Disaster Recovery: tudo o que você precisa saber

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

A reputação de uma empresa é um ativo de valor intangível. Por isso, é fundamental que haja um cuidado com a preservação dos dados institucionais e dos clientes. Uma maneira de atingir esse objetivo é elaborar um plano de Disaster Recovery, que contribui para o estabelecimento de regras para evitar prejuízos enormes provocados por situações atípicas nas empresas.

O cenário mostra que esse assunto não é tratado pelas companhias com a devida seriedade. De acordo com o estudo, “2019 Global State of Cybersecurity in Small and Medium-Sized Businesses”, um terço das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) não têm um plano relacionado com esse tema.

A pesquisa ainda aponta que 60% das corporações entrevistadas perderam dados relevantes por falta de uma política focada em segurança da informação.

Para se ter uma ideia de como isso é preocupante, apenas, nos Estados Unidos, cada hora de inatividade pode causar um prejuízo de US$ 80 mil a US$ 100 mil dólares, segundo levantamento feito por especialistas.

Neste artigo, vamos apontar diversos fatores que justificam as instituições apostarem em um plano de Disaster Recovery. Confira!

 Compreenda o papel do Disaster Recovery em um momento de crise 

Mais de 25% de empresas que sofreram desastres ou perdas de informações relevantes foram obrigadas a fechar as portas, de acordo com estatísticas.

Por causa da crise, criada pelo Coronavírus (Covid-19), é fundamental que as instituições tenham procedimentos que minimizem, ao máximo a possibilidade de vazamento de dados, por exemplo.

Não priorizar o Disaster Recovery é uma iniciativa bastante equivocada no cenário atual, porque essa atitude deixa as empresas mais vulneráveis a circunstâncias que podem gerar sérios prejuízos financeiros e de imagem, por exemplo.

Hoje é recomendado adotar medidas preventivas contra desastres ou problemas que podem afetar a segurança da informação de uma companhia, como:

  • cibercrimes;
  • catástrofes naturais;
  • falhas humanas;
  • panes em hardwares.

Um plano de recuperação de desastre é imprescindível para as instituições se manterem vivas, caso aconteçam imprevistos relacionados a problemas ligados a fatores físicos ou virtuais.  

O Disaster Recovery pode ser definido como um conjunto de fluxos, métodos, procedimentos e processos que ajuda uma corporação a se recuperar de eventos catastróficos.

Ele consiste em um documento que explica as ações necessárias para os serviços retornarem o mais rápido possível, o que é positivo para amenizar prejuízos financeiros e operacionais.

Visualize os motivos que exigem o Disaster Recovery

É comum a ideia de que apenas grandes desastres podem provocar a falência de uma companhia. O Brasil, por exemplo, nunca registrou eventos naturais (terremotos ou tsunamis) que obrigaram uma empresa a fechar as portas.

É preciso destacar que os desastres podem ser definidos como qualquer evento natural ou atividade provocada por ação humana que impedem a continuidade de um negócio.

Para você entender isso melhor, daremos alguns exemplos de possíveis problemas com detalhes. Acompanhe!

Falhas em hardware

Mesmo os dispositivos mais modernos e novos podem apresentar algum defeito. É necessário que haja cuidado para evitar que superaquecimento e outras situações que possam prejudicar o funcionamento de um hardware.

Roubos ou furtos 

Não basta contar com uma infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) de alto nível para uma empresa apresentar um bom desempenho. Também é necessário que haja um investimento para os ativos serem devidamente protegidos.

Essa medida é vital para minimizar os riscos de roubos e furtos. Dependendo do cenário, adquirir novos equipamentos pode ser inviável por causa dos elevados custos.

Quedas de energia

Além de causar problemas irreparáveis, em alguns casos, nos equipamentos, as quedas de energia afetam o andamento das atividades em uma companhia.

Esse aspecto provoca prejuízos financeiros por causa da perda de receita e de clientes, dependendo da situação.

Equívocos de funcionários 

É comum que os erros dos colaboradores provoquem problemas nos trabalhos de uma organização. Falhas humanas podem ser responsáveis por danificar equipamentos, permitir invasão de cibercriminosos a sistemas corporativos e facilitar a entrada de pessoas não autorizadas. 

Todos esses equívocos devem ser evitados ao máximo, já que podem contribuir para o vazamento ou a perda de informações empresariais. 

Fenômenos da natureza 

Não é possível evitar um desastre natural (chuvas, enchentes, terremotos etc.), mas a recomendação é adotar ações para evitar que esses eventos possam causar danos materiais e interrupção nas atividades por falta de energia. 

Entenda o que deve ser levado em consideração ao fazer um plano 

Para elaborar um plano de Disaster Recovery é preciso ficar atento a uma série de fatores. Um deles é visualizar as ameaças mais graves para a sua empresa, como erros dos colaboradores, ataques virtuais, eventos da natureza, vazamento de dados etc. 

Também é indicado verificar quais os dados mais relevantes para a companhia (informações financeiras, estoques, e-mail, dados de clientes, entre outros). 

No plano, o ideal é mostrar as responsabilidades dos funcionários para evitar problemas que prejudiquem o andamento das atividades. Outra ação importante é apontar os procedimentos necessários para minimizar os danos provocados pelos incidentes. 

À medida que uma empresa tem um plano para atuar em eventuais fatalidades e imprevistos, ela tem mais condições de agir de maneira proativa para restabelecer os serviços o mais rápido possível. 

Essa é uma das grandes contribuições de um plano de Disaster Recovery para o mundo corporativo. É imprescindível que haja medidas com foco em reduzir os custos provocados por falhas humanas, problemas em equipamentos, ataques virtuais e desastres naturais. 

Uma companhia deve priorizar uma gestão de riscos inteligente, caso queira se manter forte e ativa no mercado. Se não houver uma capacidade de recuperação rápida, as possibilidades de perder clientes e prestígio são muito grandes.  

Veja como a Ascenty contribui para implantar o Disaster Recovery 

Com a liderança no setor de Infraestrutura de Data Centers na América Latina, a Ascenty tem um plano de Disaster Recovery ideal para a sua organização, que garante a execução dos serviços de TI em situações complexas, viabilizando  a continuidade das ações.

Isso é possível porque a Ascenty apresenta serviços que abrangem políticas e procedimentos a serem seguidos, que propiciam a recuperação plena da infraestrutura tecnológica das corporações.

Todas as ações adotadas pela Ascenty contribuem para eliminar falhas provocadas por defeitos em equipamentos, erros de operação, ausência de conectividade e eventos naturais.

Uma empresa deve reconhecer a necessidade de investir em um Disaster Recovery para superar os momentos de crise com mais agilidade e eficiência, o que é crucial para o impacto ser o menor possível.

Se pretende conhecer detalhes do plano da Ascenty, leia a entrevista do nosso especialista e entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudá-lo a manter o seu negócio em um excelente patamar.