As 9 grandes tendências de tecnologia para o mercado de Data Center no Brasil em 2024

Que tal ouvir o conteúdo? Aproveite essa comodidade do blog da Ascenty!

Os últimos anos foram desafiadores para o segmento empresarial, não é mesmo? A pandemia e, posteriormente, a retomada à vida normal geraram mudanças e abriram caminho para grandes tendências de tecnologia no mercado de Data Center no Brasil.

Com a infraestrutura digital se tornando cada vez mais vital para o home office e desenvolvimento dos negócios, os Data Centers estão em destaque. Mas o que esperar para 2024?

A Ascenty é líder em Data Center e conectividade no Brasil e na América Latina e reuniu algumas tendências que devem movimentar o mercado este ano. 

O tema é de extrema relevância. Afinal, o mundo inteiro depende desse recurso para manter tudo funcionando — no escritório ou em casa. E para as empresas, é um dos principais pilares estratégicos para sua operação.

Sendo assim, aproveite o artigo e fique por dentro!

Os números não mentem: breve panorama sobre o mercado de Data Center no Brasil

Você sabia que o Brasil é o principal mercado de Data Center da América Latina? Segundo a consultoria CBRE, nosso país responde por 70% da oferta na região e 50% dos investimentos.

A verdade é que a pandemia contribuiu para antecipar uma verdadeira revolução, em que os dados são protagonistas e devem ser bem armazenados e gerenciados.

Esse cenário gerou um aumento no volume de transações e, também, está sendo impulsionado pela chegada em definitivo do 5G ao nosso território.

Segundo estudo da Arizton, o mercado de Data Center no Brasil deve atingir US$ 4,43 bilhões até 2028. Além disso, São Paulo é a cidade mais conectada, graças a presença de negócios digitais e importantes centros financeiros.

Nesse caso, a presença do maior Data Center da América Latina na região — o Vinhedo 1 da Ascenty — é mais um ponto positivo nessa equação. Outro ponto a se destacar é a conectividade dos Data Centers, inclusive com o início da operação previsto para 2023 do cabo submarino Firmina implantado pelo Google.

As 9 grandes tendências de tecnologia para o mercado de Data Center no Brasil para 2024

Uma das principais dúvidas das organizações modernas é: “devo investir em um data center?”, seguida de “como melhorar minha solução de data center?”.

A maioria das companhias já identificou o grande valor em modelos mais flexíveis de trabalho. Com isso resolvido, é hora de testar limites e expandir sua capacidade produtiva. O que, neste caso, envolve o investimento em inovações.

Para 2024, as tendências de tecnologia para o mercado de Data Center no Brasil podem ser divididas em várias áreas: infraestrutura, capacidade, conectividade e sustentabilidade. Que tal conferir as principais?

1.      Automação de tarefas em Data Centers

A automação já chegou aos data centers. Isso é um reflexo do aumento da demanda causado pela pandemia e tem reflexos positivos na qualidade e eficiência dos serviços prestados pelas empresas do setor.

Um bom exemplo é a instalação de robôs aspiradores de pó com sensores que medem a temperatura e o nível de umidade no ambiente.

É importante destacar que à medida que a escala dos data centers aumenta, o volume total de hardware e software a ser gerenciado ultrapassará em muito as capacidades da equipe humana.

Assim, a automatização de tarefas ajuda a otimizar o trabalho e o próprio funcionamento dos Data Centers. Além disso, pode aumentar a segurança e reduzir custos operacionais e de refrigeração.

2.      Escalabilidade

Quanto mais empresas necessitam de flexibilidade no seu ambiente digital, mais escala é exigida dos data centers. Para responder a essas demandas, soluções como Data Centers em Hiperescala ou o Edge Computing são ideais.

Desse modo, é possível lidar com as demandas e as cargas de trabalho mais facilmente, dando maior poder à empresa e estabilizando suas operações digitais.

É por isso que cada vez mais empresas vêm investindo em hiperconvergência, que virtualiza os elementos de hardware e os define por software.

3.      Segurança e proteção de Data Centers 

Com as ameaças cibernéticas se tornando mais complexas e lesivas, os cibercriminosos estão de olho nos Data Centers. Afinal, eles são considerados verdadeiros baús de tesouro — repletos de dados e informações valiosas.

Felizmente, as empresas do setor estão investindo em segurança avançada, blindando os ambientes e seus serviços. Naturalmente, isso depende da escolha estratégica e consciente de um bom fornecedor.

