Conectividade

Alto desempenho e flexibilidade para sua empresa não parar de crescer.

Conte com as melhores alternativas de conectividade

Nos dias atuais, contar com uma boa conectividade deixou de ser um diferencial competitivo para as empresas e se tornou uma verdadeira necessidade. Afinal, esse recurso traz diversos benefícios para o negócio, incluindo otimização de tempo, redução de gastos e melhoria na rotina geral de trabalho.

Nesse cenário, sem uma boa conectividade efetiva de rede, não há uma estratégia corporativa que possa dar certo. Não é verdade?

Não importa o tamanho da organização, a conectividade é essencial, já que o volume de informações circulante é realmente grande. Além disso, todos esses dados, que giram em prol das empresas, devem estar disponíveis aos interessados. Sempre em segurança contra possíveis ataques, por exemplo. A atenção precisa ser total!

Km de rede de Fibra Ótica própria

Cidades
atendidas

Prédios abordados

Data Centers em operação

  • icon Lan to Lan
  • icon MPLS
  • icon DWDM
  • icon Link IP
  • icon Last Mile
  • icon Cross Connect
  • icon PIX

A solução Lan to Lan oferecida pela Ascenty permite que a sua empresa se conecte através de uma rede privada a pontos distintos do negócio, como matriz e filiais, por exemplo. Tudo com total controle, segurança e desempenho em benefício ao seu negócio.

Contando com mais de 5.000 Km de rede de fibra óptica de alto desempenho, a Ascenty garante disponibilidade, alta capacidade e conexão direta com os maiores Cloud Providers do mercado.

A utilização do Multiprotocol Label Switching (MPLS), a rede única que permite a transmissão e o compartilhamento de aplicações de dados, tem sido cada vez mais comum em organizações ao redor do Mundo.

A Ascenty, através da sua ferramenta em MPLS (garantida por SLA), proporciona estabilidade e alta performance, transmitindo informações estratégicas na velocidade que a sua empresa precisa.

O DWDM é uma solução de rede de alta velocidade, apresentando um ótimo custo benefício para aumentar a capacidade de interconexão da rede de sua empresa. Através dela, toda a comunicação de dados é realizada por uma mesma fibra óptica, oferecendo a flexibilidade para expansão ágil.

A solução DWDM da Ascenty é capaz de interconectar todos os pontos de rede sem intermediários. Além disso, as redes DWDM são redundantes e oferecem conexões de baixa latência, permitindo o transporte de todos os tipos de arquivos e a replicação de dados de maneira sincronizada.

Através da solução Link IP, diversas operadoras de telecomunicações podem ser integradas à estrutura física da Ascenty, aumentando assim a oferta de conectividade através da redundância de IP.

Dessa maneira, caso uma das operadoras presentes no backbone Ascenty fique indisponível, todos os dados passam a ser transmitidos através de outra operadora de forma automática e imediata, reduzindo assim possíveis paradas em seus serviços.

Em alguns lugares, os serviços de telecomunicações não conseguem atender os interessados da maneira correra. Infelizmente, o problema ocorre justamente por causa da distância dessas regiões em relação aos grandes centros.

Pensando nesses casos em que acontece a dificuldade de acesso, a solução Last Mile foi desenvolvida. Ela permite que os serviços prestados pelas operadoras cheguem aos futuros clientes que ainda não estão sendo servidos pelas redes de comunicação devido à posição geográfica.

O Cross Connect é um serviço que permite a conexão direta entre diferentes ambientes dentro de um Data Center, garantindo alto desempenho para a rede de sua empresa.

Através dessa solução, a sua empresa será capaz de se conectar com outros prestadores de serviços hospedados no Data Center, com operadoras de telecomunicações e/ou com provedores de Cloud Computing diretamente em seu ambiente de TI. Todas essas possibilidades agregam diversas vantagens em relação a custos no geral e redundância de conexão.

Ao contratar uma conexão do IX (Internet Exchange) no PIX (Ponto de interconexão do IX) da Ascenty, a sua empresa desfrutará de um vínculo direto entre as redes dos principais provedores da internet (ISP – Internet Service Provider) e empresas com AS (Autonomous System), facilitando assim a troca de informações e tráfego entre elas.

A conexão Ascenty junto ao IX agrega os serviços de conectividade em toda Região Metropolitana de São Paulo (Grande São Paulo) e de Fortaleza. Inclusive, a estrutura do PTT Ascenty em São Paulo é redundante.

