Porque a agilidade é essencial em assuntos relacionados à segurança

A Segurança da Informação é uma aliada das estratégias de diminuição de prejuízos e a agilidade é um grande diferencial nos momentos de ataques em banco de dados. Como as informações são de extrema relevância e exigem sigilo, a segurança é essencial pois inspira confiabilidade, demonstra conformidade no caso de auditorias ou fiscalização de agências reguladoras e assegura continuidade dos negócios em caso de falha ou ataque no sistema.

Existem diversas tecnologias que oferecem agilidade na prevenção e resolução de crises. Vamos conhecer algumas:

Instale um AntiSpam
Como o e-mail é um canal de comunicação muito importante, pode ser a porta de entrada de vírus ou de outros meios que facilitem a invasão dos sistemas. Usar um AntiSpam é uma forma simples e ágil de proteger o computador e a rede da empresa. Esta ferramenta ajuda a selecionar as mensagens indesejadas e as retira da caixa de entrada. Assim, os colaboradores não perdem tempo apagando e-mails infectados.

Invista em uma Certificação digital
Esta tecnologia permite que o usuário faça transações pela internet e se comunique com segurança. O certificado digital é como uma identidade virtual da pessoa física ou jurídica, equipamento ou site. Esta assinatura digital garante que a autenticidade e a integridade dos dados mais confidenciais. Com esta tecnologia é possível evitar falsificações e fraudes.

Use filtro de conteúdo
A rede interna de sua organização pode contar com filtros de conteúdo para evitar que usuários tenham acesso a dados confidenciais ou entidades mal-intencionadas possam representar qualquer risco a empresa ou ao sistema. A vantagem dessa ferramenta é poder empregá-la em sites com palavras-chave para aumentar a segurança. Além disso, estes filtros impedem o acesso a determinados sites não relacionados com o trabalho, como sites de jogos online, aumentando a produtividade.

Proteja sua rede contra DDoS
Ataques DDoS (“Distributed Denial of Service”, ataque de negação de serviço) saturam a conectividade da rede de sua organização que pode ser formada por desktops, notebooks, serviços em cloud, servidores e dispositivos Iot (“Internet of Things”, Internet das Coisas). Cada um destes equipamentos podem ser a porta de entrada para hackers invadirem a rede após este ataque.

Por isso, é importante prevenir e contar com um sistema de gerenciamento de ataques DDoS para evitar que o alto tráfego atinja os equipamentos responsáveis por garantir a conectividade e os Links de internet. Tais ataques podem ser uma forma de despistar invasões que visam roubar dados e cometer algum outro ato criminoso.

A rapidez para eliminar este problema é extremamente importante e é possível evitar os ataques sem desconectar ou desligar o servidor. Para isso, você pode adotar uma solução desenvolvida para proteger sua organização contra este tipo de problema.

Backup na nuvem
Fazer backups em servidores cloud faz toda a diferença em um momento de crise, pois a recuperação dos dados importantes que mantém a empresa funcionando é bem mais rápido. O cloud computing (computação na nuvem) é a melhor aposta para trazer agilidade ao momento de recuperação. Além disso, você também pode manter seus sistemas sempre atualizados e protegidos com esta tecnologia. Há diversas opções de serviços em cloud que oferecem proteção e você pode até usar tipos diferentes conforme a exigência do seu tipo de negócio.

Segurança nos end points
Dar atenção aos end points é de extrema importância! Ignorar dispositivos móveis, desktops e notebooks pode colocar toda a sua estratégia de segurança a perder. Esta medida de segurança bloqueia o acesso de pen drives a redes, o que evita a transferência de dados indesejados que possam danificar a rede e infectá-la.

Soluções de segurança são relevantes para todos os tipos de organizações e a tecnologia potencializa a prestação de serviços. Por isso, nada pode ser deixado de lado quando se trata de informação. Este artigo serviu para ajudar a encontrar soluções e valorizar a segurança da informação? Entre em contato com nossos especialistas!