O que é Data Center e quais as tendências para o futuro?

Que tal ouvir o conteúdo?

A transformação digital e a necessidade de as corporações trabalharem com um volume maior de dados criaram um ambiente favorável para mais investimentos em infraestrutura de Tecnologia da Informação. Para os recursos serem devidamente aplicados, é preciso entender o que é data center.

Sem o devido conhecimento dessa estrutura, um empreendedor corre um sério risco de desperdiçar uma boa oportunidade de reduzir custos e de contar com serviços de TI extremamente qualificados.

Neste post, destacaremos diversos fatores ligados ao funcionamento de um Data Center e mostraremos como esse ambiente tem um papel cada vez mais decisivo para o mundo corporativo, principalmente tem tempos de home office. Confira!

O que é data center?
 

O data center é uma edificação que se destina a receber uma infraestrutura com várias redes de computadores. Por causa da relevância dos dados na conjuntura atual, esse ambiente deve ficar em um local seguro, onde seja mínimo o risco de desastres naturais (terremotos, furacões etc.).

A segurança e a integridade física do prédio são fatores que devem ser levados em consideração na hora de construir um data center. Outro ponto importante abrange o acesso a redes de energia, de dados e de links, porque influenciam no funcionamento dessa estrutura, cujos objetivos são proporcionar segurança e um alto nível de disponibilidade das informações.

Para entender o que é data center, é necessário conhecer a organização desse ambiente. Ele é composto por piso elevado (estrutura móvel que acomoda e suporta equipamentos pesados, como servidores, racks etc.).

Abaixo desse piso, ficam os dutos de circulação de ar resfriado e de energia elétrica. O data center deve manter a temperatura interna e umidade do ar dentro de um determinado limite, para que os equipamentos apresentem um bom desempenho e tenham menos riscos de apresentarem defeitos.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a necessidade de o fornecimento de energia elétrica ser ininterrupto. Isso é indispensável para os dados estarem sempre disponíveis para os clientes.

Para os problemas de abastecimento de energia não prejudicarem um data center, é fundamental que esse ambiente tenha duas ou mais redes elétricas e possua recursos, como baterias, nobreaks e geradores.

Detalhes

Há mais detalhes que devem ser observados para o entendimento perfeito sobre o que é Data Center. Um deles é a necessidade de contar com links que apresentem velocidades elevadíssimas e uma grande capacidade de trafegar com volumes de informação bastante robustos.

Também é relevante promover o isolamento físico de áreas sensíveis, onde ficam os dados armazenados. Para isso ser efetivado, deve haver um controle de acesso rigoroso.

Outro cuidado engloba os sistemas de detecção e combate a incêndios que se destacam pelo uso de gases, responsáveis por eliminar qualquer chama ou foco de maneira imediata. A segurança do ambiente precisa ser reforçada ao máximo, o que justifica o uso de câmeras de vigilância, verificação biométricae outros dispositivos.

De forma muito segura, o data center tem como finalidade acomodar servidores, que estão interconectados por redes. Para isso ser feito de maneira exemplar, esse ambiente deve contar com uma infraestrutura para armazenar e processar os dados de maneira ininterrupta.

 
A importância dos Data Centers no quesito de segurança corporativa
 

Ao assimilar o que é data center, percebe-se que essa estrutura é muito importante para as corporações, porque oferece um grau elevado de segurança às informações e aos equipamentos. Além disso, é responsável por garantir que os dados corporativos tenham um alto nível de disponibilidade.

À medida que um data center apresenta mecanismos de segurança que seguem as melhores práticas do setor de TI, menores são as chances de os sistemas e as redes de uma empresa serem invadidos por cibercriminosos.

Esse fator mostra que os data centers são necessários para as companhias construírem e consolidarem uma posição de prestígio no mercado. Um dos motivos é que minimizam os riscos de hackers terem acesso indevido a informações que estavam sob a responsabilidade de uma organização.

O vazamento de dados não causa apenas prejuízos financeiros a uma instituição, mas também de imagem. É um aspecto que justifica as organizações optarem por guardar as informações em data centers, seja por meio de nuvem privada, pública ou híbrida.

As tendências dos Data Centers para o Futuro
 

A evolução tecnológica também contempla o segmento de data centers. Há diversas ações voltadas para esse ambiente atingir um desempenho cada vez mais expressivo nos próximos anos. Para você entender isso, melhor vamos apresentar algumas delas agora. Acompanhe!

Hyperscale ou Hiper escalabilidade


O nome pode até assustar um pouco, mas pode ser facilmente compreendido. Essa característica consiste na capacidade de otimizar ao máximo os recursos disponíveis e garantir o fornecimento dos serviços de forma escalável, ou seja, de acordo com a demanda e prevendo grandes volumes de utilização.

Isso é viável pelo foco em aperfeiçoar recursos importantes para o funcionamento de um data center, como a refrigeração. Ela contribui para os servidores não ficarem superaquecidos, o que colabora para evitar problemas nos equipamentos.

Outro elemento marcante do Hyperscale Data Center é que abrange o uso de energia elétrica com muita eficiência e controle, propiciando que os equipamentos ali hospedados tenham diversos níveis de proteção no fornecimento de energia elétrica, o que por sua vez também otimiza o funcionamento dos equipamentos e garante que possam atingir o nível ideal de desempenho.

Também é válido destacar o maior equilíbrio entre a carga de trabalho dos servidores. Assim, os equipamentos passam a ser utilizados de maneira mais estratégica, favorecendo um rendimento mais expressivo e um maior nível de disponibilidade das informações.

Mais proximidade com a Internet das Coisas


Para a Internet das Coisas (IoT) estar cada vez mais presente na vida das pessoas, é fundamental que haja uma infraestrutura de TI mais robusta e menos sujeita a falhas.

No caso dos data centers, a IoT exige mudanças relacionadas com as conexões de rede e de segurança, para o ambiente funcionar sem interrupções.

A Internet das Coisas também vai provocar mudanças na gestão do data center. Uma das razões é que os dados coletados por sensores contribuirão não apenas para aperfeiçoar os trabalhos de manutenção e segurança, mas também para reduzir custos.

Conexão com redes 5G


A ampliação da IoT está diretamente ligada com o desenvolvimento de redes 5G, que se caracterizam pela velocidade na transferência de dados e pela capacidade de suportar mais aparelhos trocando informações ao mesmo tempo.

Esse cenário exige que o data center tenha uma infraestrutura de ponta para suportar um fluxo contínuo de dados, sem haver paralisações, aumento de latência ou perda de rendimento. Se os gestores não acompanharem esse movimento, as empresas terão cada vez mais problemas para seguir as tendências da transformação digital.

Uma compreensão perfeita sobre o que é data center é muito importante para uma companhia estar habilitada a manter os serviços disponíveis para o público-alvo e investir em tecnologia de forma estratégica.

A Ascenty é a líder no mercado da América Latina em Data Center e está preparada para trazer o que há de mais novo em relação a essa solução. Entre os benefícios e ter a Ascenty como parceiro, você conta:

  • Infraestrutura de padrão internacional, com Data Centers interligados e estrategicamente distribuídos;
    projeto desenvolvido com flexibilidade, qualidade e segurança;
  • Mais de 4.500 km de fibra óptica própria, conectando todos os pontos de interesse e garantindo a continuidade das operações;
  • menor latência e maior SLA de disponibilidade do mercado;
  • Conexão com as principais nuvens públicas do mercado;
  • Conexão direta com os principais provedores de conteúdo da internet.

Ficou interessado? Basta entrar em contato com um de nossos consultores que estão sempre dispostos a lhe atender.