Data Centers que se adaptam ao seu negócio

A Ascenty possui Data Centers carrier-neutral para que você possa utilizar a nossa própria rede ou, se preferir, escolher um provedor para atender as suas demandas. Como os nossos Data Centers não estão vinculados a uma operadora Telecom ou a um provedor específico, a sua empresa não fica limitada apenas a uma alternativa de serviços. Atendemos o seu negócio de maneira versátil.

Também podemos cuidar totalmente de sua rede para torná-la rápida, estável e segura. Garantindo agilidade e segurança no acesso às informações que você necessita.

Qualidade, Infraestrutura e Profissionalismo

Na Ascenty a sua empresa encontra o que há de melhor em infraestrutura e profissionalismo. A nossa equipe é certificada e está sempre à disposição para atendê-lo. Garantimos toda a segurança necessária para a conectividade da sua empresa, bem como a disponibilidade e resiliência de acessos.

Infraestrutura

  • icon Data Center Virtual ou físico? Saiba em qual solução investir
  • icon Infraestrutura e Profissionalismo
  • icon Alta Capacidade e Baixa Latência
  • icon Instalação e Suporte Ágeis
  • icon As Vantagens do Data Center Carrier-Neural

Na hora de modernizar a infraestrutura de um negócio, o data center é um dos principais pontos a ser discutido. Porém, existe muita dúvida entre a eficiência do Data Center Físico e do Virtual.

Afinal, qual dos dois é melhor e por quê? Quais as vantagens e desvantagens de cada modelo? Essas são questões rotineiras de líderes de negócio que precisam tomar a decisão mais assertiva.

Para ajudar a obter as respostas, criamos esse conteúdo. Nele, você vai entender exatamente quais as diferenças entre um data center físico e virtual, bem como os prós e contras de ambos.

Confira!

Quais as vantagens e desvantagens em investir em um Data Center físico

Afinal, por que o data center físico ainda é tão relevante? Antes de conhecer essa resposta, é pertinente dar uns passos atrás para entender exatamente do que falamos:

Um data center físico é o tipo mais tradicional, com um local físico que armazena todo equipamento de TI, como servidores, roteadores, cabos, hardware e outros elementos técnicos, como:

  • Infraestrutura de energia e refrigeração;
  • Banco de dados para armazenar informações;
  • Computação, memória e poder de processamento;
  • Rede para conectar os componentes e acessar a internet.

Tudo isso, claro, dentro das instalações da empresa em si — em um modelo popularmente conhecido como "on-premise".

Vantagens

Agora quais as vantagens? Separamos as principais, confira:

  • Se você está começando do zero, pode construí-lo na medida para atender às suas necessidades.
  • Quando for necessário atualizar, é a sua empresa que tem total autonomia para fazê-lo, de maneira customizada.
  • Você controla o acesso às instalações a indivíduos de sua própria organização ou terceiros confiáveis.
  • O data center físico on-premise pode fornecer conexão de baixa latência aos sistemas, plataformas e dados.

Desvantagens

E quais as desvantagens?

  • A construção e o gerenciamento contínuo da infraestrutura do data center físico geralmente são mais caras, afinal, há os custos de manutenção do local, dos equipamentos e da segurança — que normalmente são 24 x 7 x 365.
  • Os custos também podem ser altos no caso de problemas com hardwares, que exigem troca instantânea, o que prejudica o caixa da operação.
  • O data center físico on-premise costuma ser menos eficiente em termos de energia, exigindo maior poder de resfriamento.
  • Um data center físico on-premise depende da disponibilidade das operadoras de telecom para ter boa conectividade.
  • Algumas organizações podem sofrer com a exclusividade a um tipo de fornecedor de hardware, pagando mais por algo que não utilizam.
  • A escalabilidade se torna um problema, pois será necessário investir em expansão física para escalar a infraestrutura de TI — uma dificuldade para empresas que alugam o espaço do escritório.

Quais as vantagens e desvantagens em investir em um Data Center Virtual

Agora que você aprendeu o que é data center físico, é hora de entender o que é e como funciona o data center virtual.

Trata-se de uma versão virtualizada do data center. Toda infraestrutura é centralizada em um provedor especializado, que possui espaço físico e capacidade de manter equipamentos de última geração.

Dessa forma, o servidor é virtualizado, assim como todos os recursos de um data center, que ficam localizados na nuvem ou em servidores próprios, mas dentro das instalações de provedores de infraestrutura como serviço.

Assim, para as empresas, não há necessidade de construir toda infraestrutura e instalações para comportar os equipamentos físicos. Basta assinar o data center como um serviço, contratando-o junto à provedora.

