito embora não seja essa organização que ofereça os certificados, mas as instituições habilitadas para isto.

Esses certificados visam quebrar as barreiras ao comércio internacional.

Quais são os objetivos da ISO 14.001?

Na prática, no entanto, a intenção da certificação ISO 14.001 é definir as bases para que as empresas forneçam evidências objetivas que mostrem como elas estão em compliance com os objetivos, diretrizes, normas e leis ambientais.

O objetivo da ISO 14.001 é criar um sistema de gestão ambiental capaz de:

  • Melhorar continuamente seu desempenho ambiental;
  • Identificar e controlar o impacto ambiental de suas atividades, produtos e serviços;
  • Implementar uma abordagem sistemática para definir objetivos e metas ambientais, bem como para alcançar esses objetivos e para demonstrar que foram alcançados.

Vale também lembrar que o padrão ISO 14.001 exige que uma organização implemente uma série de práticas e procedimentos que resultam em um sistema de gestão ambiental eficaz.

Ou seja, o ISO 14.001 não é uma norma técnica e não substitui os requisitos especificados por leis ou regulamentos, mas um padrão comercial internacionalmente reconhecido.

Esse é um dos motivos pelos quais o ISO 14.001 está se tornando ainda mais importante, especialmente em uma época em que as preocupações ambientais só aumentam.

Por isso, o objetivo da certificação ISO 14.001 é adequar as empresas a essas demandas. É necessário se ambientar às novas necessidades, bem como às expectativas dos seus clientes e às novas regras dos órgãos reguladores.

Hoje, as empresas devem se mostrar sustentáveis e ambientalmente conscientes, de modo que suas atividades — e as daqueles com as quais sua empresa negocia — não prejudiquem o meio ambiente.

Entenda os benefícios dessa certificação para a sua empresa

Certificar as operações de uma empresa com o ISO 14.001 mostra aos seus clientes, fornecedores e partes interessadas que você está comprometido em ser uma organização ambientalmente sustentável.

Isso, é claro, se repete ao longo de sua cadeia de suprimentos: ou seja, não concerne apenas seu negócio, mas os negócios com os quais você fecha parcerias e, por fim, seus clientes!

Adequar-se à certificação ISO 14.001 pode inspirar o aumento das vendas e permitir que seu negócio entre em compliance com as mais complexas normas regulatórias.

Na prática, falamos de benefícios como:

  • Entrar em conformidade com os requisitos legais e regulamentares atuais (e futuros);
  • Atingir objetivos estratégicos, incorporando questões ambientais à gestão empresarial;
  • Melhorar a reputação da empresa e a confiança dos parceiros comerciais por meio de comunicação estratégica;
  • Aumentar o envolvimento da liderança e o engajamento dos funcionários nas ações e projetos em prol da sustentabilidade;
  • Fornecer uma vantagem competitiva e financeira por meio de uma gestão de processos energeticamente eficiente, bem como custos reduzidos;
  • Incentivar um melhor desempenho ambiental não apenas da sua empresa, mas de seus fornecedores, integrando-os às boas práticas implementadas.

A importância de se contar com um parceiro certificado 

Contar com um sistema de gestão ambiente é crucial para o seu negócio, mas negociar com fornecedores certificados pode significar o próximo passo para o seu negócio.

Primeiro, pois é uma forma de incentivar e contribuir com o desenvolvimento sustentável não apenas da sua empresa ou de seus parceiros comerciais, mas de toda supply chain da organização.

Trata-se de uma exigência que modifica toda uma cultura operacional e estratégica, que passa a olhar para o meio ambiente com outros olhos.

Além disso, é uma forma de reduzir custos (como com o uso de energia renovável e/ou economia na utilização de água), entrar em compliance com as normas e legislações relacionadas e de maximizar as chances de investimento.

Isto é, hoje, esse é um dos princípios ESG (Environmental, Social and Governance), que guia as decisões de investidores e fundos de investimento que buscam por empresas comprometidas com causas além das metas financeiras.

Um exemplo é a Ascenty e seu investimento em tecnologia sustentável. Além de possuir a certificação 14.001, a Ascenty investe pesado em sustentabilidade em sua operação — seja para manter seus data centers, como para transformar a cultura operacional do negócio.

Além disso, a Ascenty conta com a certificação ISO 50.001, que atesta sua eficiência em gestão energética.

Gostou de aprender mais sobre a certificação ISO 14.001 e sua importância, bem como por que você deve encontrar parceiros certificados? Entenda tudo que a Ascenty, certificada no ISO 14.001, pode oferecer à sua empresa, converse com nossos especialistas!