Como fica a questão da segurança de dados em tempos de Home Office?

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

A transformação digital e a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) foram dois fatores primordiais para as corporações apostarem no home office. Um dos motivos é que o trabalho remoto se tornou uma melhor alternativa para manter os serviços dentro das expectativas do público-alvo. Contudo, esse cenário exige também um grande cuidado com a segurança de dados.

Em virtude da nova conjuntura, hackers consideram o home office uma oportunidade para invadir redes corporativas e aplicar golpes, como phishing, ransomware, entre outros. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, um estudo da Kaspersky aponta que mais de 360 mil ameaças virtuais foram criadas por dia, em 2020.

Neste artigo, vamos apontar diversos fatores que devem ser analisados pelos gestores para elevar o nível de segurança da informação nas empresas. Confira!

A LGPD e a importância da Segurança de Dados

Em vigor desde setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem como principal característica a adoção de uma série de medidas para o setor público e a iniciativa privada terem um maior cuidado com o gerenciamento e a disponibilização de informações dos cidadãos.

Se uma organização, por exemplo, for responsável pelo vazamento de dados de indivíduos, é possível receber multas que podem chegar a R$ 50 milhões ou a 2% do faturamento bruto. Para evitar perdas financeiras e de imagens, as instituições precisam ter um maior foco na segurança de dados.

E isso exige um grande esforço não apenas da equipe de TI, mas também de dirigentes e dos demais colaboradores. Afinal, os hackers estão adotando soluções cada vez mais sofisticadas para aplicar golpes virtuais.

Além de conhecer as regras da LGPD, as companhias necessitam investir com qualidade em mecanismos que minimizem os riscos de roubos ou vazamento de informações. Do contrário, terão dificuldades para manter os serviços em um bom patamar.

Como aumentar a segurança de dados da sua empresa em tempos de home office

Há diversos procedimentos que podem ser adotados para minimizar os riscos de ameaças virtuais. Com a intenção de ajudar o seu negócio a ter mais sucesso com o trabalho remoto, vamos explicar algumas medidas úteis para combater as ações de hackers. Acompanhe!

Crie uma política de segurança em Home Office

Para uma empresa mostrar que tem uma grande preocupação com a segurança de dados, o primeiro passo é elaborar uma política com iniciativas voltadas para diminuir ao máximo os riscos de vazamentos e roubos de informações corporativas.

Essa política deve estar disponível para todos os colaboradores e deve conter orientações muito claras. Dessa forma, os funcionários, inclusive os que estão em home office, terão uma referência sobre como proceder para prevenir crimes digitais.   

Treine a sua equipe

Uma boa política de segurança de dados em home office precisa sair do papel. E isso apenas se torna viável quando os empregados são treinados para seguir as melhores práticas para evitar ações de cibercriminosos.

É necessário também haver um cronograma voltado para capacitações periódicas. Assim, os funcionários terão informações atualizadas, o que é muito importante para o ambiente de TI estar mais protegido.

Logicamente, é recomendado oferecer um conteúdo que esteja alinhado com a política de proteção de dados corporativa. Isso é imprescindível para os treinamentos alcançarem resultados dentro das expectativas.

Invista em tecnologia

Mesmo que os funcionários estejam bem conscientes do que fazer para minimizar os riscos de perda de dados, é crucial haver um investimento estratégico em tecnologia. Essa atividade colabora, de forma significativa, para os sistemas corporativos alcançarem um elevado nível de proteção.

Por isso, é indicado contar com firewalls, antivírus e outros mecanismos que dificultem as ações de cibercriminosos. Se não houver um foco em investimentos em segurança da informação, uma empresa terá mais riscos de sofrer ataques virtuais, que podem provocar prejuízos financeiros e de imagem.

Forneça bons antivírus

Ter funcionários treinados e investir em soluções de TI são passos vitais para aumentar a segurança de dados. Contudo, é fundamental contar com recursos que proporcionem excelentes resultados contra as tentativas de roubos de informações institucionais.

Para reduzir as probabilidades de uma companhia ser vítima de cibercriminosos, uma boa alternativa é disponibilizar antivírus de última geração para os funcionários. Também é relevante que esse recurso seja de ótima qualidade e proporcione menos riscos para os que atuam em home office.    

Invista em soluções cloud

A computação em nuvem é uma tecnologia cada vez mais utilizada pelas corporações. Um dos motivos é que apresenta uma boa performance na segurança de dados. Por questões estruturais e financeiras, muitas empresas têm optado por terceirizar os investimentos em infraestrutura de TI.

Essa prática viabiliza não apenas a redução de custos com equipamentos e mão de obra, mas também ajuda a contar com mecanismos mais eficientes contra as ameaças virtuais. Esses benefícios, sem dúvida, mostram como é válido pensar em opções que tornem a TI mais estratégica na conjuntura atual.

Conte com soluções de Backup na nuvem

Quanto mais alternativas uma empresa tiver para preservar os dados, menores são os riscos de ficar refém de hackers. Atualmente, o ransomware é um dos cibercrimes mais temidos no momento, porque exige o pagamento de resgate para as vítimas terem as informações de volta.

Com a prática de backup na nuvem, uma companhia reduz consideravelmente as possibilidades de ser vítima dessa ameaça cibernética. Por isso, é recomendado analisar, com bastante atenção, o uso de soluções que permitam criação de cópias de segurança na nuvem.

Mantenha o sistema operacional dos colaboradores sempre atualizado

O avanço tecnológico ocupa uma posição de destaque no mundo corporativo e isso se reflete na necessidade de modernizar os sistemas operacionais no ambiente de trabalho. Além de contar com novas ferramentas para melhorar a qualidade dos serviços, atualizar um software é primordial para elevar a segurança de dados.

Um sistema desatualizado pode conter diversas vulnerabilidades que podem ser exploradas facilmente por hackers. Em virtude disso, é indicado que as empresas trabalhem apenas com sistemas periodicamente atualizados.

Saiba como a Ascenty pode ajudar com a segurança de Dados da sua empresa

Com diversas soluções relacionadas com a computação em nuvem e ao segmento de Data Centers, a Ascenty é uma companhia qualificada para oferecer ao público-alvo serviços de TI que se destacam pela grande capacidade de proteger as informações corporativas.

Além de contar com profissionais competentes e experientes, a Ascenty conhece as melhores práticas para garantir uma maior segurança de dados para o seu negócio. Inegavelmente, contar com um suporte qualificado faz toda a diferença para minimizar os riscos de uma companhia ser vítima de ataques virtuais.

Se deseja elevar o nível de proteção dos dados corporativos, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para ajudar a sua marca a conquistar mais respeito e credibilidade perante os stakeholders!