Conheça as soluções Ascenty que tornam a TI sustentável

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

A Ascenty é uma empresa que preza pela TI sustentável, atualizando-se e investindo em iniciativas, ações e programas que estimulem o cuidado com o meio ambiente. Entre as principais preocupações da Ascenty, destaca-se a eficiência energética em data center.

Somos uma empresa ciente do quão necessária é a tecnologia do data center para o mercado corporativo — seja hoje, como também no futuro. No entanto, a demanda gera a necessidade de uma infraestrutura mais adequada às diretrizes da TI sustentável.

Afinal, sem isso, os data centers podem se tornar um dos focos de consumo exacerbado de energia. Para combater esse problema, a Ascenty já investe nas estruturas que melhor desempenham em relação à climatização, desempenho, organização e gestão.

Além disso, já se destaca como uma empresa alinhada com padrões mundiais de avaliação, com várias certificações. Que tal conferir mais sobre as soluções da Ascenty, bem como as iniciativas da empresa, que mais contribuem com a TI sustentável?

TI sustentável: como a Ascenty se preocupa com o meio ambiente?

A Ascenty é uma empresa engajada com ações sustentáveis, cujo trabalho é pautado pelos princípios ESG – Environmental, Social and Governance ou ASG – Ambiental, Social e Governança.

Na prática, o ESG é um conjunto de padrões adotados por investidores e fundos para avaliar a viabilidade de investimento em uma empresa. De acordo com os princípios do ESG, uma empresa deve ser sustentável, socialmente consciente e contar com uma gestão correta e assertiva.

Através do ESG, os investidores e fundos podem analisar uma empresa para além das métricas financeiras, entendendo sua capacidade (bem como a sua vontade) de impactar positivamente a sociedade, sua comunidade, bem como contribuir com o meio ambiente.

Para se alinhar aos critérios do ESG, a Ascenty criou e implementou o programa “Ascenty cuidando do meio ambiente”. Que tal conhecer as iniciativas?

  • Contratação de empresas especializadas para realizar o descarte correto dos resíduos;
  • Instalação de coletores específicos para papel, metal, vidro, plástico, pilhas e baterias;
  • Treinamento para todos os colaboradores para conscientizar sobre a correta reciclagem de resíduos;
  • Estímulo de uma cultura de redução do consumo (apagar as luzes ao sair de uma sala, uso correto das torneiras e descargas e manutenção periódica para evitar vazamentos);
  • Todos os colaboradores são incentivados a reduzir o uso de copos plásticos. Para isso, a Ascenty fornece um kit sustentável com caneca e uma garrafa de água squeeze.

A conquista do “selo de empresa carbono neutro”

Outra das principais iniciativas da Ascenty foi a conquista do Selo de Empresa Carbono Neutro, seguindo o Programa Brasileiro GHG Protocol.

Com isso, a Ascenty completou 100% das compensações de crédito de carbono de 27 unidades em operação. Desse modo, a empresa neutralizou suas emissões de gases de efeito estufa.

Relacionado ao ano-base de 2020, a Ascenty investiu cerca de R$ 500 mil nesse esforço.

O selo foi o resultado de uma iniciativa da área de ESG da Ascenty, que elaborou um relatório com inventário de emissões GEE da empresa, que levou 4 meses para ser concluído e que contém uma análise quantitativa e qualitativa da situação.

Ao todo, foram 3 escopos:

  • O primeiro: emissões diretas, provenientes de bens próprios da companhia, como automóveis e geradores proprietários.
  • O segundo: emissões indiretas resultantes de insumos da companhia, originadas na íntegra pela geração de energia elétrica consumida pela empresa (que correspondeu a 84,6% das emissões GEE da empresa).
  • O terceiro: emissões indiretas sem controle da empresa, como aquelas resultantes de fontes particulares de funcionários, parceiros e clientes.

Além disso, em 2020, cerca de 90% da energia consumida pela Ascenty foi de origem limpa e negociada no mercado livre de forma incentivada, com rastreabilidade de comprovação das fontes renováveis.

E os 10% restantes? Nesse caso, a Ascenty firmou compensações de carbono diretamente em ações de incentivo e valorização da produção de energia limpa. Entre eles, projetos de construção de usinas hidrelétricas, eólica, solar e de biomassa.

Mas e na prática, quais as soluções da Ascenty que auxiliam na TI sustentável?

Na prática, a Ascenty atua de forma ativa no incentivo à TI sustentável. Entre suas principais ações, está o compliance e conquista do certificado ISO 50001, sobre a implementação dos sistemas de gestão de energia.

Com isso, a Ascenty trabalha com foco na utilização eficiente da energia elétrica em seus mais de 20 data centers.

Assim, há um esforço constante no treinamento e qualificação dos responsáveis técnicos, de modo que assegurem seus processos, prezando pela eficiência e melhor desempenho ecológico.

Outro certificado da Ascenty relacionado à TI sustentável foi o ISO 14001, que estabelece os requisitos para a correta implantação e operação de um sistema de gestão ambiental sustentável.

Desse modo, a Ascenty garante que sua operação esteja sempre em conformidade com as mais rígidas leis e normas internacionais relacionadas ao meio ambiente.

Tudo isso, claro, em meio a uma seleção exclusiva de serviços e produtos relacionados à cloud computing, uma das tecnologias mais sustentáveis da era da transformação digital.

Por isso, a Ascenty continua investindo em ações como:

  • Maior eficiência nos seus ambientes, maximizando a capacidade de fornecimento e reduzindo o consumo energético não crítico;
  • Redução da energia ociosa, de modo que o cliente possa escolher configuração perfeitamente adequadas para o seu ambiente e infraestrutura;
  • Redundância mais precisa, de modo a reduzir os consumos energéticos de maneira considerável;
  • Gestão e monitoramento contínuo dos ambientes para aprimorar a eficiência energética.

A Ascenty é parceira das iniciativas de TI sustentável, sendo uma das empresas que mais se preocupa com a propagação dos critérios da TI Verde.

Gostou de aprender mais sobre o assunto e sobre as ações da Ascenty para se adequar à TI sustentável? Então siga lendo o nosso blog para aprender mais!

E você, ficou interessado em fechar uma parceria de sucesso para o seu negócio, contando com os melhores serviços de cloud computing e soluções de data center? 

Converse com a Ascenty!