TI híbrida: porque a sua empresa precisa apostar nesse conceito

Que tal ouvir o nosso conteúdo?

Acompanhar o avanço tecnológico tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa. Um dos fatores responsáveis por essa tendência é a transformação digital, que tem modificado a maneira de as instituições gerenciarem os dados e os serviços. Esse cenário tem reforçado a necessidade de se investir na TI híbrida.

Afinal, aprimorar a infraestrutura tecnológica por conta própria requer muito planejamento e recursos financeiros. Em uma conjuntura de instabilidade econômica, é bastante arriscado fazer investimentos robustos com o risco de não ter um retorno de acordo com as expectativas.

Neste artigo, vamos apresentar diversos detalhes sobre essa modalidade de tecnologia que tem sido adotada por muitas instituições no Brasil e no resto do mundo. Confira!

O que é TI híbrida?

Consiste na combinação de uma infraestrutura tecnológica própria com o auxílio dos recursos de um provedor de nuvem. Dessa maneira, uma empresa pode ter mais tranquilidade para gerenciar os ativos de TI, porque terá uma maior flexibilidade na utilização das ferramentas disponíveis no momento.

Ficar dependente de recursos próprios é uma situação muito complicada, porque uma companhia pode não ter condições de suprir a demanda do público-alvo em busca de serviços digitais. Além disso, há a possibilidade de uma falha nos equipamentos ou um ataque cibernético paralisarem as atividades por um longo período, acarretando prejuízos financeiros e de imagem.

A importância da TI híbrida e a sua correta implementação

Manter os sistemas corporativos disponíveis e seguros é um fator crucial para as empresas proporcionarem condições adequadas para os funcionários. Isso se tornou ainda mais relevante com o trabalho remoto, em que os colaboradores necessitam ter acesso aos recursos fora do escritório.

Com a implementação da TI híbrida, é viável fazer com que os empregados sejam mais produtivos, mesmo não atuando na sede institucional. Esse é um ponto que não pode ser ignorado pelos gestores em hipótese alguma.

Outro fator importante é avaliar como utilizar a combinação de recursos tecnológicos internos com os dos provedores de serviços de cloud. Nesse caso, o mais indicado é analisar quais os dados podem ficar sob a responsabilidade da empresa terceirizada. Afinal, é primordial usar a tecnologia e as informações de forma estratégica, para uma corporação ser mais competitiva. 

Também é válido analisar de que forma o provedor de computação em nuvem pode expandir a capacidade de armazenar e processar os dados com segurança. Assim, fica mais simples dimensionar os recursos e verificar os momentos em que será positivo contar com um reforço dos serviços de outsourcing da infraestrutura de TI.

Quais as vantagens que a TI híbrida pode trazer para a sua empresa?

Há muitos benefícios de aproveitar os recursos tecnológicos internos em conjunto com um parceiro qualificado no segmento de Tecnologia da Informação. Para isso ficar bastante claro, vamos apontar as principais vantagens de implantar a TI híbrida, de acordo com as melhores práticas do mercado. Acompanhe!

Diminui custos

A redução de despesas é, sem dúvida, um dos grandes objetivos das companhias atualmente. Isso é uma das principais razões que têm estimulado um maior investimento em serviços terceirizados de TI.

Está cada vez mais complicado investir em equipamentos de ponta e em soluções diferenciadas que aumentam o nível de proteção dos dados. Por isso, contar com um suporte qualificado se tornou uma estratégia inteligente para diminuir despesas com a aquisição de ativos e a manutenção da infraestrutura tecnológica.

Ao diminuir custos sem perder a qualidade dos serviços, uma empresa ganha mais eficiência e competitividade. E isso proporciona mais condições de gerenciar o orçamento e de utilizar os recursos financeiros de forma estratégica.

Possibilita a escalabilidade

A melhoria contínua é uma das posturas mais relevantes para as organizações. Afinal, não acompanhar as principais tendências do mercado é sinal de vulnerabilidade, algo que mais cedo ou mais tarde será devidamente aproveitado pela concorrência.

Em razão disso, a implementação da TI híbrida é uma alternativa muito interessante para adotar a escalabilidade. O motivo é que essa ação propicia gerenciar os recursos tecnológicos e os dados, com base no aumento da demanda.

Uma rede de farmácias, por exemplo, abre novas unidades. Nesse caso, é recomendado contar com uma infraestrutura tecnológica mais robusta para armazenar e disponibilizar as informações. Assim, são menores os riscos de instabilidade nos serviços e de gerar insatisfação nos clientes.  

Garante mobilidade

A computação em nuvem tem como um dos aspectos mais marcantes proporcionar uma grande mobilidade para a equipe. E isso se tornou ainda mais estratégico com a expansão do trabalho remoto.

À medida que os funcionários têm mais condições de exercer as tarefas em locais fora do escritório, maior será a capacidade de cumprir as demandas de acordo com a necessidade da instituição.

Além disso, os empregados terão um ambiente mais favorável para prestar um atendimento de alto nível. Isso porque poderão oferecer respostas mais rápidas, pois terão acesso aos dados em qualquer lugar com conexão à internet. Esse conjunto de fatores mostra como a TI híbrida é peça-chave para expandir a mobilidade corporativa.

Propicia uma infraestrutura flexível

Nem sempre é necessário manter um site com uma grande capacidade de receber visitas durante um período (por exemplo durante a madrugada). Nesse caso, o consumo dos ativos de TI pode ser reduzido de maneira considerável, o que ajuda a reduzir despesas.

A recomendação é fazer com o provedor de cloud computing um contrato que permita flexibilizar o uso da infraestrutura tecnológica. Dessa forma, será mais simples otimizar os recursos e manter os sistemas e informações com alto nível de disponibilidade, segurança e escalabilidade.

Automatiza processos

Para automatizar processos, é necessário contar com um suporte tecnológico eficiente. Por isso, é recomendado adotar a TI híbrida para expandir o uso de soluções que ajudem a realizar tarefas com mais agilidade e eficiência.

Com um bom mapeamento e o uso estratégico da Tecnologia da Informação, é perfeitamente possível atingir um alto grau de automação dos serviços. Assim, uma empresa pode aperfeiçoar os processos, cortar gastos e ser mais competitiva.

Conte com a Ascenty pode te ajudar a otimizar a estrutura de TI híbrida da sua empresa

Reconhecer o papel do avanço tecnológico é uma postura válida para qualquer negócio. Porém, é imprescindível contar com um parceiro qualificado para implantar a TI híbrida corretamente. Nesse sentido, a Ascenty contribui com o uso inteligente dos recursos, pois tem experiência nos segmentos de conectividade, colocation, cloud colocation, entre outras soluções.

Se pretende tornar a infraestrutura tecnológica mais dinâmica, entre em contato conosco agora mesmo!  Queremos ajudar a sua empresa a alcançar uma performance diferenciada no mercado!