Colocation: a importância para o seu negócio

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Lidar com muitos dados, arquivos e aplicações é uma realidade à qual as empresas precisam se adaptar se quiserem continuar crescendo. Em meio ao crescimento exponencial de dados vivido nos últimos anos, cresce também a importância do Data Center utilizado para hospedagem dos serviços de TI críticos, denominado como ambiente de Colocation.

Nesse método de terceirização, uma empresa contrata um fornecedor especializado em infraestrutura que passa a hospedar os equipamentos de TI dentro de estruturas robustas, seguras e ininterruptas, os Data Centers. É impossível negar a importância do Colocation para as empresas que querem expandir com flexibilidade e economia. Entenda!

Como o Colocation funciona?

O Colocation, também conhecido como housing, é um método de terceirização de Data Centers em que a infraestrutura da empresa é abrigada nas dependências do fornecedor. Em vez de ter um espaço físico na sua empresa dedicado aos Data Centers, a sua empresa passa a usar o espaço do fornecedor.

Colocation pode ser contratado em diversas modalidades. Por exemplo, é possível alugar uma área que será ocupada apenas pelo Data Center da sua empresa. Essa área fica isolada do restante da infraestrutura do fornecedor, segura e completamente dedicada à sua empresa.

Outra opção no Colocation é contratar um Rack que é instalado em uma sala comum a outros clientes, porém com alto nível de segurança, controle e qualidade, o que garante que apenas sua equipe tenha acesso aos seus equipamentos. 

Qual a importância do Colocation para expansão do data center da sua empresa?


Você provavelmente já tem uma ideia dos altos custos envolvidos na construção, manutenção, segurança, expansão e modernização de Data Centers. Além do alto investimento inicial, estão envolvidos custos com energia e com profissionais experientes.

Há, ainda, a necessidade de reinvestir para manter o Data Center em dia com as tecnologias mais avançadas. Também é preciso de um espaço físico na sua empresa, seguro e preparado para receber um Data Center.

Se o seu negócio necessita desse espaço físico, esses custos só se multiplicam. Além do aspecto financeiro, existe a necessidade de gerenciar todos esses fatores. Por todos esses obstáculos, o crescimento de uma empresa, muitas vezes, esbarra nas limitações do Data Center.

É nesse cenário que a importância do Colocation fica evidente. Ao optar pela terceirização de Data Centers nesse modelo, a sua empresa tem liberdade para crescer sem limites e de forma organizada. Ou seja, se for necessário mais espaço, basta acionar o fornecedor e seu Data Center será expandido rapidamente.

Sempre que a expansão for necessária, você não precisará dispor de um alto investimento inicial, podendo diluir os custos ao longo dos meses. A manutenção e a modernização também ficam por conta do fornecedor — ou seja, é muito menos trabalhoso para você.

Você não precisará expandir o espaço físico na sua empresa nem contratar mais pessoal para cuidar da nova área do Data Center. Por isso, se a sua empresa tem um plano de crescimento e vai precisar expandir nos próximos meses ou anos, o Colocation é a melhor opção para garantir a escalabilidade rápida e econômica.

Como fica a segurança no Colocation?

Segurança da informação é um item crítico em todos os ambientes, e com os Data Centers não seria diferente. Eles armazenam tudo que há de importante na sua empresa e precisam estar devidamente protegidos.

Com o Colocation, a segurança física é garantida pelo fornecedor. Proteção contra acesso de pessoas não autorizadas e uma estratégia de disaster recovery pode ser parte das soluções oferecidas pelo provedor de Colocation.

Quais são os outros benefícios do Colocation para seu negócio?

A escalabilidade e a segurança já são pontos que pesam bastante a favor do Colocation. Porém, as vantagens não param por aí. Veja outros benefícios que reforçam a importância do Colocation para o seu negócio!

Redução de custos

Por terem os Data Centers como atividade principal do negócio, os fornecedores de Colocation conseguem oferecer preços muito mais atrativos. Eles já têm toda a infraestrutura de conexão, equipamentos, refrigeração, além de equipe especializada para cuidar dos Data Centers.

Assim, o custo do Colocation é mais baixo do que o custo de manter um Data Center próprio dentro da empresa.

Suporte

O suporte 24/7 geralmente faz parte do SLA (Service Level Agreement) do Colocation. Isso significa que o fornecedor estará sempre disponível para dar suporte, se compromete a garantir a disponibilidade do Data Center e fica responsável por corrigir eventuais falhas rapidamente.

Redundância

A redundância dos sistemas diz respeito à garantia de que, se uma parte do sistema falhar, uma solução alternativa entrará em ação. No Colocation, a redundância existe em toda a infraestrutura.

Por exemplo, é comum que o fornecedor conte com diversos provedores de internet para garantir a conectividade do Data Center. Se um provedor falhar, outro entra automaticamente em ação. Isso também acontece com outros itens como energia elétrica e links de telecomunicações.

Conectividade

A conectividade com as principais operadoras de Telecomunicações, provedores de conteúdo e com os principais provedores de nuvem publica também é algo que facilita e melhora a comunicação do ambiente de Data Center com outros locais, auxilia também o desenvolvimento de novas estratégias de crescimento.

Como vimos ao longo desse artigo, o crescimento no uso de dados aumentou a importância do Data Centers para os negócios. Esse modelo é ideal para empresas que querem escalabilidade e segurança a preços acessíveis e com suporte permanente. 

Entre em contato e conheça ainda mais sobre ele!