Com dez obras em três países em meio à pandemia, Ascenty registra índices de excelência em segurança e saúde ocupacional

Empresa líder no mercado de Colocation na América Latina expande operações com desempenho superior em segurança do trabalho

Com 27 data centers próprios no Brasil, Chile e México – sendo 17 em operação e 10 em construção – a Ascenty, líder em Colocation na América Latina, apresenta índices de excelência em segurança e saúde ocupacional. Mesmo nos períodos mais agudos da pandemia de Covid-19, a companhia manteve seus planos de expansão, sempre com muita atenção e cuidado para com os seus funcionários, por conta do aumento da demanda por serviços digitais.

Tocar 10 obras em três países distintos e, ainda, manter a qualidade de prestação de serviços em cenário de aumento de demanda, em uma operação que funciona 24 horas por dia, já seria, por si só, desafiador. Com os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, então, a Ascenty teve de investir fortemente nas melhores práticas de segurança do trabalho para preservar o valor primordial da companhia, que é a integridade das pessoas.

Nesse contexto, a Ascenty instituiu há cerca de um ano a Diretoria de Segurança do Trabalho, sob a liderança de José Carlos Queiroz, executivo com décadas de experiência na área em empresas como IBM e Ericsson. “O primeiro passo foi reduzir o número de profissionais trabalhando simultaneamente e readaptar os prazos para conclusão dos projetos com base nas medidas de distanciamento social”, conta. “Fomos além das exigências legais trabalhistas e recomendações sanitárias. Hoje, estamos com aproximadamente 3.500 trabalhadores em canteiros de obras com a meta de zero acidentes – e com 98% de funcionários ao menos com a 1ª dose de vacina anti-Covid, com o objetivo de chegar a 100% até outubro”, acrescenta.

Desde o início da pandemia, a Ascenty promove testagens semanais de COVID-19 por amostragem de 20% dos trabalhadores em canteiros de obras, dos seus 350 funcionários e, também, dos fornecedores e clientes que frequentam as construções. Em caso de aumento de casos da doença, majoritariamente por razões de contaminação fora do ambiente de trabalho, todos os funcionários, fornecedores e visitantes são testados imediatamente. Esses testes massivos já ocorreram em construções no México, Rio de Janeiro e Hortolândia.

Ainda sobre medidas sanitárias, para impedir que o vírus circule, foram instalados totens de medição de temperatura e álcool gel na entrada de locais de construção e em todas as instalações da Ascenty. Máscaras cirúrgicas também estão disponíveis para quem transitar pelos locais.

“A nossa primeira preocupação é com os colaboradores e fornecedores. Por isso, temos essa visão 360 graus sobre como tornar o ambiente de trabalho o mais seguro possível, principalmente durante a pandemia”, afirma José Queiroz.

Outra medida importante foi a implementação de ambulatórios completos nos locais de obras. Equipados com desfibriladores, macas, medidores de pressão e temperatura, máscaras e galões de oxigênio, balança e medicamentos, os trabalhadores podem contar com a assistência permanente de um médico e duas enfermeiras. A ação garante que, em caso de acidente, os funcionários sejam atendidos prontamente, além de ajudar na identificação de possíveis sintomas de Covid em fase inicial.

Outra frente de ação é a realização de treinamentos periódicos e distribuição de materiais informativos sobre segurança e saúde ocupacional. Um exemplo disso foi a promoção de um webinar no mês de agosto sobre “A importância da vacina contra o Covid-19”, com o infectologista Dr. Tufi Chalita para responder dúvidas gerais a respeito dos comportamentos de risco para a contaminação de COVID-19. Circulares, cartazes, vídeos acessíveis por QR Codes e panfletos com informações sobre segurança e saúde complementam o ambiente de risco mínimo aos colaboradores.

Atualmente, a empresa projeta conquistar até dezembro a certificação ISO 45001, norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Além de ter todas suas unidades classificadas como Tier III – que certificam os data centers com a maior disponibilidade do mercado –, a Ascenty soma mais de 100 certificações que referendam suas práticas de excelência em gestão ambiental, responsabilidade social corporativa e de segurança e saúde ocupacional.

Sobre a Ascenty

A Ascenty, uma empresa Digital Realty e Brookfield, é a maior provedora de serviços de data centers e conectividade da América Latina, atualmente com 27 data centers em operação e/ou construção no Brasil, Chile e México, interconectados por 5.000 km de rede de fibra óptica proprietária. A companhia foi fundada em 2010 e atua na construção e operação de data centers de classe mundial, atendendo os maiores provedores de serviços de nuvem e tecnologia do mundo, e também clientes dos segmentos financeiro, varejo, indústria, saúde e integradoras de serviços. Para apoiar sua expansão, a Ascenty conta com os seus acionistas – a Brookfield Infrastructure Partners, uma empresa canadense de gestão de ativos, e a Digital Realty, maior empresa de data centers do mundo, com 290 unidades localizadas na América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e Austrália. Para saber mais sobre a Ascenty, acesse: http://www.ascenty.com

Mais informações para a imprensa

Advice Comunicação Corporativa

Alexandre Lyra | [email protected] | +55 11 99265-5036

Beatriz Biasoto | [email protected] | +55 11 93487-0994

Fernanda Dabori | [email protected] | +55 11 99211-5097 +55 11 5102-5252 | +55 11 5102-5257