Por que escolher um Data Center Carrier Neutral?

Que tal ouvir este texto ao invés de ler? Essa é uma comodidade do blog da Ascenty para você. Basta clicar no play acima e aproveitar!

O Data Center Carrier Neutral é uma resposta às novas demandas do mercado empresarial, mas muitos gestores ainda não o conhecem. Este conteúdo o ajudará a entender por que ele é a sua melhor escolha!

Nos últimos anos, presenciamos o avanço e a construção de novos Data Centers em todo o mundo. Essa rápida evolução do mercado está ligada à expansão acelerada da internet e de suas inúmeras aplicações e, claro, do crescimento do uso de dados.

Assim, com uma demanda cada vez maior, essas poderosas infraestruturas estão em constante evolução e deram origem a um formato ainda mais eficiente, flexível e inovador: o Carrier Neutral.

Enquanto esse tipo de Data Center permite o acesso e a interconexão com diversas operadoras diferentes, seu antecessor — Carrier Specific — limita as opções da empresa. Ou seja, restringe o controle do fluxo de dados a uma única operadora.

Mas essa não é a única diferença entre eles. A seguir, falaremos sobre as principais vantagens do modelo neutro e o que você deve considerar ao escolher seu Data Center. Continue conosco!

O que é um Data Center Carrier Neutral?

O Data Center Carrier Neutral (Data Center Neutro em relação a operadoras), é um padrão de instalação de infraestrutura de TI que oferece um ambiente neutro e imparcial para a conexão e interconexão de várias operadoras de telecomunicações.

Assim, nesse tipo de data center, não há preferência ou exclusividade por uma única operadora de telecomunicações. Em outras palavras, um Data Center Carrier Neutral é um formato que possibilita a conexão e compartilhamento de dados entre diferentes:

  • Operadoras de telecomunicações;
  • Provedores de Serviços de Internet (ISPs);
  • Empresas de rede.  

Essa neutralidade oferece mais flexibilidade e liberdade para as empresas, já que elas têm autonomia para escolher os provedores de serviços e parceiros que melhor atendam às suas necessidades.

6 benefícios do Data Center Carrier Neutral para o seu negócio

O Carrier Neutral tem se destacado como uma opção altamente vantajosa. Afinal, é capaz de oferecer para organizações de todos os setores e tamanhos uma série de diferenciais que são essenciais para seu crescimento

De flexibilidade de escolha à resiliência de rede aprimorada, existem muitos benefícios que merecem ser destacados e que demonstram que ele é a escolha ideal para quem busca excelência operacional. Confira!

1. Utilize qualquer operadora

Uma solução de Data Center Colocation oferece um alto nível de controle e escalabilidade. Assim, reduz a necessidade de desenvolver novos projetos sempre que a demanda da empresa aumentar ou diminuir.

Somado a isso, a característica de neutralidade expande ainda mais essa oportunidade de economia. Afinal, o negócio pode utilizar qualquer operadora em um Data Center Carrier Neutral.

Em outras palavras, você tem liberdade para escolher o fornecedor que entrega o melhor contrato. Ou seja, aquele que atenda às suas necessidades com melhor custo-benefício.

2. Mais escalabilidade e competitividade

A flexibilidade para fazer alterações ágeis em sua estratégia de gerenciamento de dados é outra vantagem para quem utiliza a solução de Colocation Carrier Neutral.

Nesse caso, com alguns comandos em uma interface ou uma simples ligação para a central, é possível aumentar ou diminuir a capacidade de transmissão de redes.

Toda essa escalabilidade e flexibilidade representam uma vantagem competitiva em um mercado tão acirrado. Aliás, essa característica é muito importante para as organizações que trabalham com processos e uso de dados que exigem acesso imediato e a qualquer hora do dia.

3. Mais liberdade e flexibilidade para seu negócio

Mudar em casos de emergência é muito mais fácil quando você tem várias opções disponíveis, não é verdade? Assim, a flexibilidade de poder utilizar diferentes operadoras em seu Data Center é mais um diferencial das alternativas neutras. 

Lembrando que, como os Data Centers Carrier Neutral não pertencem a uma operadora específica, isso também significa mais resiliência no acesso aos dados de sua empresa.

4. Redundância local e regional

Os Data Centers Carrier Neutral contam com redundância local e regional. Mas o que isso significa? Basicamente, esse termo diz respeito à duplicação das informações que estão armazenadas nesses ambientes. 

O objetivo é fornecer acesso aos seus dados em caso de falhas nos hardwares, danos e até mesmo desastres naturais na sede da empresa que fornece o Colocation.  

Esse benefício é extremamente valioso, pois dá às organizações a segurança necessária para proteger seus investimentos em dados e infraestrutura virtual. Afinal, estarão resguardados mesmo diante de graves imprevistos.

5. Redução de gastos

Um dos principais benefícios de optar por um Data Center Carrier Neutral é a significativa redução de gastos que o modelo promove. Tal economia pode ser obtida de diferentes maneiras, como:

  • Competição de preços: ao permitir o acesso a várias operadoras de telecomunicações, um Data Center Carrier Neutral incentiva a competição entre elas. Isso cria um ambiente propício para negociações mais vantajosas e preços mais competitivos em termos de serviços de conectividade e largura de banda;
  • Evita custos de infraestrutura adicional: ao adotar um Data Center Carrier Neutral, sua empresa não precisa investir em infraestrutura adicional para atender às demandas de diferentes operadoras. Isso elimina a necessidade de construir e manter várias instalações separadas;
  • Otimização de desempenho: ao selecionar as operadoras de telecomunicações mais adequadas para as suas necessidades, você obtém uma rede mais eficiente. Sendo assim, ao minimizar problemas de desempenho, é possível evitar custos associados à perda de produtividade e danos à reputação da sua marca.