Esse é o Colocation, que pode ser tanto físico (o aluguel de espaço dentro das instalações da provedora) ou virtual (o aluguel de capacidade de armazenamento, processamento e conexão na infraestrutura de TI da provedora).

Vantagens

Vamos falar sobre as vantagens desse modelo de data center? Confira!

  • Redução considerável de investimentos iniciais, pois não há necessidade de comprar hardware e nem construir infraestrutura.
  • Menores custos na configuração e manutenção.
  • Acesso a suporte especializado para auxiliar em toda instalação, configuração, manutenção e licenciamento de softwares.
  • Redução da necessidade de contratar uma grande equipe de TI.
  • Potencial para consolidar servidores e aumentar a eficiência da carga de trabalho.
  • Redução da pegada ambiental devido a cargas de trabalho compartilhadas, operando de maneira mais sustentável.

Desvantagens

  • Potencial para custos mensais recorrentes.
  • Possíveis problemas com compatibilidade de aplicativos, que são melhores resolvidos com auxílio de um provedor experiente.
  • Grande dependência das cláusulas firmadas em SLA.

Data Center virtual ou físico? O que levar em conta na hora de escolher o melhor para a sua empresa?

Cada vez mais, a computação na nuvem se torna uma exigência para os negócios atuais. Por isso, é muito difícil afirmar que o futuro da TI não está conectado à virtualização de servidores.

Nesse sentido, o data center virtual ganha pontos.

Além disso, vale relembrar que o trabalho hoje é diferente do que era anos atrás. O trabalho remoto e flexível é uma tendência em enorme crescimento.

A questão é que, para possibilitar isso, é essencial contar com uma infraestrutura de dados dinâmica, acessível de qualquer lugar do mundo — o que a nuvem oferece!

No entanto, o data center físico ainda tem seu valor em determinadas ocasiões, especialmente para empresas que veem valor na adoção de uma estratégia híbrida — dividindo servidores físicos com virtuais.

Em geral, a indicação é se guiar por:

O Colocation é um tipo de serviço ideal para empresas que buscam a autonomia de decidir sobre os seus dados, mas buscam um ambiente e profissionais dedicados para cuidar da infraestrutura em si.

Essa solução se encaixa nas necessidades de negócios de todos os perfis, pois é perfeitamente escalável, segura, com baixa latência e alta redundância.

Se interessou?

A Ascenty, líder em data centers na América Latina, tem o melhor serviço de Colocation no mercado — inclusive, figurando no topo do quadrante de Colocation do relatório ISG Provider Lens™ em 2020 e 2021!

Que tal entender como nossa infraestrutura pode servir e potencializar a sua operação? Entre em contato com nossos especialistas!

Infraestrutura e Profissionalismo

  • Máxima disponibilidade dentro da rede da Ascenty para o transporte de voz, dados e outras comunicações multimídia.
  • Mais de 5.000 km de redes de fibra óptica próprias de alta qualidade e recém-construídas em regiões importantes do Brasil, incluindo cidades do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e na Região de Fortaleza.
  • Topologia de redes metropolitanas e backbone em anel para maior confiabilidade.
  • Sistema automático de alta precisão para monitoramento de rompimentos e rápida recuperação.
  • Equipes próprias de assistência técnica e manutenção estão todas estrategicamente localizadas.

Alta Capacidade e Baixa Latência

  • Líder no Brasil em infraestrutura de Data Centers e garantia de qualidade e disponibilidade nas soluções de conectividade.
  • Através de uma estratégia de rede distribuída, a Ascenty provê circuitos de baixa latência e alta capacidade.
  • Suporte à sua empresa com nível de escalonamento até o time executivo.

Instalação e Suporte Ágeis

  • A instalação dos serviços controlados é feita em um prazo diferenciado.
  • Uma lista de escalonamento, com todos os níveis de acesso ao time executivo, grande agilidade no suporte à sua empresa.

As Vantagens do Data Center Carrier-Neural

Os Data Centers da Ascenty não estão vinculados a uma única operadora de telecomunicações ou outro provedor de serviços. Isso é uma ótima alternati para a sua empresa: ela não fica limitada a apenas uma opção de serviço, com poucas escolhas de conectividade.

Nos Data Centers da Ascenty, você pode se conectar a várias operadoras, a escolha é sempre sua. Essa diversidade de fornecedores estimula a sua competitividade, garantindo ganhos de redundância, tempo de atividade ideal e custo-benefício para sua empresa.

Central de Conteúdo