Por que optar por um fornecedor de Data Center nacional?

Por João Walter Bio Razori da Silva, Especialista de Arquitetura e Soluções

Empresas que possuem um grande volume de informações inevitavelmente precisam pensar na hospedagem de arquivos e dados. A dúvida neste momento é: é melhor optar por um fornecedor de Data Center nacional ou escolher um hosting do exterior? Confira, no artigo de hoje, porque é importante optar por um fornecedor de Data Center nacional. Acompanhe:

Data Center: nacional x estrangeiro           
O Data Center, em tradução literal, significa centro de dados. A partir disso, podemos entender que este é um ambiente no qual são abrigados servidores, ativos de rede, sistemas de armazenamento de dados, informações, entre outros. Assim, o Data Center armazena todas as informações necessárias para a empresa, desde arquivos confidenciais até os posts no blog e os produtos da loja virtual, por exemplo.

Essa hospedagem pode ser feita em Data Centers brasileiros e estrangeiros. O sistema é basicamente o mesmo, mas existem algumas diferenças cruciais que a empresa deve levar em consideração na hora de contratar este serviço.

Diferenças do Data Center nacional
De maneira geral, o Data Center nacional funciona igual ao do exterior, sendo que o tempo de resposta varia conforme a distância em que são acessados. Geralmente, é o elemento que pode apresentar alguma desvantagem quando você escolhe um datacenter no exterior. Ou seja, quando o usuário acessar o site ou o blog, por exemplo, ele terá um acesso mais lento às informações. Isso não costuma impactar negativamente na experiência do usuário, mas apenas em casos em que a loja virtual, o site ou o blog são “pesados” com muitas figuras e outros arquivos maiores.

Essa lentidão pode ocorrer devido à velocidade de internet mais lenta, e também porque os data centers com alta capacidade têm mais disponibilidade de links no backbone (rede principal pela qual passam os dados de todos os usuários da internet), o que significa que há mais possibilidades de conectividade.

Um grande diferencial de escolher um datacenter nacional é a questão econômica. Em 2014, a Receita Federal do Brasil passou a cobrar impostos e taxas de empresas de armazenamento e processamento de dados no exterior. Devido a esta cobrança, a diferença de valor de um Data Center no exterior (que era aproximadamente 15% menor) deixou de existir. Além disso, as empresas nacionais vêm investindo não só no preço, mas também na tecnologia.

As empresas de Data Center nacional vêm melhorando muito seus processos e apresentando grandes vantagens para as empresas.

1. Legislação
O Brasil tem leis específicas, que nem sempre são válidas em outros países do mundo. Por isso, optar por um Data Center nacional implica em não se preocupar com a legislação. No caso da hospedagem no exterior, por não ter uma lei voltada para isso, é necessário haver uma definição de qual lei prevalecerá.

2. Segurança
Os dados armazenados em um Data Center nacional estão bastante seguros e seguem os princípios da privacidade. Em um país com políticas mais rígidas, os dados podem ser acessados sem autorização.

3. Contratos
Os contratos em português são outro benefício dos Data Centers nacionais. Entender todas as palavras que estão no contrato é fundamental para evitar problemas e evitar imprevistos.

4. Suporte
O suporte mais fácil e em território nacional é uma garantia de que o empresário terá ajuda sempre que for necessário. Quando a hospedagem é feita no exterior, é necessário aguardar o atendimento e nem sempre o problema é resolvido rapidamente.

Assim, optar por um Data Center nacional é vantajoso tanto por questões de segurança quanto econômicas. Não precisar se preocupar com variação cambial, legislação e com o suporte necessário em caso de imprevistos significa ter um serviço de mais qualidade para oferecer ao consumidor final. Por sua vez, a empresa que contratou o Data Center também se sente mais segura e pode investir mais no armazenamento de informações e dados.