Novo Normal e serviços na nuvem: qual é a relação

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Empresas de todos os portes precisam se preparar, pois o investimento em serviços na nuvem vai aumentar consideravelmente no novo normal. Sua organização está preparada para isso?

Provavelmente, essa é uma transformação que a sua empresa está passando no momento: A mudança de foco e o crescimento em serviços na nuvem, que viabiliza uma operação descentralizada e remota — e segura para todos.

Foram as condições que uma pandemia cruel, que durou praticamente 2020 inteiro e ainda se arrasta por 2021, impôs ao mercado.

E se ainda não há sinais disso em sua empresa, olhe para o mercado. Muita coisa mudou.

Um relatório da Snow Software observou que, para 91% dos 250 líderes de TI, uma das principais medidas para combater a crise é a reestruturação de sua estratégia de cloud computing.

Não à toa, já que de acordo com a Gartner, prevê-se um crescimento de 6,2% nos investimentos globais em TI — em números, falamos de algo perto de US$ 4 trilhões.

Neste artigo, comentamos a relação entre os impactos da pandemia e a necessidade cada vez maior das empresas por serviços na nuvem. Que tal entender o papel desse tipo de investimento em seu negócio e a vantagem de escolher uma boa provedora?

A Pandemia, a continuidade dos negócios e a mudança nos processos de trabalho

A pandemia mudou a forma como as organizações trabalham e operam.

Veja bem: boa parte das conversas sobre cloud computing no passado eram sobre a necessidade de uma infraestrutura mais moderna para realização de uma gestão da inovação mais ágil e otimização de custos.

No entanto, a pandemia trouxe novos fatores para a conversa:

  • alta disponibilidade;
  • recuperação de desastres;
  • retorno seguro ao local de trabalho;
  • capacidade de computação flexível;
  • gerenciamento da força de trabalho remota;
  • menor custo para backup e recuperação de desastres;
  • núcleo resiliente para processos de negócios e continuidade de negócios.

Hoje, o volume de funcionários trabalhando em casa que usam serviços de videoconferência, bem como outras soluções só aumenta.

Esse cenário serviu para criar verdadeiros novos modelos de negócio — no início, improvisados, mas que agora começam a tomar forma diante do tempo prolongado. No entanto, sem infraestrutura capaz, é impossível que a empresa mantenha a operação estável.

Desse modo, é comum ver organizações sofrendo com sobrecarga dos serviços de suporte de back-end, bem como com o aumento do tráfego nas redes que conectam os usuários aos serviços essenciais para sua função.

 Dessa forma, somente provedores com arquitetura robusta e abundante, capazes de oferecer uma experiência ininterrupta ao cliente, serão capazes de gerenciar o aumento da carga de trabalho.

Afinal, o home-office já é uma realidade, cuja tendência é continuar no “Novo Normal” — o período após a pandemia. Quem faz essa estimativa é a Agência Brasil.

Serviços na nuvem: a saída para o sucesso das empresas no Novo Normal

Com a pandemia, as empresas se viram diante de uma nova realidade, em que a necessidade maior era a redução de custos para conter os prejuízos de mercado.

No entanto, outra demanda — quase uma antítese — surgiu: a necessidade de apoiar sua força de trabalho que continuava a operar de casa.

Sem a centralização do trabalho, com operações alocadas em escritório, foi preciso voltar os olhos para os serviços na nuvem e suas possibilidades.

Mais notoriamente, para suas vantagens, como o custo menor e a possibilidade de descentralizar toda a operação.

Dados da Gartner divulgados em matéria do IT Channel mostram isso.

Conforme afirma a consultoria, cerca de 70% das empresas que já utilizavam serviços na nuvem pretendem aumentar a adoção, mesmo após a pandemia. Modelos como o PaaS (plataforma como serviço) possuem uma alta taxa de crescimento projetado, com 26%,6% apenas de 2020 para 2021.

A Gartner relaciona esse crescimento com a maior demanda originada pela força de trabalho remota, que precisa de acesso a infraestruturas escaláveis e de alto desempenho.

O motivo é simples: os serviços na nuvem são os braços direito das estratégias de reformulação operacional das empresas. É a nuvem que possibilita a completa descentralização do trabalho, apoiando todos os modelos de trabalho — do mais burocrático ao mais flexível de todos.

E esse investimento, não se engane, apenas tende a crescer nos próximos anos. Afinal, ao que tudo indica, cada vez mais as empresas vão investir em mobilidade e colaboração para apoiarem operações remotas.

E mesmo após a pandemia, as experiências compartilhadas deste período estabelecerão a nuvem como uma ferramenta estratégica. Ela servirá como plataforma ágil para desenvolver soluções com mais rapidez e menos custos.

A jornada para a nuvem é ainda mais importante para as empresas hoje, pois ainda há vários desafios operacionais sem precedentes deixados como herança pela pandemia de Covid-19.

Como uma boa conectividade é essencial para o sucesso da adoção de serviços na nuvem

No novo normal, a resiliência da sua infraestrutura será chave para entender sua capacidade de lidar com os desafios e as novas demandas que surgirão.

Nesse ponto, não basta apenas escolher a dedos os serviços na nuvem que sua empresa necessita, é preciso considerar o todo. Por isso, o nível de conectividade da sua organização também precisa acompanhar essa evolução.

Atualmente, você acha que tem uma boa conectividade e que extrai o melhor dos serviços na nuvem, com total entrega de tráfego de dados e estabilidade?

Se você não é cliente Ascenty, talvez a resposta a essa pergunta seja negativa.

A Ascenty é a maior empresa de data centers da América Latina e especialista em soluções de conectividade.

Não à toa, oferece aos clientes um Ecossistema de Conectividade, com serviços que visam modernizar e tornar a infraestrutura de dados mais resiliente, ágil e inteligente.

Além disso, a Ascenty possui um portfólio completo de serviços de Interconexão, com redes próprias em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, México e Chile. Veja:

  • Novo NAP Brasil;
  • IX.Br (PIX PTT);
  • Links de alta capacidade com backbone Ascenty;
  • Conexão com os pontos de chegada dos Cabos Submarinos;
  • Conexão com Digital Realty;
  • Provedores de Internet;
  • Operadoras de Telecom;
  • Conexão com as principais nuvens públicas globais;
  • Conexão com os principais provedores de conteúdo do mercado.

Quer entender mais sobre as soluções de conectividade da Ascenty e como a empresa pode ajudar sua organização a enfrentar os desafios do novo normal? 

Converse conosco!