O que é Colocation e como ele pode ajudar a sua empresa

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

A segurança da informação e a disponibilidade dos dados são dois fatores que as empresas devem ter um grande cuidado na conjuntura atual. Uma maneira de uma corporação estar mais preparada para os desafios da transformação digital, garantindo segurança e disponibilidade é compreender o que é Colocation.

Uma noção sobre como deve ser montada a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) é um passo muito importante para evitar problemas relacionados com a indisponibilidade do site corporativo em virtude do grande número de acessos em um determinado período, por exemplo.

Neste artigo que preparamos para você, vamos abordar diversos fatores sobre como uma companhia pode adotar o Colocation para gerenciar as informações. Confira!

O que é Colocation? 

Também denominado como housing, o Colocation é considerado uma maneira de terceirizar data centers. Em outras palavras, uma companhia destina os servidores comprados para o armazenamento e processamento de dados nas dependências do fornecedor.

É possível contratar o Colocation em várias modalidades. Uma maneira de fazer isso abrange o aluguel de um local, onde ficará somente os servidores de uma companhia. Essa área ficará separada das outras partes da infraestrutura do fornecedor.

Esse procedimento é feito com bastante cuidado, para que os clientes tenham um espaço totalmente dedicado à demanda relacionada com o armazenamento e a segurança dos dados.

Para ajudá-lo a entender o que é Colocation, vale a pena mencionar que esse modelo de estrutura pode ser implantado por meio de um Rack, localizando em uma área comum com outros clientes.

Mesmo assim, vale ressaltar que o nível de segurança e de cuidado com os equipamentos é bastante elevado. E isso significa que apenas a equipe de TI da empresa contratante tem acesso aos servidores e demais recursos instalados no ambiente.

Por que a sua empresa deve aderir ao Colocation? 

Uma boa maneira de assimilar o que é Colocation engloba a compreensão de como essa alternativa pode proporcionar benefícios para o seu negócio. Um deles é a garantia de um alto  nível de segurança dos equipamentos e das informações neles armazenadas.

Outro ponto positivo é a economia de espaço em uma empresa. Os servidores exigem que haja um local adequado para apresentarem um bom desempenho. Porém, nem todas as corporações dispõem de uma área para os equipamentos ficarem devidamente acomodados.

Esse fator contribui muito para a adoção do Colocation, pois é uma maneira de os servidores e outros dispositivos ficarem em um Data Center com todos os recursos necessários para continuarem funcionando de maneira plena e segura.

Custos

Investir em uma infraestrutura de TI de ponta não é algo simples de ser feito, principalmente, para empresas de pequeno e médio porte. Isso colabora para a adoção do Colocation ser uma excelente alternativa, porque permite a redução de custos com conexão, banda de internet, eletricidade e outras necessidades.

Em um cenário de instabilidade econômica, é crucial que haja um uso racional dos recursos financeiros para as empresas investirem no que é mais estratégico para conquistar clientes e aumentar as vendas.

Não adianta contar com um Data Center que segue as melhores práticas do setor de TI, se a empresa não tem, por exemplo, condições de adquirir softwares e capacitar os empregados para atingir um desempenho mais expressivo.

Controle

Mais um item importante para entender o que é Colocation envolve o controle completo e físico das informações hospedadas nos equipamentos. Mesmo que a infraestrutura esteja sob a responsabilidade do provedor, a empresa tem o gerenciamento completo das máquinas com um alto nível de segurança.

A redundância do sistema elétrico, a eficiente estrutura de controle de temperatura e umidade e o elevado patamar de conectividade são outros fatores que justificam apostar nesse modelo de infraestrutura de TI. Afinal, muitas empresas não querem se desfazer dos equipamentos para armazenar dados, porém podem ter uma estratégia em aderir o ambiente hibrido, com viabilidade na conexão rápida com os principais provedores de computação em nuvem.

O Colocation ainda se caracteriza por ser uma opção interessante para as corporações que não apresentam um sistema de energia com alto grau de eficiência, além de equipes qualificadas para monitorar e gerenciar os sistemas 24x7x365. Muitos dispositivos necessitam de um bom fornecimento de eletricidade para apresentar um rendimento notável, além de uma gestão eficaz e eficiente.

Como o Colocation auxilia a sua empresa

Contar com uma infraestrutura adequada de TI é um dos fatores que colaboram para as organizações estarem mais preparadas, por exemplo, para o aumento da demanda por serviços digitais.

Dependendo do contrato de Colocation, uma companhia pode optar pelo uso de mais equipamentos para armazenar, processar e disponibilizar as informações.

A possibilidade de ampliar os serviços com rapidez é um mais dos fatores que influenciam na decisão de várias empresas em adotar esse modelo de estrutura.

Outro ponto que favorece a escolha pelo Colocation é a redundância no fornecimento de energia para os equipamentos.

Data centers podem contar com nobreaks, estabilizadores e geradores de energia. Assim, o ambiente se mantém funcionando mesmo que haja falta de eletricidade por um longo período.

Além disso, o fornecedor de infraestrutura de TI oferece um suporte altamente qualificado de maneira ininterrupta. Em outras palavras, sempre haverá uma equipe disponível para prestar assistência, caso haja algum problema na performance dos equipamentos.

É muito oneroso contar com uma equipe de TI, disponível 24X7, para a resolução de eventuais problemas. Esse aspecto mostra como é interessante para muitas corporações apostarem na solução de  Colocation.

Recursos

Uma infraestrutura de TI exige também um grande esforço para ser implantada e gerenciada. É um serviço que deve ser realizado por profissionais altamente capacitados e atentos às principais demandas do mercado.

Nem sempre as companhias têm condições de contar com recursos (equipamentos, pessoal etc.) de alto nível para adotar as melhores práticas de tecnologia da informação. Isso deve ser levado em consideração ao constatar que a terceirização dos serviços de TI é uma alternativa plenamente viável e necessária.

Para tomar uma decisão adequada sobre um bom fornecedor, é recomendado que haja uma noção sobre o que é Colocation. Dessa forma, podem ser mapeadas, de maneira mais estratégica e inteligente, as necessidades de infraestrutura.

É uma ação que deve ser feita com muito cuidado, porque permite uma gestão mais profissional dos recursos tecnológicos.

E você, deseja saber mais sobre o Colocation e como a Ascenty pode ajudar a implementar essa solução na sua empresa? Fale com um de nossos consultores.