Escalabilidade de Data Centers: o diferencial para reduzir custos e ajudar na sustentabilidade do seu negócio

Se a sua empresa ainda não começou a se preparar para a escalabilidade de data centers, saiba que é o momento certo para se planejar em relação aos próximos passos da sua infraestrutura de TI.

Trazemos essa informação, pois, cada vez mais, a escalabilidade de data centers ganha importância.

Com o crescente movimento da transformação digital, mudanças de mercado e do comportamento do consumidor, as empresas precisam se adequar rapidamente — ou seja, escalar — para ter a infraestrutura necessária e capaz de atender ao crescente nível de demanda.

Essa é uma realidade tanto no armazenamento de dados, como no seu processamento, nas capacidades de rede e no potencial conectivo do negócio.

Além disso, é preciso encontrar respostas para uma realidade em que o mercado exige empresas que utilizem data centers sustentáveis.

Neste artigo, vamos mergulhar nesse tema, explorando a importância da escalabilidade de data centers e porque sua empresa deve se preparar para maximizar sua infraestrutura. Vamos lá?

Mas afinal, o que significa Escalabilidade de Data Centers?

A escalabilidade de data centers é um reflexo do mercado, visto que inovações como a Internet das Coisas, mídias sociais, streaming de conteúdo e a transformação digital em geral apenas ganham terreno.

Gerenciar esse crescimento em demanda e infraestrutura requer sistemas e estratégias que suportem a escala — tudo de maneira econômica, sustentável e ainda assim eficiente.

Na prática, quando falamos de escalabilidade de data centers, isso trata-se da capacidade da infraestrutura como um todo continuar funcionando bem quando é aprimorada e alterada em volume e tamanho. O princípio é simples: quanto maior o data center, melhor será.

Com maior potencial de escalabilidade, o data center se adapta às demandas voláteis do mercado, o que o torna mais eficiente no médio a longo prazo — tanto do aspecto financeiro, como energético.

Dentro do conceito de escalabilidade de data centers, inclusive, existe um termo que ganha a atenção: o data center em hiperescala ou hyperscale data center. Afinal, o que significa?

Vamos lá: você já sabe que um data center é um tipo de infraestrutura que hospeda equipamentos e servidores de TI de uma ou mais empresas. É o caso da Ascenty, com suas unidades espalhadas por todo Brasil, Chile e México.

A Ascenty oferece seus data centers de padrão internacional para empresas de todo o mundo, de modo que possam aproveitar seus recursos para basear suas operações digitais.

Os data centers em hiperescala são exatamente iguais, o que muda é o seu tamanho e desempenho. Eles possuem, no mínimo, área para hospedar 5 mil servidores e infraestrutura que cobre pelo menos 10 mil pés quadrados (o equivalente a cerca de 1 quilômetro quadrado).

A importância de se optar por um DataCenter Hyperscale

Mas e aí, vale a pena investir em data centers em hiperescala?

Bom, essa é uma questão que vai depender de alguns fatores organizacionais, como a demanda atual e a projeção de demanda para o médio e longo prazo. E claro, é preciso conciliar o investimento com seu orçamento.

O data center em hiperescala se destaca dos mais “comuns” por alguns aspectos — que podem muito bem interessar seu negócio. São eles:

Maior volume de dados

Buscando escalabilidade de data centers? Um data center em hiperescala pode proporcionar para o seu negócio — seja no armazenamento ou no processamento de informações.

Um estudo da Emulex observou que, para 93% das empresas de hiperescala, espera-se que as conexões de rede atinjam, no mínimo, 40 Gbps.

Esse, que é um dos principais desafios das empresas que precisam gerenciar grandes volumes de dados e dependem de grandes espaços e altos níveis de conectividade para suportar soluções de big data ou que proporcione o acesso de forma simplificada, pode ser solucionado ao optar por um data center em hiperescala.

O que distingue ainda mais os data centers em hiperescala é o volume de dados, computação, processamento e serviços de armazenamento que eles hospedam.

Em uma pesquisa, 93% das empresas de hiperescala esperam ter 40 GigaBytes por segundo (Gbps) ou conexões de rede mais rápidas. Na mesma pesquisa, 51% dos entrevistados relataram que a largura de banda necessária para gerenciar grandes volumes de dados é um desafio crescente.

Maior eficiência energética

Ao comparar as métricas de Eficiência no Uso de Energia (PUE), boa parte dos data centers on-premise e os considerados “corporativos”, registram uma taxa PUE média de 1,67 a 1,8.

Porém, para efeito de comparação, os data centers em hiperescala do Google, por exemplo, registram PUE médio de 1,1.

Veja bem, dentro da escala de medidas de eficiência energética, 1,0 significa praticamente a perfeição. É quase como comparar um carro de alguns anos atrás, movido puramente à gasolina, e um carro elétrico com zero emissões.

Atende às demandas com rapidez nunca vista

A hiperescala é um termo que incorpora a capacidade de um sistema de escalar para atender a uma determinada demanda.

Data centers em hiperescala são especialmente úteis em situações de escalabilidade imediata, possuindo capacidade de aumentar e diminuir conforme for necessário, de modo que atendam a qualquer demanda de espaço, energia elétrica e conectividade.

Como a escalabilidade de Data Center é capaz de reduzir custos e garantir a sustentabilidade

Empresas que buscam por eficiência no armazenamento e processamento de dados, bem como que anseiam por uma infraestrutura mais sustentável, devem encarar os data centers em hiperescala como uma oportunidade.

Afinal, essas infraestruturas super-potentes podem fazer muito pela sua produtividade, bem como servirem de matriz para suas ações em busca de maior eficiência energética.

Como explicamos, data centers em hiperescala possuem melhores sistemas de refrigeração, que atuam de maneira inteligente nos servidores mais exigentes.

Assim, para o resto da infraestrutura, há toda uma arquitetura voltada para a TI verde, com uso e reutilização dos fluxos de ar, de modo que o provedor gaste menos energia para manter o sistema.

Com um design influenciado pela hiperescala, a infraestrutura também responde de maneira mais inteligente na alocação de energia elétrica aos racks de colocation.

E claro, falamos de um tipo de infraestrutura diferente de tudo que sua empresa já experimentou, capaz de potencializar sua produtividade e sua conectividade, colocando sua operação na frente da concorrência — seja no Brasil ou no resto do mundo.

Que tal conferir os benefícios da escalabilidade de data centers e como esse movimento pode impactar positivamente nos seus resultados? Converse com um especialista da Ascenty e entenda quais soluções nós, a maior empresa de Data Centers da América Latina, podemos providenciar para o seu negócio!