Conheça quais são os diferenciais do Colocation no setor financeiro

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Quando se trata de transações financeiras, cada milissegundo conta. É por isso que, cada vez mais, as instituições financeiras, bancos e fintechs contam com o colocation. Afinal, para se manterem competitivas e lucrativas, essas instituições dependem de dados rápidos e que não ocorram erros com eles.

Os mercados de investimentos flutuam sem aviso e as decisões que controlam bilhões de reais, dólares e euros são tomadas várias vezes por dia. Os dados em que essas decisões se baseiam não podem ser antigos, e cada milissegundo conta. É por isso que bolsas de valores e instituições financeiras exigem e precisam de redes com mínima latência.

O grande desafio é assegurar essa característica — sem que se gaste todo orçamento da empresa em data centers próprios.

É por isso que a solução de colocation é tão indicada e vem transformando negócios do setor. Que tal conhecer mais? Nesse conteúdo, vamos te explicar um pouco mais sobre os benefícios do colocation para o setor financeiro.

Em busca de mais performance e escalabilidade, ao mesmo tempo que você reduz custos? Então essa é uma leitura para você!

Como o setor financeiro demanda por soluções robustas de Data Center Colocation

A necessidade do setor financeiro pelas possibilidades do serviço de Data Center Colocation tem tudo a ver com o mercado em que atuam. Negociações financeiras, seja de pessoas realizando transações ou investidores comprando e vendendo ações, acontecem em alto volume e frequência.

Garantir que tudo ocorra de forma impecável é um desafio, já que processar tamanho número de transações e ações em apenas frações de segundo é complexo.

No caso do mercado financeiro de ações, o problema é ainda maior. Algoritmos precisam analisar vários mercados ao mesmo tempo, além de executar ordens com base em cálculos incrivelmente rápidos, capitalizando em cima de mudanças mínimas no vai-e-vem do mercado.

Ou seja, quanto mais rápida for a velocidade de execução, mais lucrativas serão as transações.

Analisar os desenvolvimentos do mercado, executando ações estratégicas um milissegundo mais cedo do que outros negociantes dá às empresas financeiras uma enorme vantagem competitiva distinta.

Acontece que alimentar esse sistema — que constantemente cresce e se desenvolve — é complexo do ponto de vista estrutural.

Data centers internos podem ser muito caros e complexos de gerenciar, ainda mais quando é a empresa que administra toda estrutura. É por isso que o Data Center Colocation é a solução ideal, pois livra a empresa desta responsabilidade.

O serviço consiste na terceirização de data centers em um provedor especializado. Porém, além da infraestrutura, a empresa aluga o espaço, o atendimento, o suporte especializado e outros serviços.

Endriu, pensei nessa imagem para ilustrar o meio do artigo.

Quais são os diferenciais do Colocation no setor financeiro

Agora, como o serviço de Colocation pode ajudar empresas do setor financeiro, na prática? Afinal, uma coisa é falar sobre o Colocation como solução ideal, outra é mostrar sua eficiência e como efetivamente o serviço auxilia as empresas do setor a um melhor desempenho.

A seguir, elencamos alguns dos principais diferenciais do Colocation no setor financeiro. Confira:

Traz mais segurança

Segurança é uma das principais necessidades das empresas, especialmente no setor financeiro. Dados sensíveis de todo tipo viajam de um ponto a outro no mundo e é responsabilidade das organizações garantir sua proteção.

O Data Centers Colocation oferece esse diferencial, já que o provedor deve seguir normas e diretrizes internacionais para manter o banco de dados ativo, como no caso da Ascenty. São padrões de segurança robustos, que garantem o mais alto nível de proteção.

Oferece excelente conectividade

Agora, como o Data Center Colocation pode aprimorar sua conectividade? Simples: no caso da Ascenty, por exemplo, uma empresa não apenas contrata o serviço de colocation. Na verdade, ela passa a fazer parte de um ecossistema de conectividade.

Assim, quando ela passa a fazer parte da infraestrutura da Ascenty, ela tem acesso a uma variedade enorme de provedores de serviços e operadoras com serviços diferenciados.

Tudo isso apenas por contar com um provedor especializado, que possui uma vasta e robusta estrutura de interconexão.

Possibilidade de Escalabilidade

O colocation permite que as empresas financeiras aproveitem os acessos diretos a quase todos os provedores de nuvem de que precisam. Lembra do ecossistema de conectividade da Ascenty que mencionamos acima? A lógica é a mesma.

Isso lhes dá maior escalabilidade e flexibilidade, ao mesmo tempo em que dá suporte a um crescimento sustentável e econômico.

Suporte 24×7

Ao contar com o serviço de Data Center Colocation, a empresa tem mais autonomia para focar no core business. Afinal, questões relativas ao suporte, como dúvidas ou problemas, ficam sob responsabilidade do time técnico do provedor.

Ao contar com uma empresa especializada, esse suporte é constante: 24 horas por dia, 7 dias na semana. Com isso, o tempo de resposta às solicitações é muito menor, o que garante mais estabilidade para suas operações.

Redundância de Data Center

O Data Center Colocation é localizado geograficamente próximo ao cliente. Esse é um dos segredos para a latência zero que essas empresas financeiras exigem. Além disso, as organizações contam com interconexão direta com uma variedade de provedores de serviços de rede, nuvem e TI.

Ao se conectar geograficamente perto de sua localização, as empresas financeiras podem minimizar a latência, reduzindo a distância que os dados precisam percorrer e permitindo o processamento de dados na extremidade (o edge computing).

Tudo isso contribui para uma maior redundância de rede.

Ascenty: especialista em Colocation e em soluções para o setor Financeiro

Ficou claro que o setor financeiro tem muito a ganhar com o serviço de Data Center Colocation, certo? Uma boa notícia para sua empresa é que essas soluções não estão longe.

A Ascenty é líder em Colocation no Brasil, com a maior infraestrutura de data centers de toda América Latina!

Tamanho alcance e qualidade foram reconhecidos pelas empresas de auditoria especializadas. Por isso, a Ascenty figura como líder do quadrante de Colocation do ISG Provider Lens 2020 no Brasil!

É uma prova da qualidade, segurança e eficiência na prestação de serviços!

E então, que tal contar com os serviços especializados da melhor provedora de Colocation no Brasil, colocando sua empresa em um novo patamar de entrega?

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!