Data Center próprio ou terceirizado? Qual escolher

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Na hora de definir a infraestrutura de dados da empresa, é comum que os gerentes de TI e demais gestores de negócio se encontrem em uma encruzilhada. Afinal, qual escolher: um data center próprio ou contratar um data center terceirizado? Essa é uma resposta realmente complexa e que pode definir o futuro da sua empresa.

Essa decisão deve ser tomada, especialmente, quando a organização está diante da perspectiva do crescimento.

Afinal, com esse crescimento é provável que uma maior e mais relevante quantidade de dados trafegue pela infraestrutura, exigindo mais dos sistemas, do seu potencial de processamento e, claro, da capacidade de armazenamento.

Escolher entre um data center próprio e um terceirizado deve levar em conta, além dos fatores já citados, questões de segurança, necessidade de virtualização de ambientes e mesmo a manutenção.

Para detalhar melhor ambos os lados da moeda e pintar um panorama mais simplificado para você, criamos este esse artigo.

E então, preparado? Continue a leitura para aprender mais!

Quais os benefícios e desvantagens de ter um Data Center próprio?
Maior controle sobre sua infraestrutura, com ações mais objetivas em relação ao ambiente digital e às operações da sua área de TI. Essa é uma perspectiva válida para quem busca ter um data center próprio.

O controle total, não apenas sobre os dados, mas sobre toda infraestrutura on-premise: ambiente físico, temperatura, manutenção e upgrades de hardware também deve ser levado em conta.

Vantagens do Data Center próprio


1. Controle

Como destacamos, a palavra-chave aqui é controle.

Por mais que a nuvem lhe ofereça uma possibilidade quase infinita de escalabilidade, com o data center próprio não há uma barreira cliente x provedor. Você que decide cada aspecto de gestão da infraestrutura, da maneira que melhor atender às suas necessidades.

2. Personalização

É claro que um data center próprio abre possibilidades que, muitas vezes, você não encontra nos ambientes terceirizados.

Essa condição propicia um grande poder de personalização, com o qual é possível desenvolver ambientes sob medida para as necessidades específicas do seu setor.

3. Responsividade

Um data center próprio também significa que é da sua empresa a responsabilidade pela manutenção e resolução de problemas. Ou seja, mesmo que um provedor possa oferecer uma resposta rápida, muitas vezes ela não é imediata. Esse nível de responsividade você ganha ao manter o data center próprio.

Desvantagens do Data Center Próprio


1. Controle que vem com custos

Se por um lado a responsabilidade dá mais controle à empresa, ela também a enche de responsabilidades. Isto é, a empresa deve se preocupar com tudo que concerne o data center próprio, incluindo: ambiente físico, condições de armazenamento dos equipamentos, temperatura controlada, equipe de manutenção dedicada, gastos com upgrades de hardware etc.

2. Segurança é uma preocupação constante

Por mais que seja possível ter as rédeas da segurança da informação do seu data center próprio, é complicado ter tudo sob completo controle.

Ou seja, além de blindar sua infraestrutura no âmbito digital, é preciso protegê-la contra ocorrências externas, como desastres naturais, falhas humanas ou de hardware.

3. A escalabilidade é um desafio

Você provavelmente já leu que, em alguns casos, o investimento em um data center próprio vale justamente porque a empresa fica à frente da sua escalabilidade. Isso é um fato possível de se encaixar melhor em contextos específicos: como de empresas gigantes.

Nas pequenas, médias e mesmo grandes empresas brasileiras, escalar a infraestrutura on-premise pode ser um grande desafio financeiro (tanto no caso do upgrade de equipamentos, como de estrutura física do local e de time de manutenção, por exemplo.

Quais as vantagens e desvantagens de manter um Data Center terceirizado
Por outro lado, temos o data center terceirizado, uma escolha sábia para àqueles que querem controlar custos, maximizar a eficiência em relação às necessidades do negócio e ter mais liberdade de escalar a operação.

