Por que o Data Center terceirizado é a melhor alternativa para os hospitais?

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

A segurança da informação é um fator muito importante para os hospitais, já que eles trabalham com dados sensíveis das pessoas atendidas. Além disso, os médicos precisam ter acesso aos dados dos pacientes para o tratamento ser feito da melhor forma possível. Esses exemplos têm pesado na decisão de gestores de saúde em optar por um data center terceirizado.

Afinal, não é simples administrar uma infraestrutura de TI que precisa manter o funcionamento de forma ininterrupta. Qualquer falha no data center pode prejudicar, por exemplo, a avaliação de um médico sobre o diagnóstico de uma pessoa. Por isso, é muito importante contar com um data center que funcione de forma plena.

Neste artigo, vamos destacar alguns fatores que justificam o esforço dos hospitais em terceirizar o data center. Confira!

Por que investir em um Data Center próprio não é uma boa opção para hospitais?

Com a transformação digital, os hospitais estão produzindo um volume maior de informações que precisam ser acessadas, de forma rápida e prática, por gestores e profissionais de saúde. Esse fator mostra como é vital contar com uma infraestrutura de TI que seja de alto nível e capaz de suprir a demanda.

Se um hospital não estiver atento a essa tendência, terá sérias dificuldades em oferecer um atendimento qualificado para seu público. Em virtude disso, muitos estabelecimentos de saúde estão percebendo que apostar em um data center terceirizado é uma alternativa cada vez mais interessante.

Para você entender isso melhor, vamos trazer alguns pontos que mostram como é desafiador manter uma infraestrutura robusta de TI em um hospital. Acompanhe!

Segurança da informação

Nem sempre contar com um data center próprio é sinônimo de um elevado patamar de segurança da informação. Afinal, é possível perder dados por situações atípicas, como incêndios, inundações e defeitos no hardware ou no cabeamento, por exemplo.

Dependendo da situação, um reparo pode comprometer, de maneira significativa, o atendimento no hospital. Isso porque esse processo pode prejudicar o acesso dos profissionais de saúde aos dados dos pacientes.

Esses aspectos têm contribuído para as instituições de saúde apostarem em provedores de cloud computing. Por meio desse recurso, o hospital não precisa contar com uma equipe de TI interna para manter um ambiente de grande porte funcionando durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem nenhuma interrupção.

Além disso, um hospital, ao contar com um data center próprio, enfrenta sérias dificuldades de expandir a demanda, em virtude das limitações do espaço físico, que pode atrapalhar bastante a instalação de novos equipamentos (servidores, storages etc.)

Custos Elevados

Ao apostar em um data center próprio, serão necessários investimentos pesados para o ambiente estar atualizado e contar com as melhores tecnologias. Isso gera uma despesa muito elevada, pois muitos equipamentos são importados e apresentam um custo alto, principalmente em um momento em que o Dólar apresenta uma cotação bem superior em relação ao Real.

Também é complicado manter um data center em um hospital em virtude da necessidade de contar com uma equipe interna de TI bastante qualificada para prestar um atendimento eficiente e rápido.

Contratar funcionários de setor de tecnologia da informação é um investimento que pode ser muito oneroso para uma instituição de saúde. E esse cenário é capaz de comprometer a capacidade de adquirir equipamentos que poderiam ser usados para cuidar dos pacientes e oferecer uma melhor qualidade de vida durante o tratamento.

Em um momento de instabilidade econômica, é preciso ter planejamento e bom senso para avaliar qual o melhor modelo de data center a ser adotado por um hospital. Afinal, trata-se de um investimento expressivo e que precisa ser muito bem gerenciado para apresentar bons resultados.

Os benefícios do Data Center terceirizado para os hospitais

Há diversas vantagens que mostram como terceirizar a infraestrutura de TI pode ser interessante para um hospital. Pensando nisso, vamos apresentá-las de forma didática para você. Veja!

Conformidade

Investir em um data center terceirizado permite se adequar à demanda por processamento de dados de maneira mais estratégica e flexível. Se houver uma expansão considerável por espaço para armazenar as informações, o fornecedor dos recursos de TI terá capacidade de resolver isso rapidamente.
O mesmo ocorre quando há uma redução no uso de recursos tecnológicos necessários para suprir a necessidade do hospital. Contar com esse tipo de suporte proporciona mais segurança aos gestores e aos funcionários, o que é essencial para o bom atendimento aos pacientes.

Segurança

Outro benefício marcante de terceirizar a infraestrutura de TI abrange ter à disposição um ambiente redundante, em que as informações podem ser guardadas em várias mídias e em locais diferentes.
Dessa forma, o risco de perder os dados por alguma falha no equipamento ou desastre natural é praticamente mínimo. Um fornecedor de TI qualificado também se preocupa em fazer periodicamente a atividade de backup, o que colabora para as informações estarem disponíveis aos clientes. 

Solução ágil de problemas

Uma empresa terceirizada de TI apresenta, na maioria dos casos, um grande conhecimento sobre as demandas que envolvem a prestação de serviços de um data center.
Esse fator colabora para ter mais condições de resolver eventuais problemas com bastante velocidade, o que é muito importante para os serviços de um hospital não serem afetados, de forma significativa, por situações que prejudicam o funcionamento de hardwares e das redes.

Gerenciamento de Hardware e Software

Contar com um data center terceirizado tem como ponto positivo o fato de o provedor ter experiência na gestão e no licenciamento de equipamentos e sistemas utilizados.
Isso proporciona uma maior segurança jurídica para os clientes, que estão usando recursos de TI de ponta e dentro das melhores regras do mercado. Outra vantagem da terceirização envolve os planos de contingenciamento, vitais para agir em casos quando a infraestrutura de TI é prejudicada por falhas humanas, desastres naturais ou ações de cibercriminosos.

Serviços ininterruptos

Uma das principais características de um data center é ser climatizado e contar com mecanismos (nobreaks e geradores) que mantém o funcionamento, mesmo com a falta de energia por um longo período.

Um fornecedor de TI deve contar com ambiente com essas características, porque é uma maneira de as atividades seguirem sem nenhuma paralisação, respeitando a escala 24x7x365. No caso de um hospital, isso é muito relevante para os serviços contemplarem todos os pacientes de forma exemplar.

SLA

Para uma instituição de saúde ser devidamente atendida por uma empresa de TI é imprescindível que seja feito um Acordo de Nível de Serviço, também conhecido como SLA.

Essa iniciativa permite que sejam determinados os padrões de infraestrutura e as garantias para o bom desempenho dos serviços (nível de disponibilidade, velocidade do processamento de dados etc.). Assim, é possível um hospital ter mais segurança e certeza de que fez a escolha certa ao apostar em um data center terceirizado.
 
Hoje, há diversas empresas especializadas no fornecimento de infraestrutura de TI para companhias de vários segmentos. Uma das mais conceituadas do mercado nacional é a Ascenty, que tem uma equipe bastante qualificada e experiente.

E para atestar essa informação, sabia que a Ascenty foi classificada como líder do Quadrante de Serviços de Colocation no Brasil pelo ISG Provider Lens™ 2020?

Esse estudo concluiu que a Ascenty “fornece uma capacidade incomparável para acomodar os grandes data centers dos clientes mais exigentes”.

Se está pensando em terceirizar o setor de TI do seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para iniciar uma parceria de sucesso!