A Ascenty, por exemplo, prioriza ações de segurança em todos os seus Data Centers. Do planejamento à gestão dos ambientes, nada passa despercebido para que seus dados estejam sempre bem armazenados. Portanto, estamos diante de uma das grandes tendências de tecnologia para o setor.

4.      Data Centers sustentáveis

TI Verde não é só uma tendência, mas uma realidade da indústria de data centers. Afinal, todos sabemos que o funcionamento dessas estruturas exige um alto consumo de energia.

A sustentabilidade é uma iniciativa global que já chegou ao mercado de Data Center no Brasil. Assim, é possível potencializar a capacidade da tecnologia reduzindo a emissão de gases do efeito estufa e o consumo de energia com TI.

Lembrando que é necessário contar com uma abordagem multifacetada, examinando tudo: da produção de energia até o uso de água.

Uma das iniciativas é o investimento de grandes players do mercado na Certificação ISO 14.001. Ela comprova o comprometimento da empresa e a implementação de processos eficazes para melhorar a gestão ambiental.

5.      Aumento do uso da Inteligência Artificial

Sabemos que Inteligência Artificial não é exatamente uma novidade, mas seria um erro não considerá-la uma tendência de tecnologia do mercado de Data Center no Brasil. Afinal, a tecnologia está em plena expansão no setor.

Não estamos falando de uma evolução hollywoodiana, na qual robôs ocupam tarefas do dia a dia. A ideia é o uso de algoritmos cada vez mais complexos e capazes de potencializar as tarefas digitais.

Dentro dos Data Centers, eles automatizam processos repetitivos e permitem que os talentos humanos se dediquem ao que mais importa: na criação de soluções e na resolução de problemas.

6.      Multicloud

Sua empresa já ouviu falar da multicloud? Essa solução é uma das melhores escolhas para organizações que buscam mais escalabilidade, disponibilidade e segurança para sua infraestrutura de dados.

A multicloud é uma combinação de diferentes provedores e serviços de nuvem. Como um combo com as melhores opções, sejam elas públicas, privadas ou híbridas.

Uma das suas grandes vantagens é que, ao contrário da nuvem híbrida, elas podem ser interdependentes. Ou seja, não precisam ser integradas — o que traz mais flexibilidade e autonomia para configurar a sua infraestrutura de dados.

7.      Edge Computing

Com a crescente do mercado de IoT e mais consumidores ansiosos por serviços de conteúdos digitais, a demanda por redes de alta disponibilidade será maior do que nunca em 2024.

Por isso, as empresas preocupadas em oferecer uma melhor experiência aos seus clientes devem recorrer às soluções de Edge Computing, ou computação de borda.

Em vez de centralizar seus ativos digitais em uma única (e muitas vezes distante) localidade, eles podem criar uma rede versátil que mantém os dados próximos aos usuários finais e maximiza o desempenho.

8.      Mais conectividade à frente

Um Data Center sem conectividade é como uma ilha, não é mesmo? Exatamente por isso, uma das grandes tendências e demandas do mercado brasileiro é a busca por mais conectividade.

As empresas precisam ter acesso rápido e facilitado às suas informações, já que o consumidor não quer perder tempo. A Ascenty já está investindo nesse aspecto há muitos anos e, inclusive, tem uma rede de fibra óptica própria conectada a todos os cabos submarinos do Brasil.

E mais: nossos Data Centers estão conectados com todos os Cable Landing Stations internacionais. Ou seja, nossos clientes têm máxima conectividade e eficiência à disposição.

9.      Aumento da demanda por Colocation

Seguindo uma tendência mundial que prioriza o uso como serviço, estamos presenciando um aumento da demanda Colocation no mercado de Data Center do Brasil. Isso significa que mais empresas estão deixando de investir em infraestruturas próprias.

Para responder a essa procura, as empresas estão investindo na construção de novos Data Centers e na otimização de seus serviços. A Ascenty, por exemplo, já conta 34 Data Centers em operação e/ou construção.

Aproveite as tendências de tecnologia e impulsione seu negócio!

O que você achou das tendências de tecnologia para o mercado de Data Center no Brasil? O ano de 2024 e os seguintes reservam boas expectativas para o setor e isso refletirá em todo o mercado e no próprio desenvolvimento do país.

Como gestor e empresário, sua missão é aproveitar esses avanços a favor de seus resultados. Afinal, a melhoria contínua dos processos e da infraestrutura digital de sua empresa conduzem a um cenário de mais competitividade e lucratividade.

Para te ajudar um pouco mais, selecionamos mais um artigo do blog que pode te ajudar. Veja aqui como fazer uma migração de Data Center com segurança e eficiência!