Vantagens do Data Center Terceirizado


1. Escalabilidade

Se a sua empresa visa o crescimento, a escalabilidade é um fator importante para que sua operação responda de forma assertiva às necessidades do negócio e do seu cliente. 

O data center terceirizado possibilita justamente isso, dando um enorme potencial escalável para que seu negócio expanda a infraestrutura conforme necessário.

2. Redução de Custos

Sem a necessidade de dedicar uma infraestrutura física e de equipe para o on-premise, você tem uma redução significativa nos custos. O investimento, além disso, é otimizado, pois você só gasta com aquilo que usa, sem excessos ou faltas. Tudo sob medida.

Claro, sem contar também os custos de energia elétrica e manutenção, que sua empresa não sente.

3. SLA que garante nível de entrega

O nível de entrega é acordado sempre por SLAs definidos em conjunto com sua empresa. E isso oferece melhores contornos sobre o que é esperado com suporte e monitoramento.

4. Redundância

As várias opções de conectividade dentro do provedor escolhido compõem uma rede robusta para dar suporte ao seu armazenamento e processamentos de dados. Essa infraestrutura sólida diminui a latência, aumentando a redundância das operações.

Uma maneira de medir essa confiança é através das certificações da empresa prestadora do serviço. São elas que garantem a continuidade operacional do negócio, com confiabilidade e disponibilidade.

5. Confiança

Todos esses elementos criam um modelo de serviço de dados ideal para sua empresa, que inspiram sua confiança na segurança e integridade dos dados e da capacidade de processamento da sua empresa. 

A Ascenty, por exemplo, conta com as certificações mais recentes em:

•         Infraestrutura: Tier III – Up Time e TR3 TÜV Rheinland, ISAE 3402/SSAE 18.

•         Segurança da Informação: ISO 27001.

•         Serviços: ISO 20000.

•         Transações Financeiras: PCI-DSS.

•         Meio Ambiente: ISO 14001.

•         Antissuborno: ISO 37001.

•         Gestão Energética: ISO 50001.

Desvantagens do Data Center Terceirizado

Entre as principais desvantagens do Data Center terceirizado, podemos destacar a necessidade de um armazenamento inicial.

Ou seja, no caso de empresas de pequeno porte, às vezes, os pacotes contratados exigem um pagamento mínimo referente a um uso desnecessário no início — mas que certamente será alcançado conforme o seu crescimento.

Além disso, algumas empresas podem ter níveis de suporte diferentes, com atendimentos apenas em horário comercial ou após algum tempo da requisição feita.

Por outro lado, alguns provedores respondem quase de imediato, contribuindo para a melhor resolução de problemas.

Como escolher o modelo ideal para você?

A escolha do modelo de data center passa por medir os prós e contras, com certeza. Acima, você observou um panorama de diferenciação entre o data center próprio e o terceirizado.

Para o primeiro, talvez o ideal seja um cenário propício: uma equipe pronta e qualificada para manutenção do ambiente de dados, bem como possibilidade de investir sem medo de optar pelo melhor para a empresa.

Já no segundo caso, em um data center terceirizado, a sua empresa conta com uma parceira confiável para manter a infraestrutura de dados. Isso é ruim? De forma nenhuma.

Autonomia, escalabilidade e redução de custos são algumas das vantagens desse modelo — que vai de encontro com as diretrizes da Transformação Digital e do mercado do futuro.

A Ascenty pode ser determinante nessa escolha para a sua empresa. Inclusive, ela é líder no quadrante de Colocation do relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen Private/Hybrid Cloud – Datacenter Services & Solutions Brazil 2020.

A empresa é dona da maior infraestrutura de Data Centers de toda América Latina, além de contar com enorme potencial conectivo — com uma rede de fibra óptica própria de mais de 4.500 km de extensão.

Tamanho potencial permite que seja a melhor parceira para sua empresa crescer e se desenvolver com segurança, na crista da onda das transformações do mercado. E se a sua empresa quer isso, é com o data center terceirizado e é junto com a Ascenty.

Marque uma reunião e entenda como podemos ajudar o seu negócio!