Você sabe qual é a importância do Data Center para o trabalho remoto?

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Praticamente todas as empresas experimentaram o trabalho remoto em algum grau durante 2020. E a tendência é que esse modelo continue. No entanto, a flexibilidade jamais deve servir de justificativa para um ambiente digital instável e inseguro. Por isso, continuar investindo em Data Center é essencial. Em especial, porque as empresas cada vez mais acreditam no home office.

Entre março e novembro de 2020, por exemplo, o número de vagas remotas cresceu 215%, conforme matéria do site G1. E claro, do mesmo jeito, cresceu a procura por empregos nesse modelo: cerca de 384% desde março do ano passado.

São números expressivos e a explicação é simples: o trabalho remoto realmente apresenta algumas vantagens e pode potencializar a produtividade do time. No entanto, para a empresa, sua preocupação não deve estar apenas no nível de entrega. É preciso considerar o todo.

Por isso, a infraestrutura de dados deve ser flexível o bastante para lidar com todos os acessos remotos — e segura o suficiente para resistir a todos os “perigos” escondidos.

Nesse conteúdo, vamos explicar um pouco mais sobre essa relação e como o Data Center certo pode fazer a diferença no trabalho remoto da sua empresa. Confira!

Colocation em expansão em 2020

O colocation é um tipo de serviço que, antes de 2020, já vinha em franca expansão. Com o colocation, sua empresa terceiriza a infraestrutura de Data Centers, instalando seus servidores para realizar o processamento de dados.

Porém, muito além da infraestrutura tecnológica, o que sua empresa ganha ao contratar o colocation é toda expertise, suporte e atendimento do provedor.

Com a necessidade repentina de migrar do escritório para o trabalho remoto, o colocation se tornou a solução para muitas organizações. Afinal, o serviço permite a descentralização da infraestrutura, colocando o servidor na nuvem — onde pode ser acessado de qualquer local.

A adoção do trabalho remoto em tempos de pandemia

Nos meses de pandemia, as organizações se viram obrigadas a encontrar uma maneira de lidar com as restrições públicas, enquanto mantinham a produtividade. Assim, uma forma foi apostar no trabalho remoto.

De acordo com informações da Agência Brasil, cerca de 46% das empresas brasileiras seguiram esse caminho e migraram para o home office. E mesmo cercado de desconfiança, o modelo remoto provou ser uma surpresa muito bem-vinda em tempos tão difíceis.

A flexibilidade e a possibilidade de os colaboradores trabalharem de sua própria casa trouxeram alguns benefícios para as empresas. Veja só:

1# Maior produtividade

Sem a necessidade de enfrentar trânsito, longas distâncias e todos os obstáculos e estresses presentes na ida e na volta do trabalho, os níveis de entrega melhoraram. O motivo é a diminuição do desgaste.

Nesse sentido, o trabalho remoto possibilita um dia a dia mais controlado, sem tantas distrações e incômodos.

2# Mais agilidade na resolução de problemas

Mesmo sem estar juntos, ferramentas unificadoras como o Slack ou Zoom permitem que colaboradores e gestores estejam em contato direto. Ao unir esse fator com a flexibilidade do trabalho remoto, o resultado é mais agilidade na resolução de problemas.

O uso de ferramentas tecnológicas e de infraestrutura robusta de dados também auxilia nesse ponto, facilitando a comunicação e a execução das tarefas. 

3# Redução de custos

Sem as despesas do escritório, como a manutenção do espaço, limpeza e mesmo contas de luz e água, as empresas tiveram uma significativa redução de custos operacionais.

Data Center: essencial para o trabalho remoto

Rapidamente, as organizações entenderam que para passar pela pandemia, necessitavam do trabalho remoto, mas essa mudança não se trata apenas de uma decisão de negócios.

É necessário garantir infraestrutura digital para isso, de forma que todo trabalho ocorra sem obstáculos tecnológicos. Dessa forma, a escolha do Data Center entra em cena. A mudança para a nuvem, segundo a consultoria PwC, cresceu 37% nos primeiros 4 meses de 2020.

Ao optar por um serviço de colocation, toda sua equipe pode acessar o servidor da empresa de forma remota. Isso significa que é possível estruturar toda rotina operacional e estratégia — com cada um em sua casa, sem entraves.

Ou seja, o acesso às plataformas e ferramentas se mantém igual a como era no escritório.Dessa vez, porém, com uma imersão mais profunda em um processo sustentado pela tecnologia.

Outra questão importante é a segurança: ao escolher um provedor competente, com certificação nacional e internacional, você tem a certeza que o Data Center não será acessado por ninguém que não seja autorizado. Além disso, a infraestrutura em si conta com potentes camadas de firewall, blindando seus dados.

Ascenty: líder em Data Center

Ao migrar para o trabalho remoto, as empresas enxergaram o Data Center colocation como uma salvação para o seu modelo de negócio. E isso realmente se provou verdade.

Porém, é preciso saber escolher o provedor certo. É necessário que a infraestrutura de dados esteja preparada para receber o seu servidor, possibilitando que não apenas o trabalho tenha continuidade, mas que melhore!

Produtividade, estabilidade, segurança e entregas. O objetivo é potencializar tudo ao máximo com o uso da tecnologia. E é justamente isso que a Ascenty oferece aos seus clientes: toda infraestrutura para que sua empresa decole, mesmo em tempos tão difíceis como os da pandemia.

A Ascenty é a líder em Data Center no Brasil e na América Latina: possui 27 bancos de dados no Brasil, Chile e México, mais de 215 mil m² de área construída e conta com uma rede própria de fibra óptica, que se estende por mais de 5.000 km.

Tamanho potencial faz da Ascenty líder em Colocation entre os provedores brasileiros

Falar da liderança de Colocation, proporcionando conectividade, escalabilidade e disponibilidade para seus clientes. Ou seja, muito além do espaço e da infraestrutura, a Ascenty oferece todo um portfólio de serviços complementares que potencializam sua conectividade.

Assim, sua empresa mergulha de vez na era do cloud computing e dá passos largos em direção à transformação digital. O resultado? O que muitos de nossos clientes relatam: redução de custos, melhoria na produtividade e um boom em diferenciais competitivos.

E na sua empresa, sente que ainda falta algo para que o trabalho remoto flua verdadeiramente e para que os resultados cheguem? A Ascenty pode e quer ajudar.

Fale com um de nossos especialistas e entenda como as soluções Ascenty vão contribuir com seu negócio!