6. Menos riscos de perder seus dados

O Data Center Carrier Neutral também é vantajoso do ponto de vista da Segurança dos Dados. Isso porque, a redundância de provedores oferece uma alternativa em caso de falhas ou interrupções, garantindo a continuidade dos serviços.

Além disso, muitos Data Centers desse tipo fornecem serviços de backup e recuperação de dados, armazenando suas informações contra perdas acidentais ou danos. Em conjunto com medidas de segurança física avançadas, seus dados estarão sempre protegidos e disponíveis.

O que você não pode ignorar na hora de escolher seu Data Center Carrier Neutral?

Ao escolher um Data Center Carrier Neutral para a sua empresa, é essencial ter em mente que alguns aspectos não podem ser ignorados. Nesse sentido, dois elementos fundamentais são a largura de banda e o backbone da internet. Confira!

Largura de banda

A largura de banda determina a capacidade de transferência de dados da sua empresa. Por isso, trata-se de um fator essencial para o sucesso das operações, sobretudo quando se lida com grandes volumes de informações.  

Sendo assim, um Data Center Carrier Neutral deve oferecer diferentes opções de largura de banda, permitindo que você escolha a que atende melhor às suas necessidades.

Vale lembrar que uma largura de banda adequada garante uma conexão rápida e confiável. Ou seja, permite que seus sistemas e aplicativos funcionem de forma eficiente, sem atrasos na transmissão de dados.

Backbone da internet

O backbone da internet refere-se à infraestrutura de rede de alta capacidade que interliga os Data Centers e os provedores de serviços em todo o mundo. Assim, ao escolher um Data Center Carrier Neutral, é fundamental garantir que ele esteja conectado a um backbone de internet robusto e confiável.

Um backbone poderoso garante que seus dados sejam transmitidos de forma eficiente e segura, com menor latência e maior resiliência. Isso é especialmente importante se sua empresa depende de transferências de dados intensivas ou aplicações que exigem uma conexão de alta qualidade.

Por que as empresas escolhem o Data Center Carrier Neutral da Ascenty?

Quando o assunto é Data Center Carrier Neutral, a Ascenty se destaca como uma das empresas de maior prestígio e credibilidade no setor. Prova disso, é o fato de que clientes de todos os segmentos e portes investem nessa parceira.

Todo esse reconhecimento é resultado de um conjunto de benefícios e diferenciais que somente a líder em Data Center e Conectividade da América Latina é capaz de entregar. Confira!

Maior empresa de Data Center da América Latina.

A Ascenty ocupa o posto de maior empresa de Data Center da América Latina e oferece uma infraestrutura de ponta. A marca é sinônimo de serviços de alta qualidade e que impulsionam os negócios de empresas de todos os portes.

É importante mencionar que a liderança na região não é fruto apenas de sua grandiosa infraestrutura. Na verdade, é também um reflexo da confiança de seus clientes em sua experiência e visão inovadora.

Com mais de 13 anos de atuação, fornecemos Data Centers Carrier Neutral confiáveis e escaláveis.

Data Centers sustentáveis

A Ascenty tem um compromisso assumido com a sustentabilidade. Por isso, adota práticas ambientalmente responsáveis em seus Data Centers e está sempre em busca de inovações que fortaleçam esse importante quesito.

Nesse contexto, toda a sua infraestrutura é projetada e operada de forma eficiente, utilizando tecnologias de ponta para reduzir o consumo de energia e o descarte de resíduos na natureza.

Portanto, ao escolher a Ascenty, as empresas têm a tranquilidade de utilizar um Data Center Carrier Neutral que atende aos mais altos padrões de sustentabilidade.

Máxima conectividade com todos os provedores de nuvem

A Ascenty oferece máxima conectividade com os principais provedores de nuvem do mundo. Com isso, garante aos seus clientes acesso fácil e rápido aos serviços, independentemente da hora e do local.

Essa conexão direta com os provedores de nuvem permite uma experiência de conectividade perfeita, com baixa latência e alto desempenho. Assim, atendemos às demandas de negócios modernos e fomentamos a transformação digital.

Mais de 34 Data Centers em operação e/ou construção com localizações estratégicas no Brasil, Chile, Colômbia e México

Como a maior empresa do segmento de Data Centers na América Latina, a Ascenty conta com uma infraestrutura robusta, com mais de 34 instalações em operação e/ou construção.

Esses Data Centers estão estrategicamente localizados no Brasil, Chile, Colômbia e México, e oferecem uma ampla cobertura geográfica. Portanto, você poderá escolher a melhor localização para armazenar seus dados.

Cliente Ascenty tem sempre a melhor infraestrutura, com a maior flexibilidade e conectividade!

Em um contexto em que a conectividade é peça chave para o sucesso das operações empresariais, contar com uma infraestrutura segura, escalável e de alto desempenho pode fazer toda diferença. É por isso que muitas empresas optam pelos Data Centers Carrier Neutral da Ascenty!

Como vimos, essa decisão abre as portas da inovação e garante o que há de mais eficiente, flexível e sustentável em termos de infraestrutura de TI. Assim, não importa quais sejam suas necessidades e desafios, cliente Ascenty tem exatamente aquilo que necessita.

Entre em contato agora e seja parceiro da maior empresa de Data Center da América Latina!