Sustentabilidade

Prezamos pela qualidade, pela responsabilidade social e pelo meio ambiente

Relatório 2020 de sustentabilidade, social e governança (ESG)

A sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança. No mundo dos investimentos, o investimento ESG é aquele que incorpora questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras e, com isso, permitindo uma avaliação das empresas de forma holística.

A adoção de princípios ESG na análise de empresas permite-nos trazer para mesa de discussão questões que, além de serem fatores cruciais para o bem da sociedade, manutenção do planeta e construção de um mundo melhor, afetam diretamente os resultados das empresas.

Na nossa visão, as empresas vencedoras serão aquelas cujo comportamento em relação às questões ambientais, sociais e de governança são colocadas em primeiro plano.

Quais são esses fatores:

Fatores Ambientais:

  • uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes

Fatores Sociais:

  • políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados.

Fatores Governança:

  • independência do conselho, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência.

Ascenty compromissada com o meio ambiente criou e implementou o programa “Ascenty cuidando do meio ambiente”

Como parte do programa, todos os colaboradores são incentivados a não utilizarem ou a reduzirem o consumo de copos plásticos. Ao entrar na Ascenty, os colaboradores recebem um kit que contém uma caneca e garrafa de água (Squeeze).

Foram disponibilizados treinamentos para todos os colaboradores sobre a conscientização de reciclagem correta dos resíduos, como também foi contratado empresas especializadas para a realização do destino correto desses resíduos, além de que todos os sites da Ascenty possuem coletores de resíduos para papel, metal, vidro, plástico, pilhas e baterias, facilitando assim a separação do material reciclado.

O programa também foca na redução do consumo de energia elétrica e água, incentivando colaboradores, visitantes, fornecedores e clientes a sempre apagarem a luzes e equipamentos que não estiverem sendo utilizados nos ambientes de escritório e sala de reuniões. Nas copas e banheiros a informação para o uso correto das torneiras e descargas, (estas que já são ecológicas) pensando no mínimo desperdício de água, o programa também investe em uma manutenção periódica, para, minimizar a possibilidade de mau funcionamento ou vazamentos.

Controle de poluição

Resolução CONAMA 08, de 06/12/1990, geradores com emissões abaixo 20%, equivalente a Escala de Ringelmann.

Atingimento de 100% dos geradores operados.

Estabelecemos uma meta de consumo mensal abaixo de 1,250m³ de água por pessoa dentro das dependências da Ascenty. Levando em consideração mínimo uso da manutenção dos equipamentos.

Reciclagem de resíduos produzidos pela operação:

  • 331.929,69 Toneladas Produzida
  • 200.790,99 Toneladas Reciclada
  • 60,49% Reciclado

Uso renovável da energia elétrica

Nós da Ascenty sempre optamos por utilizar energia renovável e hoje 90% da energia elétrica utilizada em nossos data center são de fontes renováveis.

As fontes renováveis que utilizamos são hídrica, energia solar e eólica.

Nossa previsão é que até 2024, o consumo de energia elétrica e fontes renováveis será de 100%. Para que isso aconteça utilizamos uma meta internacional para eficiência energética, o  PUE – Power Usage Effectiveness, este cálculo é bastante simples e se baseia na relação entre a energia consumida pela instalação interna e a energia consumida pelos equipamentos da infraestrutura de TI. Quanto mais próximo de 1,0 for esse resultado, melhor.

Em média no mercado de Data Center um valor de PUE 1,6, na Ascenty a media de PUE em 2020 foi 1,5.

Trabalhando a favor da sociedade

Pensando no bem-estar da comunidade, realizamos algumas ações favoráveis a sociedade, entre elas o incentivo ao programa municipal de jovem aprendiz.

O objetivo desse programa é estimular o trabalho profissional para jovens que dificilmente teriam oportunidade, bem como oferecer capacitação profissional.

Muitos destes jovens residem em comunidades onde a oportunidade de trabalho e de estudo estão fora de um padrão. Desde o inicio das operações da Ascenty, em 2013, aderimos ao programa inserindo até o momento mais de 70 jovens ao mundo da tecnologia, dando oportunidade de aprender uma nova profissão e em 2020 foram 21 jovens contratados e cada vez mais este número crescendo a cada ano nas diversas localidades da Ascenty.

Alguns destes jovens se destacaram e hoje fazem parte do quadro de colaborados da Ascenty.

No decorrer dos anos, a Ascenty e os colaboradores participam de ações sociais, promovem doações de alimentos e brinquedos para instituições carentes. Em 2020 foram doados 1.750 cestas, somando mais de 85 toneladas de alimentos.

Em vista a pandemia do COVID 19, foi destinado ao hospital de campanha na região de Campinas/SP, o valor de R$ 100 mil, para compra de equipamentos para o tratamento de infectados pelo vírus.

Somos uma empresa transparente e ética

Nós da Ascenty presamos pela transparência em nossos negócios e somos éticos em nossas condutas, incentivando sempre nossos colaboradores, fornecedores, terceiros e clientes com os melhores princípios. Disponibilizado o nosso código de ética e conduta Ascenty para todos.

Ascenty foi uma das pioneiras no Brasil a ser certificada na ISO 37001, no ano 2019, está norma visa auxiliar as organizações no programa de antissuborno tendo como base as boas práticas para a criação de um sistema de gestão apropriado no combate de atos de suborno, garantindo assim, um processo abrangente de Integridade e Compliance na organização.

O departamento de Compliance e Qualidade, é um dos responsáveis por garantir que todos os envolvidos na entrega do serviço, façam com base nas políticas e processos implementadas em conjunto com a legislação vigente. Foi e ainda é, executado um programa de compliance com base nas melhores práticas do FCPA – Foreign Corrupt Practices Act, do departamento de justiça Americana.

 Todas as partes interessadas do negócio são incentivados a denunciar atos que não condizem com a postura ética Ascenty. Disponibilizamos canais de denuncia que podem ser acessados internamente e ou externamente. Possuímos em nossa cultura a tolerância zero a atos ilícitos contra os nossos princípios de ética.

 Além de prezarmos a excelência sobre a conduta é éticas de todos os envolvidos, a Ascenty possui mais duas gestões de excelência da qualidade de serviço prestado, são elas a gestão da segurança da informação (ISO 27001), que é responsável por garantia dos principais pilares da segurança da informação sendo estes: confidencialidade, integridade e disponibilidade de todos os envolvidos no serviço prestado além de sua gestão de serviços do TI – tecnologia da informação (ISO 20000), responsável por alinhar as melhores práticas de mercado para o serviços entregues pelo TI Ascenty.

Cuidando do nosso planeta

Para cuidar do nosso planeta investimos R$ 971.200,00 em recursos em prol a sustentabilidade.

Nossas unidades possuem todo o cuidado com o envio de resíduos para reciclagem, como materiais perigosos, equipamentos utilizados na operação, itens de combate a incêndio e controle de pragas. Todos esses descartes são feitos em centros especializados.

Também investimos em treinamentos para os nossos colaboradores. Tudo isso para mantermos a Ascenty uma empresa ecologicamente correta.

Central de Conteúdo