Trabalho Remoto x Home Office: entenda as diferenças desses modelos e como a Ascenty pode auxiliá-lo

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Conforme as empresas transformam suas operações, descentralizando as atividades para garantir a produtividade dos funcionários, elas se veem diante de uma enxurrada de ferramentas. Mas para garantir que a sua operação continue produtiva, é preciso entender as diferenças entre trabalho remoto x home office.

Você sabia que são conceitos diferentes?

E essas diferenças podem causar grande impacto nas ferramentas que seu time utiliza, bem como no modelo de trabalho da equipe.

Por conta da pandemia do Covid-19, o crescimento do home office foi realmente espantoso: dados da Agência Brasil mostram que, ao menos 46% das empresas aderiram à modalidade.

Porém, nesse momento, várias empresas também aderiram ao trabalho remoto.

De forma popular, trabalho remoto x home office são considerados quase como sinônimos. E em termos teóricos podem até ser — mas na prática, são modelos de operação com algumas diferenças importantes de conceitos.

Por isso, conhecê-los é essencial para compreender o novo mundo em que seu negócio está inserido. Além disso, pode ajudar você a encontrar as melhores soluções para potencializar o trabalho de todos, sejam em trabalho remoto ou home office.

Que tal aprender mais sobre o tema? Continue a leitura do conteúdo!

Como funciona o Trabalho Remoto

O trabalho remoto é uma forma mais pragmática de enxergar uma operação descentralizada. Conceitualmente, o trabalho remoto é equivalente ao modelo que você ou qualquer pessoa adota quando quer “evitar” o escritório.

É o que acontece quando o profissional opta por ficar em casa, simplesmente porque não quer enfrentar o trânsito ou está buscando focar em um projeto importante e não quer que o fluxo de colegas e conversas desvie seu foco.

Significa que o profissional leva o notebook para casa e trabalha de qualquer lugar, seja da cama, no escritório pessoal ou na mesa da cozinha.

Em geral, o trabalho remoto representa uma mudança significativa em relação à rotina convencional, impactando no seu ritmo normal de produtividade – por isso, pode ser muito bom!

É eficaz principalmente porque é diferente do comum.

Nesse modelo, a estrutura do escritório ainda se mantém centralizada, mas os colegas de equipe e as demais pessoas que lá trabalham ajustam sua rotina de acordo com sua ausência.

Para você ter uma noção, o trabalho remoto é tanto quando você tira um dia ou dois para ficar trabalhando em casa — longe do escritório, como quando opta, de forma pontual, por levar o notebook a um café e trabalhar de lá, por exemplo.

Como funciona o Home Office

Já o Home Office é quando você trabalha remotamente, mas apenas em casa. Ou seja, nesse modelo o seu escritório é realmente em casa e todo seu trabalho é centralizado ali — com auxílio de ferramentas que integrem pessoas e processos, claro.

E claro, o home office não é apenas para funcionários 100% remotos, o modelo também pode servir para pessoas que desejam alguns dias longe do escritório apenas para se concentrar em tarefas importantes. Nesse caso, falamos de um maior período.

O Home Office geralmente representa uma mudança significativa de ritmo de trabalho, o que pode ser bom para muitas pessoas. Significa que, provavelmente, o profissional terá uma agenda mais flexível, podendo trabalhar na hora que melhor produzir.

Nesse cenário, o home office também vai requerer mais ajustes do que o trabalho remoto e o trabalho em um coworking. Afinal, é necessário não apenas criar um espaço de produtividade, mas também criar limites claros entre o trabalho e a vida pessoal.

Trabalho Remoto x Home Office: os benefícios que eles trazem para a sua empresa

De qualquer modo, é inegável que os novos modelos de trabalho trouxeram diferentes impactos para as empresas. Em geral, apesar da inexperiência para a maioria das empresas, foram positivos — e é por isso que as organizações pretendem continuar testando e implementando o trabalho remoto e o home office.

Que tal revisitar alguns desses benefícios? Explicamos abaixo:

Redução de custos

Ao migrar sua operação para algum dos modelos remotos, você reduz os custos com manutenção e operação do escritório. Assim, as contas de luz, água e limpeza (entre outras) caem drasticamente, contribuindo com o fluxo de caixa.

Mais produtividade dos colaboradores

O trabalho remoto e o home office, apesar das diferenças, proporcionam maior liberdade aos funcionários. Sem o ambiente e a pressão, que muitas vezes pode afetá-los, eles se sentem mais livres para focarem nas tarefas e produzir.

Além disso, a falta de estresses diários, como o deslocamento até o escritório, também contribui para uma melhor produtividade.

Mais flexibilidade

A ideia de trabalhar em casa sempre trouxe um senso de flexibilidade, pela possibilidade do funcionário melhor se adequar à rotina dentro de seu espaço pessoal.

Sabemos que há diferenças significativas entre os modelos de trabalho, mas em geral, ambos contribuem para que o funcionário tenha mais flexibilidade em seu dia a dia.

Mais autonomia para o time

O trabalho remoto ou home office contribui para que o time produza mais e melhor.  O desafio aqui é realizar a microgestão das execuções — o que pode ser resolvido com uso de ferramentas adequadas e alto nível de conectividade.

Sem o contato direto com colegas e mesmo com a chefia, os times possuem mais tempo para focar nas suas entregas, dando mais autonomia para suas tarefas.

Permite gerenciar o time à distância

Quando falamos em ferramentas adequadas e alto nível de conectividade, falávamos de recursos que possibilitem uma eficaz gestão à distância.

A boa notícia é que plataformas não faltam. Há uma infinidade de ferramentas que facilitam o gerenciamento de cada funcionário, do seu nível de entrega e do tempo despendido em cada tarefa.

São dados que podem ser centralizados em seu sistema de gestão, como ERP, possibilitando que os gestores mantenham um olho atento à produtividade do colaborador.

Assim, é mais fácil realizar ajustes, dividir tarefas e controlar o nível de entrega de cada membro do time.

Como a Ascenty pode garantir ambos os modelos

Um assunto muito sério quando se fala em trabalho remoto x home office é o nível de conectividade e a robustez da infraestrutura de dados das empresas. Afinal, uma coisa é a flexibilidade que os funcionários terão ao trabalhar de casa, mas a outra é contar com a estrutura corporativa para favorecer esse novo modelo.

Na sua empresa, a infraestrutura de dados dá conta de uma operação tão descentralizada, de forma que todos possam acessar os recursos da empresa de forma remota?

Além disso, como é o nível de conectividade da organização? Afinal, a troca de informações e tráfego com outras empresas ainda existe, bem como o uso de serviços variados.

São questões como essas que precisam de respostas.

E todas elas você encontra na Ascenty, empresa líder em Data Center no Brasil e com uma das maiores infraestruturas de dados e de conectividade para empresas da América do Sul.

Para auxiliar sua organização na implementação de um novo modelo de trabalho, é necessário repensar de forma profissional toda sua estrutura e infraestrutura.

E é exatamente o que a Ascenty faz, com serviços completos que vão contribuir para melhorar seu tráfego de dados, com data centers robustos e toda gama de serviços do Ecossistema de Conectividade.

Que tal entender mais sobre as soluções da Ascenty para melhorar o nível de entrega, a segurança e a conexão da sua empresa, seja para o trabalho remoto como o home office? Converse conosco!