Certificação PCI DSS: qual a sua importância para o setor financeiro

Cuidar dos dados é uma obrigação das empresas de hoje. Uma necessidade que, a cada dia, se torna maior. Em alguns setores, como o financeiro, esse é um tema ainda mais relevante. Afinal, são dados e informações sensíveis e de demasiada importância. É para garantir esse nível elevado de proteção que existe a Certificação PCI DSS.

Você conhece essa certificação?

Para o setor financeiro, ela é essencial em vários níveis: envolve e alinha todos os envolvidos no trânsito de dados bancários de pessoas. Ou seja, todas as empresas no intermédio entre um consumidor e sua compra, seja presencial ou online.

Hoje, a Certificação PCI DSS possui importância ímpar no cenário mundial. Que tal entender mais sobre ela, seus requisitos e sua importância? Continue na leitura!

Certificação PCI DSS: o que é?

A Certificação PCI DSS (do inglês: Payment Card Industry – Data Security Standard) é um padrão de mercado para assegurar o uso de cartões de crédito. Dessa forma, a Certificação PCI DSS nada mais é que uma norma internacional que visa estabelecer boas práticas e regras padronizadas acerca das operações com cartões.

É um padrão de segurança que deve ser seguido e que, de tempos em tempos é auditado. A Certificação PDI CSS é aplicável tanto em situações de pagamento presencial ou digital.

Essa certificação foi desenvolvida pela Payment Card Industry Security Standards Council, uma espécie de associação de operadoras gigantes (como Mastercard, Visa, American Express, entre outras empresas).

O objetivo é de avaliar as condições de segurança para estabelecer um terreno minimamente seguro para que seus cartões (e, portanto, os dados de seus clientes) sejam usados.

Quais os requisitos para uma empresa obter a certificação PCI DSS?

A Certificação PCI DSS possui alguns requisitos predefinidos para estabelecer o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão. São 12 deles, divididos em 6 objetivos. Confira na tabela:

Esses requisitos são aplicáveis em uma escala bastante ampla dentro do setor financeiro. Dessa forma, todas as empresas que participam do processamento dos dados de cartões de crédito devem seguir essas normas.

Quer saber quais as áreas dessas empresas? Veja só:

Esses últimos são incluídos pois podem estar envolvidos no processo de transmissão, processamento ou armazenamento de um número de cartão de durante uma transação comercial. Portanto, para que o processamento correto do número de cartão de crédito aconteça, é preciso seguir esses requisitos!

Qual a importância de se contar com um parceiro certificado PCI DSS

Para um e-commerce, a procura de um bom processador de pagamentos começa pela identificação da Certificação PCI DSS. Esse conjunto de requisitos constitui uma camada básico (e esperada) de segurança que todas as lojas e comércios contam. É o mínimo para que elas possam vender com segurança e para que o comprador gaste com tranquilidade.

Se a sua empresa trabalha no setor financeiro, em alguma das camadas envolvidas nesse processo, contar com parceiros certificados PCI DSS é uma garantia incrível. No entanto, não é porque a certificação é popular que ela é seguida. E isso pode gerar uma série de problemas e desconfianças.

Na verdade, o estudo “2020 Payment Security Report” da Verizon recolheu alguns dados alarmantes. Cerca de apenas 27,8% das empresas foram capazes de manter o compliance com as normas da Certificação PCI DSS em 2020. É uma queda de 8,8% se comparado a 2019.

Ou seja, um sinal claro de que muitas empresas ainda não se alinharam às normas de segurança vigentes e exigidas. Isso pode lhe dizer, que, entre outras coisas, essas empresas não estão seguindo outras normas, como a própria LGPD.

No entanto, sua empresa sabe: com parceiras que não se comprometem com a segurança dos seus dados, fica difícil crescer e se expandir. Por isso, na hora de escolher uma empresa parceira, procure aquela com a Certificação PCI DSS!

A Ascenty, maior empresa de data centers da América Latina, possui a certificação PCI DSS!

Com sua infraestrutura ampla, acaba atendendo grandes players do mercado financeiro. O nível de demanda é alto e a necessidade de segurança para realizar cada transação é altíssima. Por isso, a empresa investe em blindagem para que seus clientes operem com tranquilidade.

Quer saber mais sobre como Ascenty pode ajudar sua empresa a se destacar e crescer — com máxima segurança? Converse com um de nossos especialistas!